Anúncio

Notícias

Helldivers 2: avaliação da Softonic

Você está preparado para defender a democracia? Então grite conosco 'Viva a Liberdade'!

Helldivers 2: avaliação da Softonic
Jesús Bosque

Jesús Bosque

  • Atualizado:

A Sony tem se destacado ultimamente por algo que me surpreende bastante: ela nos entrega sequências de alto orçamento, mas claramente continuístas e repetitivas em termos de conceito; para depois nos presentear com jogos que são verdadeiras joias em termos de jogabilidade e com abordagens originais e inovadoras que de certa forma revolucionam gêneros já estabelecidos. Isso aconteceu conosco com Returnal e agora está acontecendo com Helldivers 2.

Comprar Helldivers 2 COMPRAR NA AMAZON

O que parecia ser um lançamento menor se tornou um fenômeno completo, de fato, e agora tem dado muita dor de cabeça aos desenvolvedores, que veem como não conseguem atender completamente a enorme demanda que o jogo requer em termos de servidores.

E como eles conseguiram tal façanha? Com uma história simples, um senso de humor muito característico da empresa e uma jogabilidade tão boa que é impossível não querer continuar jogando. E tudo isso com pouquíssimas microtransações, mas que influenciam ligeiramente a forma de jogar.

Não é a primeira entrega, mas é praticamente um jogo novo

Arrowhead é a empresa por trás do Helldivers 2 e é preciso dizer que o jogo tem todos os ingredientes dos jogos anteriores da empresa: muita ação, componentes multijogador cooperativos e, principalmente, um senso de humor bastante negro.

Quais outros jogos a Arrowhead fez? A série Magicka e a primeira entrega do Helldivers. Como curiosidade, os três jogos oferecem muita ação, uma jogabilidade com várias inovações que garantem que cada partida seja diferente e uma perspectiva aérea ao estilo do Diablo. Isso sem esquecer o peculiar senso de humor que não faz você rir, mas reconhece as referências para fazer você sorrir.

Com Helldivers 2, já vamos ver a primeira diferença em relação aos jogos anteriores: vamos poder optar entre perspectiva em terceira pessoa ou em primeira pessoa ao mirar. Essa mudança de perspectiva nos permite vivenciar de perto a ação e nos envolve totalmente nas enormes batalhas que enfrentaremos no jogo. Mas não nos adiantemos.

Não podemos deixar de falar sobre um enredo que critica sem reservas todas as mensagens do estilo de vida americano, de uma forma que nos lembra muito o filme de Paul Verhoeven, Starship Troopers. Um filme que, aliás, voltou a estar na moda graças ao jogo e que está perfeitamente refletido nesta sequência, embora com um senso de humor muito mais negro e direto.

Jogabilidade: o que importa

Que Helldivers 2 tenha uma trama e um senso de humor único é algo a se considerar, mas e a jogabilidade? Bem, é excepcionalmente boa. Estamos diante de um jogo que se enquadra no gênero ‘shooter’, ou seja, atire em tudo o que puder. Neste caso – e por enquanto – isso pode ser ‘criaturas’ ou ‘robôs’ cujos designs claramente correspondem ao que vimos em duas séries bastante específicas: Starship Troopers e O Exterminador do Futuro. Esses dois são, por enquanto, nossas principais ameaças.

O jogo em si possui 7 níveis de dificuldade diferentes e posso dizer que, enquanto os dois primeiros níveis podem ser superados facilmente sozinho, a partir do nível 3 você precisará jogar cooperativamente e é aí que a diversão realmente começa: jogar com amigos ou desconhecidos para extrair o máximo do jogo.

E isso é o que nos levou a vários atrasos com o jogo, porque queríamos testar dificuldades avançadas (chegamos à dificuldade 5) para saber como o jogo se desenvolvia, e isso é fácil de dizer: é uma verdadeira loucura. Criaturas maiores, Terminators que nos lembram dos filmes, mas também das grandes armaduras de Warhammer 40.000.

Porque é verdade que o jogo oferece desafios maiores, mas eles são impossíveis de superar sem um esquadrão e são impossíveis de passar se você não melhorar sua nave e seu arsenal para ter armas mais poderosas, ataques especiais para realizar e acesso a algumas vantagens (como levar um drone para nos ajudar a derrotar o inimigo).

Apesar de o objetivo principal do jogo ser derrotar todos os inimigos que pudermos, isso não significa que seja a única coisa a se fazer em cada missão. Temos uma grande variedade de missões secundárias dentro de cada mapa. E não é só isso, há também a pressão do tempo, porque muitos desses objetivos precisam ser concluídos em 40 minutos. Tanto o objetivo principal quanto os secundários.

