Continue usando o Windows XP no Windows 8 com o VMLite

Usar o Windows XP dentro do Windows 8

Não há mais atualizações para o Windows XP, no entanto, você pode continuar usando este sistema operacional como uma máquina virtual sem problemas. Configurar o modo Windows XP no gratuito VMLite é um processo que até mesmo os usuários iniciantes serão capazes de fazer em um piscar de olhos.

A Microsoft investiu no modo Windows XP como um complemento para o Windows 7. Mesmo nesta versão, nem todos os programas antigos do Windows podiam funcionar perfeitamente. No Windows 8 não está prevista a configuração do modo Windows XP; porém, graças ao VMLite, podemos enganar a Microsoft e instalar a máquina virtual, mesmo no último sistema operacional.

1. Baixe o Windows XP da Microsoft

Você deve fazer o download de um arquivo que contém uma máquina virtual criada pela Microsoft e pronto para usar. Baixe o arquivo e não clique duas vezes no mesmo após o download, deixe o de lado.

2. Download e instalação de VMLite XP Mode

O VMLite XP Mode é um ambiente virtual gratuito, como o VMware ou Virtualbox. O VMLite permitirá executar o modo Windows XP da Microsoft sem muita dificuldade, mesmo com o Vista ou Windows 8.

3. Abra o VMLite XP e importe o Windows XP

Clique na opção de menu Machine e depois em New.

Na janela seguinte, selecione a segunda opção, e então indique o arquivo que você baixou anteriormente e que contém o modo Windows XP da Microsoft.

O VMLite XP Mode descompacta automaticamente o instalador e prepara a configuração.

Antes da instalação, você deve aceitar os Termos e Condições da licença da Microsoft. O modo Windows XP é gratuito, porém inclui um sistema operacional original do Windows XP.

Neste ponto, o VMLite instala o sistema operacional XP completo como uma máquina virtual. Ao contrário do que acontece com a instalação do Windows clássico, não precisa digitar as informações até que seja solicitada a senha do administrador. Exceto no caso em que você use o modo Windows XP com outros usuários, você provavelmente não vai precisar mais desta senha. No entanto, recomendamos anotá-la, só para garantir.

Na próxima janela, você pode determinar a RAM usada pela máquina virtual do Windows XP. 512 MB é o espaço mínimo, mas cerca de 2GB, geralmente, é mais que suficiente. Depois, você pode modificar para alterar essa configuração, conforme necessário.

Na janela seguinte você pode ativar as atualizações automáticas no Windows XP. A mais recente atualização do Windows XP foi lançada no começo de 2014. Recomendamos desativar esse recurso e executar todas as atualizações disponíveis após a primeira inicialização.

Finalmente, você precisará configurar o disco rígido virtual de VMLite XP Mode. Após a conclusão desta etapa, a instalação está completa.

5. Execução do VMLite XP Mode

Neste ponto, na interface de VMLite, a modalidade Windows XP será exibida como uma máquina virtual. Clicando na seta verde, você pode iniciar o Windows XP.

Você pode executar o modo Windows XP tanto em tela cheia como em uma janela menor. O VMLite ajusta automaticamente a tela.

6. Acesso mais rápido graças ao modo stand-by e o ícone na área de trabalho

Se necessário, você também pode ligar e desligar rapidamente a máquina virtual sem ter que esperar todo o processo de reinicialização. O VMLite simplesmente coloca em pausa o modo Windows XP e armazena o estado do sistema no disco rígido para usar o modo Windows XP somente quando você realmente precisar dele.

Leia mais sobre o fim do Windows XP:

[Artigo original em alemão]

Carregando comentários