Anúncio

Artigo

Loja de aplicativos do Android hospeda apps falsos de bancos brasileiros

Rui Maciel

Publicado

Criminosos virtuais conseguiram inserir aplicativos falsos do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal (CEF) no Google Play, a loja de aplicativos oficial do Android. As informações são da empresa de segurança digital Kaspersky.

Segundo a empresa, os apps estão publicados em nome de “Governo Federal”, o que poderia conferir mais autenticidade ao golpe. Eles foram batizados de Banco do Brasil para Celulares e Caixa para Celulares. Quando instalados, os aplicativos ativam funções de acesso TELNET ao dispositivo, além de executar o comando para se conectar a um site legítimo de uma empresa, mas que foi alterado para hospedar páginas de phishing dos bancos citados.

Loja de aplicativos do Android hospeda apps falsos de bancos brasileiros

Ainda de acordo com a Kaspersky, o aplicativo da CEF foi disponibilizado no último dia 31 de outubro e baixado 80 vezes. Já o do Banco do Brasil entrou no ar no dia 10 de novembro e possui apenas uma instalação. O alerta foi feito pela Kaspersky na última sexta-feira (14/11), com o Google desativando os programas no dia seguinte.

Leia também

Acompanhe o Softonic nas redes sociais: curta a fanpage do Softonic no Facebook e siga @softonic_br no Twitter.

Também pode te interessar