Artigo

Golpe virtual com falsos boletos bancários infecta 192 mil PCs. Brasil está incluído

Golpe virtual com falsos boletos bancários infecta 192 mil PCs. Brasil está incluído
Rui Maciel

Rui Maciel

  • 2 de julho de 2014
  • Atualizado: 6 de março de 2024 às 13:46
Golpe virtual com falsos boletos bancários infecta 192 mil PCs. Brasil está incluído

Uma quadrilha de criminosos virtuais foi descoberta em uma investigação conjunta entre as polícias federais do Brasil e dos EUA (FBI). Eles conseguiram infectar cerca de 192 mil PCs pelo mundo, incluindo o Brasil, e praticavam uma fraude que envolvia o uso de boletos bancários. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

Segundo o veículo, os maiores bancos brasileiros se viram envolvidos no golpe, sendo que 34 instituições financeiras pelo mundo tiveram seus nomes usados. A fraude envolveu o uso de quase meio milhão de boletos falsos, que eram distribuídos a partir de um vírus que infectava os computadores. Esses documentos falsos tinham um valor total de mais de R$ 8,5 bilhões.

Para aplicar, o golpe,os criminosos usavam e-mails falsos que sinalizavam supostas cobranças ou mensagens que induziam o usuário a visualizar fotos. Ao clicar nestes arquivos, o vírus era instalado no PC e passava a monitorar a movimentação do usuário à distância.

A partir daí, toda vez que um código de barras do boleto (impresso) era digitado no internet banking da vítima, o vírus – batizado de Bolware – detectava a movimentação e trocava o número que identifica a conta corrente da empresa a receber o valor pela conta da quadrilha no Brasil. O internauta não consegue visualizar a fraude, já que o malware esconde o código alterado até a confirmação do pagamento. Só depois o código aparece, mas, então, já não há mais tempo para interromper o processo.

A RSA, empresa norte-americana de segurança, afirmou que o vírus não acessa a conta corrente da vítima, nem o sistema de geração de boletos das lojas. Todo o golpe é feito na transmissão de dados do PC contaminado. No entanto, compras online com boletos gerados pelas próprias lojas também podem ser afetados.

Para evitar cair em fraudes do gênero, é recomendável evitar e-mails de origens desconhecidas, links suspeitos em redes sociais e, claro, mantenha suas soluções de segurança devidamente atualizadas.

[Fonte: Folha de S.Paulo]

Leia também

Acompanhe o Softonic nas redes sociais: curta a fanpage do Softonic no Facebook e siga @softonic_br no Twitter.

Últimos Artigos

Carregando o próximo artigo