Anúncio

Notícias

O CEO da ARM teme que a IA nos tire o controle muito em breve

E se Rene Haas opina isso, é hora de dar uma volta na IA

O CEO da ARM teme que a IA nos tire o controle muito em breve
Chema Carvajal Sarabia

Chema Carvajal Sarabia

  • Atualizado:

A IA pode ser o fim da humanidade como a conhecemos. Isso é o que muitos especialistas no assunto acreditam, os quais têm alertado a população e os governos há muito tempo. Ou legislamos e controlamos a IA, ou ela nos substituirá.

ChatGPT Download

Muitas pessoas se preocupam com os perigos de a IA avançar ao ponto em que os humanos percam o controle desses sistemas, o que poderia ter consequências apocalípticas.

Mas uma coisa é reclamar o político de plantão ou seu vizinho, outra é quando uma das figuras mais importantes da indústria tecnológica faz isso, como é o caso do CEO da Arm, que afirma que a ideia desse cenário o deixa sem dormir.

Temos um problema com a IA? Não, mas vamos ter

Em uma entrevista com a Bloomberg, o chefe da ARM, Rene Haas, disse que a inteligência artificial precisa de algum tipo de anulação ou porta dos fundos que possa desligar os sistemas.

‘O que mais me preocupa é que os humanos percam capacidade’, disse o chefe do designer de chips, depois de ser questionado sobre o que o mantém acordado à noite quando pensa em inteligência artificial.

A Haas estima que 70% da população mundial de alguma forma utiliza produtos projetados pela ARM: 99% dos 1,4 bilhões de smartphones vendidos a cada ano utilizam designs da Arm ou sua tecnologia.

Claro, ele não é contra a IA e está ciente do papel que a ARM desempenhará na nova revolução tecnológica. O CEO já disse: ‘Realmente não é possível fazer a IA funcionar sem a ARM’. Haas simplesmente acredita que é necessário um mecanismo de segurança.

‘Acredito que [a IA] vai se abrir caminho em tudo o que fazemos e em todos os aspectos de como trabalhamos, vivemos e jogamos’, explica Haas, que se tornou CEO no ano passado. ‘Vai mudar tudo nos próximos cinco ou dez anos’.

Haas não é a primeira pessoa do setor a admitir sua preocupação com a IA. O CEO da OpenAI, Sam Altman, alertou em fevereiro que o mundo pode não estar longe de uma inteligência artificial ‘potencialmente assustadora’.

ChatGPT Download

A empresa ChatGPT também alertou em julho sobre a possibilidade de desenvolver uma IA mais inteligente do que as pessoas, o que poderia causar a extinção da raça humana.

Também está o chefe de xAI, Elon Musk, que tem falado constantemente sobre a tecnologia como uma ameaça existencial para a humanidade, enquanto o pioneiro da inteligência artificial Geoffrey Hinton deixou o Google em maio devido aos riscos associados à IA emergente.

Muitos especialistas e executivos compararam os perigos da IA com os de uma guerra nuclear ou uma pandemia.

Chema Carvajal Sarabia

Chema Carvajal Sarabia

Jornalista especializado em tecnologia, entretenimento e videogames. Escrever sobre o que me apaixona (gadgets, jogos e filmes) me permite manter a sanidade e acordar com um sorriso no rosto quando o despertador toca. PS: isso não é verdade 100% do tempo.

Os mais recentes de Chema Carvajal Sarabia

Diretrizes Editoriais