Notícias
O último grande sucesso da Steam é como o Lethal Company, mas sendo um youtuber
Content Warning é uma versão mais maluca e icônica de Lethal Company, que consegue preservar em si um evidente componente de terror


- 3 de abril de 2024
- Atualizado: 5 de março de 2025 às 10:52

O videogame é uma das poucas mídias onde é possível ter um grande sucesso que surge do nada. Em 2024, já tivemos dois, com Palworld e Helldivers 2, e se olharmos um pouco mais adiante, para os últimos meses de 2023, poderíamos dizer que Lethal Company foi até maior do que esses dois. Os motivos pelos quais eles se tornaram populares parecem ser muito diferentes entre si. À primeira vista, não parece haver nenhum padrão comum. Embora muitas pessoas não diriam o mesmo sobre o novo jogo que explodiu em popularidade.
Content Warning é o novo grande sucesso do Steam. Embora seu pico máximo de jogadores não seja tão impressionante quanto o desses outros três jogos, atualmente com 204.439 jogadores, o número de downloads que ele alcançou é, atingindo 6,2 milhões em menos de 48 horas. Isso o torna o quinto jogo mais vendido do Steam e o jogo novo mais popular da plataforma.
Se você está se perguntando se isso tem algum truque, a realidade é que sim. O Content Warning foi anunciado e lançado oficialmente em pré-venda o 1º de abril, permitindo ser baixado gratuitamente até a tarde do dia seguinte, 2 de abril, logo após o seu lançamento.
Embora isso tenha ajudado a aumentar seus números, não significa que seu sucesso se deva apenas a isso. Para começar, nas últimas vinte e quatro horas, quase triplicou o número de seguidores no Steam. Além disso, seu pico máximo de jogadores foi pouco antes de seu lançamento oficial, mas manteve números estáveis, com uma leve curva de crescimento. Algo que, somado a um crescimento no Twitch, dá a entender que não será apenas uma curiosidade de um único dia. Mesmo que fosse, seria impressionante alcançar esses números para uma empresa independente.
Falando do jogo em si, sua premissa é muito simples. Como em Lethal Company, temos que subir em um foguete para ir a terras alienígenas e investigar lugares industriais abandonados sinistros e perigosos. Ao contrário de Lethal Company, aqui não estamos procurando recursos, mas algo muito mais mundano: gravar vídeos para o YouTube.
Embora a base seja familiar para os jogadores de Lethal Company, pois a compra e gestão de recursos é praticamente idêntica, é muito diferente em termos de mecânica principal do jogo. Aqui, o importante é gravar coisas assustadoras enquanto tentamos não morrer e dar ao conjunto a sensação de ser um vídeo coeso. Temos um limite para a câmera, as pilhas de nossas lanternas se esgotam, e o prédio que estamos investigando está cheio de monstros e armadilhas mortais. Monstros e armadilhas mortais com as quais teremos que interagir, arriscando nossas vidas, se quisermos ser populares no YouTube.
A graça disso é que o jogo rapidamente se torna uma mistura de terror e comédia. Ao ter que trabalhar juntos, é fácil passar das risadas de estar gravando e fazendo palhaçadas, para a tensão de algumas das criaturas ou artefatos mais sinistros do jogo. Incluindo a possibilidade de perder a câmera e ter que procurá-la novamente, ou a circunstância muito provável de nos perdermos e nos encontrarmos sozinhos em um lugar labiríntico.
Onde o Lethal Company enfatiza o terror e faz com que a comédia venha das próprias ações dos jogadores, no Content Warning a própria premissa é cômica, e os próprios designs convidam a isso. A casa onde começamos é colorida e infantil, nossas animações são bobas e tudo no jogo nos convida a fazer o que muitas pessoas querem ver na internet: pessoas fazendo palhaçadas. Isso é reforçado quando, se conseguirmos sair vivos, podemos salvar em nosso computador o vídeo que gravamos durante o jogo.
O Content Warning chamou a atenção por ser um clone do Lethal Company e teve uma vantagem por ser gratuito, mas se não perdeu impacto nas primeiras horas é porque é genuinamente divertido e suficientemente diferente. Uma excelente mistura de comédia e terror, que praticamente exige jogar com amigos, mas que vai encantar aqueles que consideram que o Lethal Company talvez seja muito sombrio e metódico para eles.

Jornalista cultural e escritor com um interesse especial em audiovisuais e tudo que pode ser jogado. Não estou aqui para falar sobre meus livros, mas você sempre pode me perguntar sobre eles se estiver curioso.
Os mais recentes de Álvaro Arbonés
- A Wizards of the Coast está desenvolvendo um videogame de Dungeons & Dragons com um ambiente diferente
- A Konami quebra o silêncio sobre o futuro de Metal Gear Solid
- LEGO se une a Dungeons & Dragons para criar a experiência definitiva
- Os desenvolvedores de Dreamlight Valley anunciaram um novo jogo: uma reviravolta em Baldur’s Gate 3
Também pode te interessar
Prime Video termina o ano em grande: chegam Red One, Cross e Citadel em dose dupla
Leia mais
O golpe dos aplicativos românticos com criptomoedas que o Google decidiu denunciar
Leia mais
Margot Robbie produzirá um filme baseado em uma guerreira de quadrinhos… e também será a protagonista?
Leia mais
Já sabemos quanto tempo Hellblade 2 vai durar: menos do que o esperado
Leia mais
Chega à Netflix um dos filmes de ficção científica mais originais e divertidos dos últimos anos
Leia mais
A SpaceX coloca novamente em órbita seu Falcon 9: assim foi o lançamento na Califórnia
Leia mais