Anúncio

Artigo

Golpe do fundo colorido no Facebook? Sim, ele voltou. E agora com direito a música

Rui Maciel

Rui Maciel

  • Atualizado:

Duas das maiores empresas de segurança digital do mercado – Kaspersky e Avast – vêm alertando para a volta de um dos spams mais chatos dos últimos tempos: o fundo colorido do Facebook. Mas, agora, o golpe traz uma variante: o tema musical.

Na fan page da Kaspersky no Facebook, a empresa alerta para a volta da ferramenta que promete mudar o visual da sua página na rede social. Segundo a companhia, o aplicativo, depois de instalado, força a execução de uma extensão no navegador e usa o perfil da vítima para distribuir spams na sua lista de contatos.

Golpe fundo colorido Facebook

Além disso, a extensão analisa todas as ações do usuário durante a navegação – principalmente no Chrome – monitorando por palavras e exibindo propagandas no browser. Ainda de acordo com a Kaspersky, sua solução de segurança consegue detectar a presença deste instalador e o bloqueia antes que ele comece a ser executado.

Música no seu Facebook? Melhor não

Como se não bastasse o fundo colorido, a Avast descobriu ainda uma variante desse golpe que inclui um suposto fundo musical. Só que, na verdade, ele também serve apenas para espalhar códigos maliciosos e spams pela rede social.

Com o nome de “Facebook Music Theme”, o recurso promete alterar o visual do seu perfil e ainda incluir uma música de fundo. No entanto, quando o usuário instala essa ferramenta, ela passa a se espalhar pelos seus contatos, que começam a curtir todas ações do usuário infectado.

No blog da Avast, Honka Zika, especialista em segurança da empresa, realizou testes e notou, por exemplo, que a ferramenta fez com que 32 fotos, pessoas e grupos ganhassem likes automáticos. Em alguns casos, ele notou que uma imagem comum de uma vítima chegou a ganhar 37 mil “curtidas”, sendo que a maioria delas tinha origem em outras pessoas contaminadas. Em outras situações, o script do malware chegou a gerar mais de um milhão de likes. Segundo Zika, o objetivo deste golpe é inflar tais páginas intencionalmente, para depois vendê-las em mercados suspeitos, para que outros golpistas vendam produtos e serviços de caráter questionável e distribuam malwares adicionais.

Golpe fundo colorido+música no Facebook

No entanto, o especialista afirma que este código não chega a danificar o computador e tampouco tem acesso a dados sensíveis do usuário. Mas, como cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém, fica a dica: colorir o seu perfil do Facebook é, foi e sempre será uma má ideia. Fique longe disso.

Aliás, para garantir que seu PC permaneça longe de vírus, malwares e afins, o mais indicado é ter a mais completa solução de segurança. Veja nosso comparativo com os melhores antivírus a serem usados em 2014 e escolha o seu?

[Fonte: Kaspersky | Avast]

Acompanhe o Softonic nas redes sociais: curta a fanpage do Softonic no Facebook e siga @softonic_br no Twitter.

Rui Maciel

Rui Maciel

Os mais recentes de Rui Maciel

Diretrizes Editoriais