Anúncio

Artigo

App de lanterna para Android é acusado de vender dados de usuários a terceiros

Rafael Videiro

Rafael Videiro

  • Atualizado:

O popular aplicativo de lanterna Brightest Flashlight Free para Android está sendo acusado pela Comissão Federal do Comércio (FTC) dos Estados Unidos de recolher dados de usuários e vendê-los a terceiros.

O app, que totaliza mais de 50 milhões de downloads no Google Play, usaria o sistema de geolocalização do celular para enviar informações sobre a localização do usuário, juntamente com o ID único do dispositivo. E – claro – isso aconteceria sem o conhecimento do proprietário do telefone.

App de lanterna para Android é acusado de vender dados de usuários a terceiros

Para tentar resolver o problema, a Comissão Federal do Comércio entrou em contato com o desenvolvedor do aplicativo e solicitou a alteração da política de privacidade adotada pelo app, fornecendo aos usuários mais opções de controle sobre os dados de localização e uma explicação mais clara a respeito de como essa informação é utilizada e com quem é compartilhada. A FTC também intimou o desenvolvedor a eliminar todos os dados coletados até agora.

Jessica Rich, diretora do Departamento de Proteção ao Consumidor da FTC, declarou que “este aplicativo de lanterna deixa os usuários no escuro sobre como suas informações serão usadas”.

Ao instalar um app no Android, você pode ver quais dados ele solicita acesso, mas não pode escolher qual aceitar. Para piorar, muitos usuários nem mesmo leem o que aparece na tela. Um meio de se proteger da exposição indevida dos seus dados é prestar atenção às informações durante o processo de instalação de aplicativos e começar a fazer perguntas do tipo “Por que um aplicativo de lanterna precisa dos meus dados de localização?”.

Atitudes tão simples como essa podem evitar muitos problemas futuros…

Fonte: FastCompany

Rafael Videiro

Rafael Videiro

Os mais recentes de Rafael Videiro

Diretrizes Editoriais