iOS 8: conheça as novidades que realmente vão mudar sua rotina

iOS 8 novidades

Novidade pela novidade – e propagandas da Apple à parte -, vamos ver o que o novo iOS 8 introduz no dia a dia de quem tem um smartphone ou tablet da Apple.

Como um bom apaixonado pelos produtos de Cupertino, dediquei os últimos dois meses a entender melhor as versões beta do iOS 8 sempre com a seguinte questão em mente: o que o novo sistema realmente traz de novo para o nosso cotidiano?

Agora, finalmente, o novo sistema operacional móvel está a ponto de chegar aos usuários: o iOS 8 estará disponível para download no próximo 17 de setembro. Mas o que é realmente útil para nós no iOS 8? Vamos analisar, entre as várias novidades, aquelas que definitivamente serão de muita ajuda e quais não.

Mensagens: adeus, WhatsApp, Viber, Skype, Snapchat…

O app de mensagens é, segundo a Apple, o mais utilizado de todos os aplicativos nativos do iOS. Entretanto, até agora cobria apenas parte das necessidades dos usuários.

Para conversas em grupo muitos migravam, possivelmente, para o WhatsApp. Para enviar fotos picantes, Snapchat. Para fazer chamadas grátis, a grande maioria optava certamente pelo Skype ou Viber.

A jogada inteligente da Apple com o iOS 8 é satisfazer todas essas necessidades sem sair do app Mensagens.

Agora, você pode de fato enviar SMS, criar chats em grupo, gravar mensagens de voz e em vídeo, enviar as famosas mensagens que se autodestroem, acessar as chamadas de áudio e vídeo grátis do FaceTime, enviar ou compartilhar sua localização.

Mensagens de voz e vídeo no app Mensagens do iOS 8Mensagens de voz e vídeo no app Mensagens do iOS 8

Para nós, isso significa que os usuários de dispositivos Apple não precisarão de nenhum outro app para falar com alguém. E ter tudo num só lugar em vez de ter que acessar quatro ou cinco aplicativos é confortável. Pense na facilidade de encontrar uma conversa que você quer ler novamente.

Entre outras coisas, todos os anexos (fotos, vídeos, arquivos…) que você troca num chat ficam guardados no mesmo local. Basta clicar em Detalhes (Details) no canto superior direito e ver a seção Anexos (Attachments). Especialmente nas conversas em grupo, esta funcionalidade é bastante útil. Teste e veja você mesmo.

Anexos de mensagens

Para finalizar, quem decidir comprar um iPhone 6 Plus ainda poderá ver, na posição horizontal, duas colunas: contatos à esquerda e mensagens à direita. Nada essencial, mas bastante confortável.

iCloud Drive: a nuvem da Apple finalmente compreensível

icloud_drive_iconDo ponto de vista do usuário, a grande novidade do novo iCloud Drive é a clareza da estrutura e a simplicidade da interface.

O serviço agora está organizado como um verdadeiro disco virtual, com uma estrutura navegável por meio de diretórios, semelhante a outros serviços da mesma categoria, como o Dropbox.

A novidade não é pouca coisa. Anteriormente, o iCloud era tudo menos compreensível ao usuário. Ele tinha um espaço na nuvem cujo backup funcionava quase totalmente de maneira automática, mas que não tinha um jeito simples de visualizar o conteúdo porque não existia um acesso direto.

Isso significa que não era possível nem mesmo selecionar um arquivo e guardá-lo no celular, de modo que ficasse disponível sempre que necessário. Como se vê, todos tínhamos problemas para entender como o iCloud funcionava exatamente – e o que era possível ou não fazer com ele.

iCloud Drive

Agora que a integração com o OS X e o iOS 8 oferece mais transparência, o iCloud Drive pode se tornar o serviço de armazenamento na nuvem “escolhido” pelos usuários da Apple.

Handoff, o coração do Continuity

continuity_iconContinuity é o nome que a Apple escolheu para a integração profunda entre seus sistemas operacionais: iOS, OS X e o sistema do Apple Watch, que chegará ao mercado no início de 2015.

Mas o que isso significa em poucas palavras? Que, se você tiver mais um dispositivo Apple na mesma sala ou na mesma casa, eles estarão constantemente “conversando” uns com outros.

E o que quer que seja que comece a fazer em um deles (criar um documento ou ler um artigo na internet ou um e-book, por exemplo), você pode dar continuidade a qualquer momento em outro, exatamente do ponto onde parou. Tudo acontece automaticamente.

Outra coisa que você pode fazer com o Handoff é atender ligações ou mandar e receber mensagens diretamente no seu Mac, sem nem sequer tocar no iPhone. Se você está com preguiça ou com foco total no trabalho no computador, é uma verdadeira comodidade.

