Guia das cidades-sede da Copa do Mundo 2014: Porto Alegre

Porto Alegre, a capital do estado do Rio Grande do Sul, é uma das capitais escolhidas para sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014. Para você aproveitar a beleza e a singularidade desta cidade-sede, nós reunimos uma lista de aplicativos e serviços para o seu celular e tablet.

Se existe um sentimento de orgulho dos gaúchos, esse é o sentimento de possuir uma identidade própria, às vezes descolada do Brasil e mais próxima dos vizinhos sul-americanos, Argentina e Uruguai. Uma sensação de cunho bastante local, explicada apenas por quem nasceu nos Pampas. O clima subtropical e os hábitos culturais, como beber um chimarrão e participar de quadrilhas de danças folclóricas, são marcas registradas desta capital singular.

Historicamente ligada ao desenvolvimento da cidade – e centro de controvérsias s respeito da sua definição técnica -, o lago Guaíba é um dos principais pontos turísticos. É em suas margens, na Usina do Gasômetro, que muitas pessoas esperam o pôr do sol para apreciar um singelo espetáculo gratuito da natureza. Porto Alegre também serviu como moradia e inspiração para um dos maiores poetas brasileiros: o inesquecível Mario Quintana.


Se você estiver de passagem pela cidade durante a Copa e não sabe para onde ir, nossa primeira sugestão é baixar um ou todos os guias turísticos especiais da Copa do Mundo:

Abaixo, você encontrará nossas sugestões por categoria de interesse (ex: hotelaria, restaurante…).

Que comece a Copa do Mundo!

Hospedagem no Rio de JaneiroEconomizando dinheiro com a hospedagem

Uma boa notícia para quem deseja visitar Porto Alegre: a cidade possui uma das diárias de hotel mais baratas do país. O mercado hoteleiro ainda não aqueceu como esperado para o Mundial e talvez existam quartos disponíveis em datas próximas aos jogos mais importantes da fase de classificação, como Argentina x Nigéria. Se mesmo assim você considerar o valor da diária muito alto, a saída é encontrar um espaço particular para alugar.

Airbnb e Booking.com mostram quartos e hotéis disponíveis para reservas

A hospedagem de quartos ou apartamentos em Porto Alegre se transformou em uma alternativa importante – e em muitos casos, econômica – para quem não fez reserva em hotel ou quer economizar dinheiro com este conforto. O Airbnb [Android | iPhone | Online] é o app ideal para você encontrar hospedagem em apartamentos particulares. Se você prefere reservar um quarto da maneira mais tradicional, instale o Booking.com [Android | iPhone | Windows 8] e escolha seu hotel pelo próprio aplicativo.

Restaurantes no Rio de JaneiroA arte do churrasco

É inevitável descrever a gastronomia popular da cidade sem citar o churrasco. Os gaúchos iniciaram e elevaram o assado bovino a uma arte culinária, sinônimo de sua cultura regional. O mesmo pode ser descrito do arroz carreteiro – um prato que junta ingredientes como carne salgada e seca ao sol, arroz e cebola numa mesma receita. As influências das colônias europeias, sobretudo da Alemanha, aumentou a variedade de receitas na cidade.

Comer na Boa e Yelp ajudam a encontrar o melhor churrasco da cidade

O Comer na Boa: Porto Alegre/RS [Android | iPhone] é um daqueles aplicativos que abrem o apetite só de olhar para o menu dos restaurantes indicados. O app tem sistemas de localização e filtros para você personalizar o resultado da pesquisa. Igualmente interessante é o Yelp! [Android | iPhone | Online], com suas sugestões baseadas na sua posição. A comunidade ativa do app também ajuda a descobrir dicas que passariam batido por um olhar mais desatento – e faminto.

Pontos turísticos no Rio de JaneiroAmigo das árvores

A exemplo de outras cidades brasileiras, a natureza protagoniza uma parte dos principais pontos turísticos de Porto Alegre. Lago Guaíba, Parque Moinhos de Ventos e Jardim Botânico mostram a importância das áreas verdes para os cidadãos da capital gaúcha. Porto Alegre também é considerada uma das cidades mais arborizadas do país. A Rua Gonçalo de Carvalho é uma pequena amostra da preocupação – e relação – da cidade com as árvores.

POA Guide e Porto Alegre: Guia Turístico levam você ao pôr do sol em Guaíba

O POA Guide [Android] é uma boa maneira para você encontrar pontos turísticos sem enrolação. Os lugares são indicados por moradores locais e você encontrará dicas de festas, curiosidades gerais e pontos de interesse da cidade. O mapa possui navegação offline, caso você tenha esquecido de recarregar a internet. Se preferir mais uma opção, o Porto Alegre: Guia Turístico [Android | iPhone] traz dicas de roteiros para aproveitar melhor a cidade.

Serviços úteis no Rio de JaneiroPromessas de mobilidade urbana…

A prometida remodelação da mobilidade urbana em Porto Alegre caminha como em outras cidades brasileiras: tropeçando no planejamento e na escassez de recursos. Todas as obras planejadas serão entregues depois da data original (em suma, depois da Copa). E nenhum projeto de legado para a cidade resistiu à Matriz de Responsabilidade – uma espécie de acordo público sobre as obras que serão construídas para a população. Todos os projetos foram retirados.

Moobly e Poa Trânsito contêm o melhor roteiro para fugir do trânsito

Apesar das previsíveis dificuldades de mobilidade – redundante em todas as capitais – é preciso encontrar um meio de movimentação. O Moobly [Android] é um dos melhores aplicativos da categoria para você se locomover pelo trânsito porto-alegrense sem ficar perdido. Você pode calcular as rotas de ônibus, prever o custo de uma corrida de táxi e encontrar pontos de interesse. Poa Trânsito [Android | iPhone] é outro app igualmente eficiente para encontrar pontos de ônibus e táxis.

Encontrando o Estádio Beira-Rio

Os estádios da Copa do Mundo nem sempre são exemplos de boa localização. Na Copa das Confederações, os torcedores elegeram o transporte público como um dos vilões do torneio. Prevendo um pouco do caos, o Google Maps foi atualizado com trajetos para os estádios de cada cidade-sede da Copa 2014. Isso não garante mais qualidade no transporte, mas ajuda um bocado.

Pronto! Os aplicativos e tutoriais vão melhorar sua experiência ao visitar Porto Alegre.

Tem alguma dica para compartilhar com a gente sobre como conhecer melhor as cidades-sede da Copa do Mundo no Brasil com aplicativos? Não hesite em escrever suas sugestões na caixa de comentário abaixo.

Carregando comentários