Aumente o tamanho dos textos, ícones e menus do Windows em telas grandes

Pesquise a opção para ampliar ou reduzir textos

As telas grandes são sempre as mais queridas. O problema é que a exibição dos botões, ícones e opções do Windows é sempre muito pequena. Felizmente, a solução está a apenas alguns cliques.

Os monitores operam em milhões de pixels microscópicos iluminados por cores diferentes. Uma tela de alta resolução será composta de muitos pixels pequenos, e como resultado, eles diminuem o tamanho dos textos e controles.

Mesmo assim, no Windows, você pode ajustar a dimensão deles com facilidade. Assim você não precisa força seus olhos para enxergar aquele pequeno ícone no cantinho inferior da tela…

1. Pesquise a opção para ampliar ou reduzir texto e outros itens

Faça uma busca e digite a palavra-chave “tamanho”. Antes, limite os resultados da pesquisa para Configurações. Você pode fazer isso naquela pequena opção acima da caixa da pesquisa. Quando o resultado mostrar a opção Ampliar ou reduzir o texto e outros itens, clique nele.

Pesquise a opção para ampliar ou reduzir textos

2. Edite o tamanho dos itens no controle deslizante ou nível de escala

Dependendo da compatibilidade da sua placa de vídeo, o controle deslizante estará habilitado para você ajustar o tamanho de todos os itens. Se não o controle não funcionar, assinale a opção Deixe-me escolher um nível de escala para todos os meus vídeos.

Controle deslizante para alterar tamanho dos itens

3. Escolha o tamanho desejado

Aqui você pode selecionar até quatro níveis de tamanho. Tente ampliar os itens em 150% e teste para conferir o resultado. Os níveis de ampliação de 200% e 250% são adequados apenas para telas muito grandes. Clique em Aplicar para confirmar as novas configurações de tamanho.

Escalas de tamanho

Redimensionar a tela no Windows 8 é muito fácil. Pena que durante a instalação do Windows ou na escolha de uma resolução, o sistema não proponha automaticamente configurações alternativas. Mesmo assim, temos que considerar que acontece o mesmo no Mac OS X ou Linux.

* O método também serve para o Windows 7.

Quer mais truques do Windows? Leia nossas dicas e tutoriais para Windows.

[Artigo original em alemão]

Leia também:

Carregando comentários