Anúncio

Artigo

Adeus Google! Razões para usar o DuckDuckGo

Adeus Google! Razões para usar o DuckDuckGo
José María López

José María López

  • Atualizado:

Google é agora o motor de busca mais usado. Sua popularidade é tamanha que muitos escrevem diretamente no Google onde eles querem ir ao invés de digitar na barra de endereços do navegador. Mas, como vimos anteriormente, existem muitos outros motores de busca para encontrar o que você precisa.

Um que está ganhando popularidade é DuckDuckGo. O principal motivo? Ao contrário do Google, ele promove a pesquisa anônima. E, em segundo lugar, o compromisso com a comunidade e o programa em código aberto.

Mas não é só por isso que você deveria começar a usar o DuckDuckGo. O motor de busca está cheio de surpresas e razões para deixar o Google e passar ao DuckDuckGo. Aqui estão os motivos mais importantes.

Proteja sua privacidade

Ao pesquisar no Google, o motor de busca armazena as informações, como o que você procurou, os links que você entrou, se você procura muito ou pouco na internet… Enfim, dependendo de como você usa este motor de busca, ele irá criar um perfil com seus hábitos, que pode ser útil, por exemplo, para personalizar os resultados ou ter um histórico de pesquisas. Mas há também um lado escuro, pois esse perfil proporciona informações muito apetitosas para os anunciantes.

Para garantir o seu anonimato, o DuckDuckGo não coleta informações de suas pesquisas e não partilha as mesmas com outras fontes. Além disso, não salva um histórico de pesquisa, usa o protocolo seguro HTTPS e não usa cookies. Além disso, se você tem que compartilhar alguns dados com outra fonte, por exemplo, para ver um vídeo do YouTube diretamente do DuckDuckGo, ele vai perguntar se você quer fazê-lo ou se prefere ver o vídeo em uma aba ou janela separada.

Funciona em todos os lugares


Este ponto é comum com o Google e com praticamente qualquer navegador. O DuckDuckGo é compatível com quase todos os navegadores, sistemas operacionais e dispositivos.

Além de poder usá-lo como qualquer buscador comum, você pode integrá-lo no navegador e até mesmo instalar o aplicativo oficial para o celular ou tablet Android ou iOS (iPhone/iPad).

Mas isso não é tudo. Se você tem um site ou blog com o WordPressOctopress ou Joomla!, o DuckDuckGo proporciona extensões para que a pesquisa do seu site use o motor de DuckDuckGo.

Se adapta ao que você precisa

Não é o mesmo procurar uma imagem que um endereço ou o significado da palavra sinapse. Dependendo do que você estiver procurando, vai querer ver o resultado de uma forma ou de outra. No caso do Google, quando você faz uma pesquisa, o conteúdo padrão para você são os links. Você tem que mudar manualmente o guia para ter resultados de mapas, imagens, vídeos, notícias, cada um em seu próprio espaço (claro, há exceções).

Em DuckDuckGo, no entanto, há uma barra como um carrossel que conecta com todos os tipos de conteúdo relacionado, tais como imagens, vídeos, lugares, etc. Além disso, se a palavra gera confusão, você pode filtrar de acordo com as versões disponíveis ou os significados. E, a melhor parte, você pode visualizar imagens, vídeos ou notícias relacionadas sem mudar de guia, na mesma janela do navegador.

Um recurso relacionado é a capacidade de exibir um mapa de um local indicando “map” do que você está buscando.

Por exemplo, você consegue visualizar uma mapa ao digitar o “nome do local + a palavra map“. O mapa, baseado no projeto da comunidade OpenStreetMap, é totalmente navegável e sem sair da página de resultados.

Outra característica interessante é relacionada com as receitas de cozinha. Se você procurar algo relacionado a comida podem aparecer receitas relacionadas como sugestões. E se você buscar a cidade onde você mora junto com a palavra “weather”, vai ter uma previsão do tempo para os próximos dias.

Moldável ao seu gosto

O Google é famoso pela sua simplicidade. O branco domina quase todo o espaço de uma página de resultados, ou pelo menos antes era assim, pois com o tempo foi preenchido com detalhes que, embora úteis, complicam a navegação. Além disso, você não pode mudar nada disso.

O DuckDuckGo endossa este espírito minimalista. Para começar, você pode definir um idioma e a região geográfica manualmente, bloquear o conteúdo adulto, ativar ou desativar os ícones exibidos nas páginas, a sugestão de resultados enquanto você digita, mudar as cores de cada item, aplicar um dos temas disponíveis, alterar o tamanho da fonte, alinhar os resultados, etc.

O que acontece com essas alterações? O DuckDuckGo não deveria ser anônimo? Bem, sim. Para salvar as alterações, você terá que salvar um bookmarklet, que equivale a um código sob a forma de um link personalizado e fazer as pesquisas com esse link. Ou você pode salvar as configurações na nuvem de forma segura.

Cheio de surpresas

Se você gostou das funções de pesquisa do DuckDuckGo, espere para conhecer as goodies.

Basicamente, consiste na realização de uma pesquisa específica, como “50 reais to dolar” para ter a conversão de moeda, realizar cálculos matemáticos, ter a hora de um determinado canto do planeta, etc. Você vai encontrar todas as combinações possíveis em sua página.

É mais humano

Finalmente, gostaríamos de enfatizar a natureza mais próxima de DuckDuckGo. Como mencionado no início deste artigo, este motor de busca promove o código aberto. Não é, portanto, um uso comercial, como o todo-poderoso Google, mas um projeto construído por milhares de pessoas unidas por um objetivo comum: criar o melhor motor de busca.

Por esta razão, o DuckDuckGo põe muita ênfase em você para se juntar à sua comunidade, seja sugerindo melhorias, códigos de programação ou traduzindo o conteúdo em seu idioma. Além disso, na seção de ajuda, inclui um fórum para avisá-los de um erro ou imprecisão, felicitar ou repreender o DuckDuckGo para alguma coisa.

É verdade que o Google oferece coisas semelhantes, mas exige mais esforço do usuário para encontrar, sem o mesmo impacto.

Já conhecia o DuckDuckGo? Qual é a sua opinião?

[Artigo original em espanhol]

Leia também:

José María López

José María López

Os mais recentes de José María López

Diretrizes Editoriais