Anúncio

Dicas e truques

Como ativar e desativar o serviço de roaming em seu celular

José María López

Publicado

Viajar para outro país é uma experiência altamente recomendável e atualmente disponível para todos. Mas se você viajar com o seu telefone, você tem que ter cuidado com o roaming.

Entre os detalhes a não esquecer quando se viaja está o seu querido celular. Hoje em dia, todo mundo tem um, e costumamos usá-lo constantemente para comunicar-nos e informar-nos. Além disso, numa viagem, seu telefone será útil para visualizar mapas e guias. Mas tenha em mente o consumo de dados, que no exterior opera através de roaming.

Como ativar e desativar o serviço de roaming em seu celular

Vamos ver em que consiste o roaming, muito conveniente, mas que tem suas desvantagens na conta, e como ativar e desativá-lo no seu celular.

O que é o roaming?

Quando o período das férias chega, a mídia muitas vezes publica notícias falando sobre roaming. O que é Roaming de dados?

Embora o conceito de roaming seja mais extenso e abranja todas as tecnologias sem fio, como as redes Wi-Fi, neste caso a tecnologia se refere ao uso de pontos de cobertura de outras operadoras de telefonia.

Com o roaming você pode se comunicar desde qualquer país (Imagem:Wikipedia)

Ou seja, se você tiver uma operadora que atua em seu país, viajar para o exterior, fazer uma ligação, enviar mensagens ou navegar na Internet usando a conexão 2G / 3G / 4G, com o roaming, seu telefone usará as conexões disponíveis das operadoras locais.

Esta tecnologia é muito útil, pois permite usar seu telefone e seu chip em outro país facilmente. Mas, em compensação, o preço cobrado por tal uso pode ser muito alto.

Como ativar e desativar o roaming?

duas maneiras para ativar e desativar o roaming no seu dispositivo. Primeiro, falando com a sua empresa de telefonia e, por outro, configurando o telefone manualmente.

No primeiro caso, consulte o site oficial do provedor de telefone ou o número de cliente. Às vezes, você pode ter o serviço ativado por padrão ou tem que perguntar. O mesmo se aplica no caso oposto, para desativá-lo.

Android

Para verificar se você habilitou ou não o roaming no seu Android, você deve ir a Configurações> Redes sem fio e Redes> Mais…> Redes móveis e verificar se a opção Roaming de dados está habilitada ou não. Desmarque se você não quiser usar o roaming e vice-versa. Para ter certeza, também desmarque a opção Habilitar dados.

Outra opção interessante é a de limitar o consumo de dados móveis para evitar um susto na conta. Em Configurações> Uso de dados você pode definir o limite na opção Definir limite de dados móveis como no gráfico a seguir.

Se você quiser selecionar um determinado operador que oferece um roaming mais acessível, você tem que ir para a mesma seção Configurações> Mais…> Redes móveis e depois Operadores de rede. Demora um pouco, mas vai mostrar os operadores disponíveis.

iOS (iPhone/iPad)

Para desabilitar o roaming no seu dispositivo iOS, iPhone ou iPad com conexão 3G, você deve ir para Configurações> Dados móveis e desativar as opções Dados móveis Roaming de dados.

Na opção roaming, você pode restringir os aplicativos que usam dados móveis para economizar em sua conta. Em Configurações> Dados móveis, desce até a opção “Usar dados móveis para.” Lá você verá uma lista de aplicativos que usam a Internet. Desmarque aqueles que você não precisa na sua viagem (especialmente jogos). Os aplicativos continuarão a funcionar, mas não vai enviar ou receber dados.

Outra possibilidade é que você já saiba qual operadora irá oferecer o serviço de roaming mais barato. Nesse caso, em Configurações> Operador você pode selecionar uma operadora específica. Basta desativar a opção Automático e esperar para ver a lista de operadores disponíveis nessa área (pode levar até dois minutos para apresentar a lista).

Windows Phone

O Windows Phone também consegue ativar e desativar o roaming.

Para fazer isso, na lista de aplicativos, vá para Configurações> Redes Móveis e SIM> Opções de roaming de dados.

BlackBerry

No BlackBerry, para desativar ou ativar esse serviço, você tem que ir a partir da tela inicial para Configurações> Conexões de Rede> Rede móvel.

Se o seletor da rede móvel está em O, alterá-lo para o I e no menu que aparece, mude a opção Serviços de dados em roaming para O (desligado) ou I (ativado).

Conclusões

Como você viu, ativar ou desativar o roaming em seu smartphone é relativamente fácil, embora não seja tão visível nas configurações do telefone como esperado.

A maneira mais rápida é configurar diretamente o dispositivo, mas as empresas de telefonia oferecem esse recurso, cada uma com seus próprios métodos (via serviço de atenção ao cliente ou com manuais no site oficial).

Em qualquer caso, se você não precisa deste serviço, desative. E se você precisar mesmo dele, tente reduzir o custo usando apenas os aplicativos que você realmente precisa para sua viagem.

Você usa o roaming quando está viajando?

[Artigo original em espanhol]

Leia também:

Também pode te interessar