Artigo
Entenda os motivos que levaram ao fim do MSN

- 7 de novembro de 2012
- Atualizado: 6 de março de 2024 às 14:20
Quem é fã de carteirinha do MSN deve estar com os cabelos em pé. Pouco tempo depois de o Softonic ter publicado ontem a notícia sobre o rumor do fim do Windows Live Messenger, a Microsoft anunciou oficialmente a “morte” do seu programa de comunicação instantânea até o fim do primeiro trimestre de 2013 e a substituição total pelo Skype.
Se você não se lembra, a Microsoft comprou o Skype em maio de 2011 e, desde então, tanto usuários como especialistas em tecnologia se perguntavam qual dos dois programas seria descontinuado. No início, as apostas acreditavam na ressurreição do MSN, que há algum tempo não recebia uma grande atualização, mas possuía um maior número de usuários fiéis.
Entretanto, nos últimos tempos, a certeza de que o Skype prevaleceria ficou mais forte em virtude de pequenos detalhes que mostravam a preferência da Microsoft pelo programa de videoconferência.
Conheça os sinais que confirmavam a substituição do MSN pelo Skype:
Dois produtos concorrentes
A manutenção do Skype e do MSN por uma mesma empresa não teria lógica. Apesar de algumas diferenças de funcionalidades, os programas são concorrentes diretos. Ambos são utilizados para bate-papo entre amigos, seja por meio de mensagens instantâneas ou videoconferências.
Atualizações (cada vez menos) frequentes
Ultimamente, o MSN recebia cada vez menos atualizações e com menos novidades em cada uma delas. É verdade que faz menos de um mês que foi lançado o Windows Live Messenger 2012, mas as mudanças em relação à versão anterior são praticamente imperceptíveis.
Por outro lado, o Skype tem sido atualizado com maior frequência e a nova versão 6.0 inclui diversas novidades, como a possibilidade de fazer login com a Conta Microsoft e até mesmo conversar com seus amigos do MSN.
No gráfico abaixo, é fácil visualizar esses maiores períodos de tempo entre as atualizações mais recentes do Messenger:
Rede integrada de contatos
A versão 6.0 do Skype já permite que você acesse – e converse – com seus contatos do MSN. Está tudo lá: grupos, chat, videoconferência, emoticons…
Tudo o que você já usava no Windows Live Messenger para falar com os amigos também está no novo Skype. Para isso, basta conectar sua Conta Microsoft ao Skype.
Versão para Windows 8
O Skype recebeu recentemente uma versão para o Windows 8, o que não aconteceu com o MSN. Simples assim. Quer um sinal mais claro do que este?
O recém-lançado sistema operacional da Microsoft é a maior aposta da empresa no futuro da computação pessoal e não poderia receber um programa que já estava com a aposentadoria confirmada. O lançamento do Skype para Windows 8 foi o golpe de misericórdia da Microsoft no Windows Live Messenger.
Foi surpresa para você o anúncio da Microsoft de que o MSN está com os dias contados? Conhece alguma outra pista que dava a certeza de que o Skype ganharia a briga com o Windows Live Messenger? Conte para a gente!

Os mais recentes de Rafael Videiro
Também pode te interessar
Prime Video termina o ano em grande: chegam Red One, Cross e Citadel em dose dupla
Leia mais
O golpe dos aplicativos românticos com criptomoedas que o Google decidiu denunciar
Leia mais
Margot Robbie produzirá um filme baseado em uma guerreira de quadrinhos… e também será a protagonista?
Leia mais
Já sabemos quanto tempo Hellblade 2 vai durar: menos do que o esperado
Leia mais
Chega à Netflix um dos filmes de ficção científica mais originais e divertidos dos últimos anos
Leia mais
O último grande sucesso da Steam é como o Lethal Company, mas sendo um youtuber
Leia mais