Siri escuta você

siri-iconA novidade substancial que nós encontramos no assitente virtual da Apple é a ativação com “mãos livres”. Quando o iPhone estiver conectado a uma fonte de energia, se você disser “Hey, Siri“, a sua secretária digital será ativada e responderá aos seus comandos.

A ideia de permitir a ativação por voz somente quando o aparelho está carregando foi pensada, por exemplo, quando você está dirigindo e o iPhone funcionando como um computador de bordo, ditando o caminho via GPS, gestionando o recebimento de chamadas e cuidando da trilha sonora da viagem. Nesses casos, você não pode usar as mãos, então agora pode usar a voz.

Teclados personalizados e boas sugestões

O novo teclado do iOS 8 oferece um sistema idêntico ao do SwiftKey Note: sugestões inteligentes que permitem a você digitar mais rápido, mas sem ser invasivo. Se quer usá-las, ótimo. Caso contrário, escreva normalmente e pronto.

Sugestões do teclado

E mais: agora desenvolvedores externos poderão criar teclados alternativos que você poderá instalar no lugar do teclado tradicional.

O teclado padrão do iPhone 6 Plus ainda oferece teclas adicionais para aumentar a velocidade de digitação, como cortar, copiar e colar.

Em resumo: sugestões mais adequadas (que se adaptam ao estilo que você está escrevendo e ao destinatário), novos botões e personalização. Aqui também a Apple marca ponto.

Widgets e extensões: poder e personalização

Alguns apps para iOS 8 incluirão extensões. Na prática, tratam-se de ferramentas para abrir um aplicativo dentro de outro e selecionar funcionalidades do aplicativo “host”.

Por exemplo, você poderá editar imagens no app Fotos com ferramentas do VSCO Cam®, porque este inclui uma extensão que permite que você faça isso.

O Safari também trará extensões. Assim, será possível personalizar o navegador da mesma forma como você faz com o Chrome ou o Firefox no seu computador.

Esta novidade muda profundamente a maneira de usar o iPhone e o iPad, aproximando muito mais à experiência que você já tem no PC, mas sem perder a “leveza” e a comodidade dos dispositivos com tela tátil. Em resumo: mais poder, mesmo conforto.

Os widgets, por sua vez, são extensões instaladas no centro de notificações – que finalmente se tornará mais personalizável e útil. Até agora, poucos são aqueles que usavam as notificações do iOS. Geralmente, o usuário só visualizava os alertas por engano e logo fechava com um gesto de aborrecimento. Agora a história pode mudar… mas será necessário dar ao serviço uma nova chance.

Para resumir: widgets e extensões significam mais poder e mais customização. Ponto positivo.

Instalar um novo widget no iOS 8 é fácilInstalar um novo widget no iOS 8 é fácil

Saúde!

Saúde (Health) é uma espécie de centro de controle para aplicativos de fitness, esporte, controle de peso e saúde em geral.

O app conectado a ele recolherá os dados, como calorias queimadas, atividade física, nutrientes absorvidos e muito mais, e os apresentará na forma de gráficos que mostram o desempenho para cada parâmetro em relatórios diários, semanais ou mensais.

Aparência do Health

Os novos iPhone 6 e iPhone 6 Plus também estão equipados com um co-processador dedicado ao movimento chamado M8, que mede também as mudanças de altitude. Assim, a coleta de informações é ainda mais eficaz, especialmente quando combinada com o Apple Watch.

E o Health é útil? Depende. Se você usa de maneira frequente muitos apps deste tipo, provavelmente sim. Ainda mais se tem problemas de saúde e, consequentemente, a necessidade de manter alguns parâmetros importantes sobre controle constante.

É verdade que existe também algo de “doentio” nesta enorme estrutura que potencialmente controla todos os parâmetros vitais. Mas se você adapta o serviço às suas necessidades – e não você ao aplicativo -, e se as informações recolhidas não são de nenhum modo registradas por qualquer pessoa fora do seu smartphone, então pode ser uma boa ferramenta.

Respostas rápidas com notificações interativas

Alguns aplicativos mostram notificações na tela. Já estamos acostumados com isso. Um exemplo comum: o app Mensagens. No iOS 8, entretanto, você pode interagir com essas notificações, como por exemplo responder a um SMS, a partir da própria notificação.

Uma funcionalidade que eu gostei muito, principalmente porque também funciona na tela de bloqueio. Para responder uma mensagem, basta arrastá-la para a esquerda e tocar em Responder (Reply).

