Google I/O 2014: o Android também quer passear no seu carro

Google I/O 2014: o Android também quer passear no seu carro

Se o Android quer ser a plataforma nos seus dispositivos móveis (smartphones e tablets), na sua TV e até no seu relógio, por que não marcar presença também no seu carro? Pelo menos essa a ideia do Android Auto, o sistema operacional automotivo da marca, que foi apresentado no Google I/O 2014 – conferência de desenvolvedores da empresa.

O sistema operacional vai interagir diretamente com seu smartphone e você poderá manuseá-lo em uma generosa tela touchscreen, com botões grandes e ótimo tempo de resposta. O Android Auto vai perceber quando você está no carro e usará seu telefone para reproduzir a interface.

Google I/O 2014: o Android também quer passear no seu carro

A plataforma terá recursos de navegação, chamadas de voz e música. Ele suportará comandos de voz e funcionará exatamente como seu smartphone. As mensagens podem ser lidas em voz alta e escritas de modo que você não precisará tirar os olhos da estrada. A breve demonstração do Google mostrou como os comandos de voz serão fluidos para enviar e receber seus recados.

O Android Auto é, basicamente, uma maneira eficiente de usar um smartphone Android em uma interface amigável ao motorista. As características de condução e navegação foram redesenhadas para uma visualização fácil e segura para quem está ao volante e o visual é bastante consistente com o que vimos no Android L.

Mais de 40 fabricantes de automóveis já se inscreveram no Open Automotive Aliance, grupo que contará com carros rodando o sistema operacional. A previsão é que haja veículos dotados com o Android Auto ainda este ano.

O Google está lançando um kit de desenvolvimento (SDK) do Android Auto para que programadores possam iniciar a criação de apps para a plataforma. A empresa não demonstrou aplicativos de terceiros como o Pandora ou o Spotify, mas esteja certo de que eles aparecerão no sistema operacional.

Acompanhe o Softonic nas redes sociais: curta a fanpage do Softonic no Facebook e siga @softonic_br no Twitter.

Carregando comentários