Usando o Windows Phone como um profissional

Se você trocou o iOS ou o Android pelo Windows Phone, veja alguns conselhos úteis que vão facilitar essa transição. O sistema tem uma interface intuitiva com ícones de início rápido. Porém, algumas funções só surgem em um segundo momento, já que não estão tão à vista.

Significado dos ícones do Windows Phone

É possível entender logo de cara o que significa a maioria dos ícones da plataforma, como a que indica o nível de bateria e o relacionado ao sinal de rede. Mas há outros símbolos que a infografia abaixo ajudará a esclarecer.

Nome dos ícones no Windows Phone

Acesso rápido ao Wi-Fi, Bluetooth e conexão de dados

Para conservar a bateria, é recomendável ativar o Bluetooth e o Wi-Fi apenas quando necessário. Infelizmente, não há um atalho para as configurações do Windows Phone. Por isso, o app Bateria pode ajudá-lo neste quesito. E aí é só colocá-lo como “live tile” (ou widget) na página inicial do seu aparelho.

Aplicativo informa nível de bateria disponível

A principal vantagem deste app é verificar se as principais funções do celular estão ativas: Wi-Fi, Bluetooth, GPS, rede de dados e modo avião. Fora isso, o app informa a porcentagem ainda restante de energia da bateria e faz uma estimativa de tempo do uso ainda disponível.

Botões de rápido acesso

Controle seu plano de dados

O Windows Phone conta com uma função chamada Data Sense. O objetivo é encontrar formas mais eficazes de usar seu plano de dados, oferecendo um status de consumo sempre atualizado. Por exemplo, alguns dados serão baixados só quando você estiver conectado a uma rede Wi-Fi.

Se você conta com um plano de dados mensal limitado, é possível especificar a data de início do uso da rede e o volume de dados disponível. Assim, o aplicativo vai registrando o comportamento de todos os seus apps e gerenciando a forma como o celular recorre a esse tipo de conexão.

Informação sobre a quantidade de dados consumidos

Quando o consumo do seu plano estiver chegando ao limite estabelecido, o Data Sense restringe a troca de dados de maneira automática. Claro, para isso, você precisa habilitar a função. Fica muito mais fácil gerenciar o valor das próximas contas de telefone.

Opção para restringir dados

Navegador com modo economia de dados

Enquanto navega na internet, você pode usar o modo economia de dados para poupar até 80% da transferência normal de informações entre o celular e a web. O recurso está presente nos navegadores Nokia Xpress e UC Browser.

Nossa dica: use o Internet Explorer apenas com conexões Wi-Fi, partindo para navegadores alternativos em todas as outras ocasiões.

Copie o texto da área de transferência

Para copiar e colar áreas de texto mais longos no Windows Phone, é só usar a área de transferência.

  • Um toque curto sobre o texto ativa a ferramenta de seleção de texto.
  • Mova os cursores inicial e final para o local apropriado.
  • Copie o texto selecionado com um toque no ícone de cópia.

Selecionando um texto para área de transferência

A cópia do texto funciona na barra de endereços e também em muitos aplicativos, entre eles o Internet Explorer.

Qualquer texto pode ser selecionado

Já com o texto na área de transferência, você pode colá-lo em qualquer outro lugar do sistema ou nos demais aplicativos. Para isso, no modo teclado, clique no ícone Colar.

Botão para colar

Posicione o cursor de forma precisa para inserir texto

Igual ao que acontece no iPhone e no iPad, no Windows Phone, você pode acionar um utilitário auxiliar com o cursor:

  • Toque em uma linha até que um cursor colorido apareça.
  • Deslize o dedo sobre a tela para mover o cursor para os lados.

Fotos da tela do celular

Ao pressionar simultaneamente a tecla Windows e o botão ligar / desligar, você automaticamente fará uma captura de tela. As imagens são armazenadas automaticamente na pasta Screenshots.

Combinação para capturar telas

Função buscar

Você abre a página do buscador Bing clicando no botão de pesquisa que existe no canto inferior direito da tela. Além de fazer pesquisas clássicas, tanto na web como no próprio celular, o Bing traz duas características extras.

  • Um ícone de nota musical, que serve para fazer o reconhecimento automático de músicas
  • Um ícone de olho, que aciona um scanner de código de barras para apresentar reviews online de produtos

Ícones personalizados de busca

O scanner de código de barras transforma a câmera do smartphone em um detector automático desse tipo de código.

Detector de código de barras

O reconhecimento de canções funciona de forma totalmente automática. Basta segurar o dispositivo perto da caixa de som.

Detecção de músicas

Logo que identifica a música, o Bing mostra a capa do álbum ao qual a faixa pertence. Em seguida, você pode ir diretamente para a loja e pedir mais informações ao respeito.

Informações sobre a música encontrada

Localize seu celular

Você pode usar o site do Windows Phone para encontrar seu celular em caso de perda ou roubo. É só acessar sua conta Microsoft para que o dispositivo seja localizado.

Também existe a opção de fazer o celular emitir um sinal sonoro alto. O toque funciona no volume máximo mesmo se for desativado por quem tiver seu aparelho em mãos.

Em caso de roubo, você pode bloquear o telefone ou apagar todos os dados também remotamente assim que ele se reconectar à Internet.

Opções para localizar o celular

Backups

Você pode fazer o backup automático de informações importantes no Onedrive ou em serviços de armazenamento alternativo. O Windows Phone ainda permite criar cópias de segurança de aplicativos, configurações e mensagens de texto. É só visitar a seção Configurações -> Backup.

Recursos para criar cópia de segurança

Restrinja o uso dos apps do celular: esquina das crianças

Com a ajuda de uma função chamada “Kid’s Corner” (“esquina das crianças”, em português), você pode limitar o conteúdo e os aplicativos que crianças ou terceiros verão quando usarem seu celular. Basicamente, trata-se de um menu alternativo com uma seleção fixa de widgets ou blocos dinâmicos feito por você. Para abri-lo, é preciso passar o dedo da direita em direção à esquerda da tela.

Habilitando uma tela especial para crianças

Além dos aplicativos, essa funcionalidade também permite restringir o acesso jogos, músicas e vídeos.

Seleção de conteúdo restringido para crianças

Para adicionar aplicativos ao Kid’s Corner, basta clicar sobre eles no menu contextual de apps organizados em ordem alfabética.

Adicionando aplicativos para a seção infantil

O que você quer aprender sobre o Windows Phone?

[Artigo original em alemão]

Leia também

Carregando comentários