As notificações interativas também funcionam na tela de bloqueioAs notificações interativas também funcionam na tela de bloqueio

A comodidade deste recurso está no fato de que no iOS 8 você não precisa mais sair do aplicativo em que está para responder a uma mensagem ou e-mail. Não é necessário nem mesmo desbloquear o celular se você ativar a funcionalidade para a tela de bloqueio. Pequenas coisas que todo mundo aprende a gostar rapidamente… e que tem dificuldade para deixar de lado depois.

Apps Fotos, Câmera e iCloud Photo Library

Que os smartphones já substituíram a câmera digital nas nossas vidas é um fato.

No caso do iPhone, em particular, isso não é uma surpresa: as lentes são boas, a oferta de aplicativos é infinita, e o sistema operacional é robusto. E tudo isso em pouco mais de 100 gramas.

E o que há de novo no ramo da “smartfotografia” no app Fotos do iOS 8?

Muitas coisas. Mas uma em particular: as opções de edição de fotos são realmente úteis, e não irreais, como acontece em uma série de apps de tratamento de imagens.

Ferramenta para endireitar fotos tortas no app Câmera do iOS 8Ferramenta para endireitar fotos tortas no app Câmera do iOS 8

Graças ao iCloud, todas as fotos e vídeos são organizados por eventos – o local da captura, por exemplo – e armazenados automaticamente na sua conta remota, que possui um potente motor de busca para encontrar também imagens antigas num instante.

Interessante também é a opção de gravar vídeos em time-lapse, para criar filmes poéticos ou engraçados, e a opção slow motion, que alcança até 240 FPS nos dois novos modelos do iPhone 6. No geral, a vida dos fotógrafos digitais com o iOS 8 será um pouco mais rica e muito mais ordenada.

Multitasking

Divisão da tela para multitarefa
Esta novidade é interessante para quem tem um iPad. A função de multitarefa permite abrir e usar dois aplicativos ao mesmo tempo, um em cada metade da tela. Só não estou tão seguro de que uma tela tão pequena como a do tablet da Apple possa acomodar adequadamente dois apps simultaneamente.

A questão é que a utilidade depende dos dois aplicativos em questão. Até agora não encontrei um par que me convencesse, mas isso não significa que não exista. Eu vou continuar tentando.

De qualquer forma, é melhor ter o recurso disponível do que não tê-lo. Assim, podemos testar sua utilidade.

Tudo em família… mas de que família estamos falando?

Uma novidade do iOS 8 permite criar uma série de contas da Apple familiares para compartilhar entre elas os aplicativos baixados, as músicas e vídeos comprados, o calendário e as fotos tiradas em cada dispositivo iOS.

O início do processo de configuração do Family SharingO início do processo de configuração do Family Sharing

Os pais ainda têm a possibilidade de aceitarem ou recusarem em tempo real compras na iTunes Store feitas por seus filhos, além de poder localizá-los a todo momento num mapa.

Só que este serviço me fez pensar em uma coisa: realmente existe uma família na qual um pai e uma mãe jovens compartilham o mesmo álbum de fotos ou os mesmos livros com seus filhos pré-adolescentes? Ou na qual cada filho pequeno possui um dispositivo tão caro como um iPhone ou iPad?

Eu penso que a resposta é não. Por isso, eu particularmente não gostei nem da novidade nem da tentativa de propor um modelo familiar tão surreal.

Seus contatos favoritos a um… duplo clique!

No iOS 8, você pode criar uma lista de contatos favoritos com as pessoas com quem fala – ou troca mensagens – mais frequentemente.

Para visualizar esta lista, basta dar um duplo clique no botão Home do iPhone ou iPad e ela aparecerá no topo da tela.

Adicionar contatos aos favoritos

Junto com os favoritos, você também vê as últimas ligações realizadas. Com este recurso extra, muitos de nós não abrirá mais a agenda de contatos. Ótima ideia.

iOS 8: passo a passo

Finalmente, o novo sistema operacional mobile também introduz um novo app bastante interessante: Dicas (Tips). Toda semana você encontra pequenos truques para aprender a usar o iOS 8. Todo mundo precisa e é bem feito.

Dicas do iOS 8

Em resumo: instale o iOS 8

Então, o iOS 8 está aprovado ou não? Aprovado, sem dúvida. Com esta atualização do iOS, a Apple conseguir repetir o feito da transição do Lion ao Mountain Lion, que passou de um sistema operacional ótimo para um irresistível.

Eu recomendo a todos os usuários que possuem um iPhone, iPad ou iPod touch compatível com o iOS 8 a instalá-lo assim que estiver disponível, no dia 17 de setembro. E aproveitar as boas notícias (que são muitas) e perdoar os pecados (não tantos).

Compartilhe com a gente qual a novidade que você mais gostou do iOS 8. Deixe sua opinião nos comentários.

Carregando comentários