Anúncio

Artigo

Golpe virtual com falsos boletos bancários infecta 192 mil PCs. Brasil está incluído

Rui Maciel

Rui Maciel

  • Atualizado:

Uma quadrilha de criminosos virtuais foi descoberta em uma investigação conjunta entre as polícias federais do Brasil e dos EUA (FBI). Eles conseguiram infectar cerca de 192 mil PCs pelo mundo, incluindo o Brasil, e praticavam uma fraude que envolvia o uso de boletos bancários. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

Segundo o veículo, os maiores bancos brasileiros se viram envolvidos no golpe, sendo que 34 instituições financeiras pelo mundo tiveram seus nomes usados. A fraude envolveu o uso de quase meio milhão de boletos falsos, que eram distribuídos a partir de um vírus que infectava os computadores. Esses documentos falsos tinham um valor total de mais de R$ 8,5 bilhões.

Golpe virtual com falsos boletos bancários infecta 192 mil PCs. Brasil está incluído

Para aplicar, o golpe,os criminosos usavam e-mails falsos que sinalizavam supostas cobranças ou mensagens que induziam o usuário a visualizar fotos. Ao clicar nestes arquivos, o vírus era instalado no PC e passava a monitorar a movimentação do usuário à distância.

A partir daí, toda vez que um código de barras do boleto (impresso) era digitado no internet banking da vítima, o vírus – batizado de Bolware – detectava a movimentação e trocava o número que identifica a conta corrente da empresa a receber o valor pela conta da quadrilha no Brasil. O internauta não consegue visualizar a fraude, já que o malware esconde o código alterado até a confirmação do pagamento. Só depois o código aparece, mas, então, já não há mais tempo para interromper o processo.

A RSA, empresa norte-americana de segurança, afirmou que o vírus não acessa a conta corrente da vítima, nem o sistema de geração de boletos das lojas. Todo o golpe é feito na transmissão de dados do PC contaminado. No entanto, compras online com boletos gerados pelas próprias lojas também podem ser afetados.

Para evitar cair em fraudes do gênero, é recomendável evitar e-mails de origens desconhecidas, links suspeitos em redes sociais e, claro, mantenha suas soluções de segurança devidamente atualizadas.

[Fonte: Folha de S.Paulo]

Leia também

Acompanhe o Softonic nas redes sociais: curta a fanpage do Softonic no Facebook e siga @softonic_br no Twitter.

Rui Maciel

Rui Maciel

Os mais recentes de Rui Maciel

Diretrizes Editoriais