Quando estivermos dentro de cada uma das missões, teremos uma ideia clara dos objetivos principais, mas nem tanto dos secundários, que são pequenas submissões que encontraremos em cada mapa, desde destruir bases até disparar um míssil balístico, passando pela eliminação de ninhos de inimigos.

Por que as missões secundárias e as dificuldades adicionais são importantes? Porque dessa forma conseguimos a moeda oficial do jogo, e essa moeda oficial nos permite comprar novas armaduras, gestos, armas e créditos premium, o que nos permite avançar em nossas missões e enfrentar missões de maior dificuldade, ao mesmo tempo em que aumentamos nosso arsenal enquanto nos divertimos lutando sem parar.

Não tudo é perfeito: dois pontos que não me convenceram

Não posso negar que gostei muito do jogo e que ele me convida o tempo todo a continuar jogando, graças à jogabilidade e ao aspecto técnico, sobre o qual falarei a seguir, mas não posso deixar de mencionar dois pontos que, pelo menos para mim, foram polêmicos. O primeiro praticamente já foi resolvido, mas o segundo é um pouco mais complicado.

O primeiro é o matchmaking que, até poucos dias atrás (literalmente), causava muitos problemas. Isso me frustrou bastante. Não apenas pelo fato de não conseguir entrar no jogo em várias ocasiões, mas também porque encontrar um grupo era praticamente uma missão impossível até o fim de semana passado, quando uma série de patches finalmente resolveu a maioria dos problemas, embora ainda haja problemas ocasionais para acessar o jogo. E como mencionei, a partir de certo ponto de dificuldade, não é possível avançar no jogo. Ou pelo menos, não a uma velocidade adequada.

A segunda polêmica para mim é mais complicada e diz respeito à forma como adquirimos armas. Isso é feito através de uma variação do passe de batalha, algo muito comum na maioria dos jogos hoje em dia. No entanto, normalmente nos jogos de console, isso costuma ser mais estético, mas não no Helldivers 2, pois o passe de batalha premium inclui uma série de armas que não são apenas variações, mas que descobrimos que oferecem um desempenho melhor para muitas das missões.

No entanto, precisaremos de muitas moedas para desbloquear essas armas. Porém assim que as usarmos, veremos como é mais fácil eliminar os inimigos em comparação com as armas normais.

Um aspecto técnico excepcional

Não é difícil encontrar jogos hoje em dia com um aspecto técnico excepcional. Os consoles de hoje oferecem um desempenho extraordinário, fazendo com que quase todos os jogos pareçam espetaculares. Helldivers 2 tem um diferencial em relação à maioria dos jogos.

Além de ter um design de mapas magnífico, vários efeitos técnicos que tornam as missões convincentes e inimigos que surpreendem a todo momento pelo seu tamanho, ferocidade e especialmente, sua agressividade. A cada batalha, você se sente realmente no meio de um conflito onde sobreviver depende da sua capacidade de ter as armas e habilidades adequadas. Mas tudo isso não seria possível sem um aspecto técnico que, para mim, se destaca acima de todos os outros: o som.

Porque o som em Helldivers 2 é praticamente a cola que faz com que tudo funcione como um relógio. Desde as melodias (embora os montagens do TikTok devessem ter sua própria categoria) que só podem ser consideradas como parte integral da motivação, até os comentários aleatórios dos soldados no momento de ‘defender a democracia’ ou quando depois de disparar uma arma sem parar, podemos ouvir uma risada psicótica do soldado.

Helldivers 2 é pura diversão

Helldivers 2 é muito mais jogo do que pensávamos. Um título que, mais uma vez, parecia menor se comparado com as superproduções de hoje em dia, mas que demonstra que a jogabilidade e a diversão são sempre o mais importante neste setor.

Jogabilidade, gráficos, história e, principalmente, som se conjugam de tal maneira que você pode passar horas defendendo a ‘democracia gerenciada’ apenas para chegar ao próximo nível de dificuldade onde você sabe que será massacrado.

Comprar Helldivers 2 COMPRAR NA AMAZON

Nessas conclusões, não podemos ignorar o que foi mencionado anteriormente sobre o passe premium, que opta por nos dar alguma vantagem em combate. Esperamos que isso mude com os próximos passes premium e, simplesmente, nos deparemos com aspectos puramente estéticos.

Mas mesmo com essa pequena mancha, é preciso recomendar este título porque ele consegue nos manter presos em cada missão. Não podemos parar de jogar.

Jesús Bosque

Jesús Bosque

Os mais recentes de Jesús Bosque

Diretrizes Editoriais