Artigo

Para evitar espionagem, Google terá criptografia em seu sistema de buscas

Avatar de Rui Maciel

Rui Maciel

  • 14 de março de 2014
  • Atualizado: 6 de março de 2024 às 13:58

Para evitar a repetição dos atos de espionagem por parte de hackers e também por governos, o Google planeja implantar recursos de criptografia em seu sistema de buscas. A data para a estreia desta nova funcionalidade não foi anunciada.

A decisão da empresa de ampliar a privacidade nas buscas partiu depois do episódio em que o analista Edward Snowden, em conjunto com diversos jornalistas, denunciou atos de vigilância ilegal por parte da NSA, a agência nacional de segurança dos EUA. A encriptação no tráfego da internet se dará entre os centros de dados do Google espalhados pelo mundo.

“As revelações do ano passado ressaltaram a necessidade de reforçar nossas redes. Entre as muitas melhorias que fizemos nos últimos meses, está a criptografia de nosso sistema de buscas, que será um padrão em todo o planeta”, afirmou um porta-voz do Google ao jornal norte-americano The Washington Post. “Isso vai criar um padrão para que a criptografia seja levada para outros serviços do Google, além de incentivar a indústria a adotar padrões de segurança mais fortes”.

Ainda de acordo com a publicação, a encriptação nas buscas já está sendo testada entre os usuários chineses, de forma a desafiar a censura imposta pelo governo daquele país. O Google já entrou em conflito com as autoridades locais na questão da censura por diversas vezes e sua operação na China se restringe à semiautônoma Hong Kong. Atualmente, a empresa norte-americana tem apenas 5% do mercado de buscas na região, onde o setor é dominado pelo buscador Baidu.

[Fonte: The Washington Post]

Acompanhe o Softonic nas redes sociais: curta a fanpage do Softonic no Facebook e siga @softonic_br no Twitter.

Últimos Artigos

Carregando o próximo artigo