Anúncio

Artigo

Criadora de Minecraft confirma que foi comprada pela Microsoft

Criadora de Minecraft confirma que foi comprada pela Microsoft
Rui Maciel

Rui Maciel

  • Atualizado:

A  Mojang confirmou nesta segunda-feira (15/9) o que muitos já davam como certo: a criadora de Minecraft anunciou oficialmente que foi comprada pela Microsoft. O valor da operação girou em torno de US$ 2,5 bilhões.

A confirmação da aquisição foi feita no blog oficial da Mojang. De acordo com o texto, a empresa foi vendida depois que o seu fundador e acionista majoritário, Markus “Notch” Persson, observou que seu principal título, Minecraft, ganhou uma importância global cuja pressão ele não queria mais ter de lidar. Dessa forma, a melhor saída foi a venda para a criadora do Windows. O comunicado afirma ainda que a Mojang vem trabalhando com a Microsoft desde 2012 e que esta última, inclusive, já vem colaborando no desenvolvimento do Minecraft.

O futuro do Minecraft e outras plataformas

A Mojang afirmou que, mesmo sendo comprada pela Microsoft, não irá interromper o desenvolvimento, vendas e apoio a outras plataformas que abrigam o jogo, como computadores Mac (Apple), os sistemas operacionais móveis iOS (iPhone e iPad) e os videogames PlayStation 3, PlayStation 4 e PS Vita, além do Xbox 360 e Xbox One (estes últimos da própria Microsoft).

Sobre o futuro do Minecraft, a Mojang declarou que o jogo continuará a evoluir normalmente, dentro do cronograma que já estava estabelecido, ainda que eventuais mudanças – com a chegada da Microsoft – possam surgir. Quase todos os funcionários da empresa devem continuar em seus postos, com exceção dos fundadores da empresa, Markus “Notch” Persson, Jakob Porsér e Carl Manneh, que anunciaram suas saídas. A companhia não entrou em detalhes sobre planos futuros do trio, nem mesmo projetos paralelos que estavam em andamento, como o game Scrolls.

Lançado em 2009, Minecraft já comercializou mais de 50 milhões de cópias, tanto para PCs, quanto para smartphones e videogames. Entre a venda do game e produtos licenciados, a Mojang faturou mais de US$ 100 milhões.

Confira abaixo um depoimento de Phil Spencer, chefe da divisão Xbox da Microsoft sobre a compra da Mojang:

O Softonic procurou a Microsoft para comentar a respeito da compra, mas a empresa não se manifestou até o fechamento desta notícia.

Baixar Minecraft [Windows | Mac | iPhone e iPad | Android]

Leia também

Acompanhe o Softonic nas redes sociais: curta a fanpage do Softonic no Facebook e siga @softonic_br no Twitter.

Rui Maciel

Rui Maciel

Os mais recentes de Rui Maciel

Diretrizes Editoriais