Artigo
4 aplicativos para tornar o seu smartphone mais inteligente


- 1 de julho de 2014
- Atualizado: 6 de março de 2024 às 13:47

O seu iPhone ou Android não é smart o suficiente para o seu gosto? Então experimente esta série de aplicativos para mudar a maneira como você usa o celular.
IFTT, Agent, Pushbullet, Trigger: nos últimos anos, uma nova classe de aplicativos surgiu para tornar o seu celular ainda mais inteligente. Em geral, os apps permitem automatizar algumas operações e a interconexão de serviços. Às vezes também preenchem as lacunas de um sistema operacional.
A nova geração de utilitários é bastante utilizada por profissionais das novas tecnologias e pode prestar muitos serviços para todos os proprietários de smartphones. Hoje apresento quatro aplicativos revolucionários que põem a automação à disposição de todos os usuários.
IFTTT
Antes de fazer uma entrada triunfal nas lojas de aplicativos para sistemas operacionais móveis, o IFTTT existia como um aplicativo web. A sigla IFTTT significa If This Then That – em português quer dizer Se Isso Então Aquilo, ou seja, se acontecer alguma coisa, acontecerá aquilo.
O que este aplicativo faz? A ideia é a seguinte: usando as API, as ferramentas de desenvolvimento disponibilizadas pelos maiores nomes da internet, como o Facebook ou o Google, o IFTTT permite compor reações em cadeia – as receitas na linguagem do IFTTT – para deixar, assim, “a internet fazer o trabalho para você.”
Se tudo isso ainda não ficou claro para você, aqui estão algumas ideias possíveis de fazer no IFTTT, muito apreciadas pela comunidade de usuários:
- Alterar seu status ou foto de perfil do Twitter quando atualizar a página no Facebook
- Enviar para o e-mail todas as novas fotos tiradas com o celular
- Salvar uma planilha no Google Docs de todos os contatos do seu smartphone
- Colocar o smartphone Android em silêncio quando você chega ao trabalho
Baixar If This Then That para iPhone ou Android
Trigger
O Trigger, um aplicativo disponível apenas no Google Play Store, tem o mesmo princípio de ação e reação que o IFTTT, mas centrado no sistema operacional do celular. A única desvantagem: se você quiser acessar todos os recursos do Trigger, você precisa fazer o root no Android.
O Trigger permite, por exemplo, deixar o seu celular silencioso ao chegar ao escritório. Neste caso, o gatilho usado é sua localização, calculada por meio do GPS. Se o gatilho for ativado, segue uma reação: no caso, o modo silencioso do celular.
Ao contrário do que se poderia pensar, a configuração do aplicativo é muito simples. Você pode, é claro, se basear nos modelos propostos pelo editor. Aqui estão algumas possibilidades oferecidas pelo Trigger:
- Iniciar um aplicativo de GPS quando o Bluetooth da rádio do carro é reconhecido
- Alterar o volume e o tipo de toque, dependendo de onde você estiver
- Realizar check-ins automáticos no Foursquare
Atenção: O Triggers (pago) para iPhone e iPad também torna possível automatizar ações, mas não tem nada a ver com o Trigger para Android.
Agent
Desenvolvido pelas mesmas equipes do Trigger, o Agent é um aplicativo para dispositivo móvel disponível apenas no Google Play Store.
Uma vez instalado, o Agent oferece 5 ações pré-definidas, que podem ser alteradas uma por uma usando as configurações avançadas do aplicativo. Os usuários avançados irão se beneficiar do poder do app.
O Agent permite agir em cinco aspectos do celular:
- Battery: para regular o consumo de bateria
- Sleep: para ativar o modo silencioso enquanto você dorme
- Parking: para gravar automaticamente a posição geográfica de seu veículo quando você estacionar
- Meeting: para alternar no modo silencioso quando você estiver em uma reunião
- Drive: para automatizar o envio de mensagens quando você estiver dirigindo
Pushbullet
Ao contrário do If This Then That, que incide sobre serviços de terceiros, o Pushbullet pretende facilitar o intercâmbio de dados entre computadores e celulares.
Em vez de enviar um e-mail para seus contatos ou a si mesmo para encontrar um link ou imagem, por que não enviar o conteúdo diretamente? Para comunicar o celular e o PC, é necessário instalar o aplicativo Pushbullet no celular e a extensão do mesmo nome no navegador do desktop.
Durante o uso, a operação é ainda mais rápida do que fazer o upload de links em um serviço de armazenamento tradicional.
O que salta aos olhos no Pusbullet? O app sincroniza o Centro de Notificações do celular com o computador. Por meio desta simples configuração é possível, por exemplo, exibir um pop-up no seu PC ou Mac quando alguém chamá-lo no Android.
Aqui estão alguns casos típicos de uso do Pushbullet:
- Enviar fotos do seu computador para o smartphone
- Quando você envia um link do seu celular, ele abre diretamente o URL em uma nova aba no seu navegador para PC ou Mac
- Se você está no seu PC, não precisa tirar seu Android do seu bolso: os avisos são apresentados também no computador
Baixar Pushbullet para iPhone ou Android e as extensões para Mozilla Firefox e Google Chrome
Como vimos, este tipo de aplicativo é particularmente popular entre os blogueiros, bem como os profissionais das novas tecnologias, mas todo mundo pode encontrar sua maneira de usá-los e inventar suas próprias receitas.
Você conhece outros apps que deixam o celular mais esperto?
Leia também:

Os mais recentes de Baptiste Brassart
Também pode te interessar
- Notícias
Prime Video termina o ano em grande: chegam Red One, Cross e Citadel em dose dupla
Leia mais
- Notícias
O golpe dos aplicativos românticos com criptomoedas que o Google decidiu denunciar
Leia mais
- Notícias
Margot Robbie produzirá um filme baseado em uma guerreira de quadrinhos… e também será a protagonista?
Leia mais
- Notícias
Já sabemos quanto tempo Hellblade 2 vai durar: menos do que o esperado
Leia mais
- Notícias
Chega à Netflix um dos filmes de ficção científica mais originais e divertidos dos últimos anos
Leia mais
- Notícias
O último grande sucesso da Steam é como o Lethal Company, mas sendo um youtuber
Leia mais