Ganhando dinheiro com apps: minha experiência com o Foap

Realmente podemos ganhar dinheiro com o celular? Para descobrir se é verdade, eu experimentei o Foap por 30 dias, meia hora por dia. E estes são os resultados do teste.

Há pouco mais de um mês, nós começamos a fazer uma experiência com duração de 30 dias. Queríamos saber se os apps que prometem fazer você ganhar dinheiro e cartões de presente funcionam ou não. Cada um de nós escolheu um e o utilizamos todos os dias.

Eu queria tentar Foap (disponível para iPhone e Android), que é um intermediário entre fotógrafos amadores e empresas que querem comprar fotos para fins comerciais ou editoriais. Em outras palavras, o app serve para você vender suas fotos.

Como foi o teste? Bem… depende do seu ponto de vista. Não vendi nenhuma foto. Mas o aplicativo parecia sério e, provavelmente, dedicando um pouco mais de tempo e levando um portfólio de fotografias mais encorpado, você pode obter bons resultados. Aqui está a história em detalhes.

Baixar Foap para iPhone

Baixar Foap para Android

Foap, um mercado virtual em crescimento

A primeira coisa que eu fiz foi, obviamente, preencher o cadastro. Demorou alguns minutos. É importante ter uma conta no PayPal (se você tiver qualquer dúvida sobre este assunto, veja este artigo do Baptiste), onde você recebe dinheiro pelas fotos vendidas. Os parâmetros da conta devem ser inseridos nas configurações Cash Out Settings, no menu More do Foap.

Configurações de pagamento em Cash out

Depois eu comecei a fazer o upload de fotos. A maioria das que eu adicionei foram feitas durante a minha viagem para a Namíbia. Eu pensei que ter um portfólio “consistente” iria me dar uma chance melhor de ser encontrado (por exemplo, se uma empresa procurasse pelas tags África ou Namíbia Wildlife iria encontrar, entre outras coisas, todas as minhas fotos, e talvez escolheria alguma).

Fiz upload de 20 fotos. Não são muitas, mas eu queria experimentar as chances de sucesso de um usuário não constante, que publica fotos decentes, mas em número bastante pequeno, e que não investe muito tempo nesta atividade.

Teste no Foap consistiu em 20 fotografias enviadas

Todas as fotografias devem ser avaliadas e aprovadas pela metade da comunidade antes de acabar no banco de dados. Todas as minhas foram aceitas em poucos minutos. A comunidade de usuários do Foap é muito grande e ativa, de modo que os tempos são rápidos. Exceto uma vez, eu nunca tive problemas de upload.

Para cada foto eu incluí um número razoável de tags e tenho certeza de que todas foram muito relevantes para a imagem.

Tags ajudam a encontrar sua fotografia

Cada dia, durante a duração do experimento, avaliei 12 fotos postadas pelos usuários, uma operação não necessária (são cinco avaliações obrigatórias para cada vez que você postar uma foto), mas parece ajudar a dar visibilidade para o seu perfil.

Quanto ao resto, não há muito mais a fazer além de esperar.

Um app bom, mas exige paciência

Usar o Foap foi agradável. Fora alguns problemas ao fazer upload de duas fotos, tudo correu bem. A comunidade é grande e ativa.

A atividade em que gastei mais tempo foi escolher as fotos que eu iria subir. Eu queria incluir apenas as que eu gostava, então eu selecionei cuidadosamente. A escolha de tags foi ponderada, mas foi rápida.

FoapO investimento de tempo foi, portanto, razoável, acessível para todos. Até o momento eu não vendi as fotos, mas não por isso eu avalio negativamente o aplicativo.

Minha impressão é que, dedicando pouco tempo por dia durante alguns meses, logo você se encontra com mais opções de fotos em seu portfólio do Foap (recomendam carregar 100 imagens), e a oportunidade de ganhar alguns dólares existe.

Obviamente, no entanto, as imagens que você envia devem ser bonitas e, possivelmente, originais, ou não terá muita chance. A boa notícia é que nem todos seguem esta regra de ouro, assim que a competição não é sempre, por assim dizer, feroz.

Eu gostei do Foap

Apesar de não ter conseguido nenhum resultado concreto, acho que vale a pena tentar usar o Foap. Com um pequeno investimento de tempo e um pouco de paciência, você pode ter o prazer de ganhar alguns dólares a partir de uma foto que, talvez, você fez por satisfação pessoal.

Se depois você descobre que é realmente bom e vende um monte de fotos, pode até tentar algum outro aplicativo no estilo do Foap, para aumentar ainda mais suas chances de sucesso.

Você já tentou ganhar dinheiro usando apps? Conte-nos sua experiência!

[Artigo original em italiano]

Leia também

Carregando comentários

Últimos artigos

Apps mais baixados

Ver todos os Top apps