Anúncio

Artigo

Android sofre 99% de todas as ameaças em plataformas móveis

Rafael Videiro

Rafael Videiro

  • Atualizado:

Segundo o relatório anual de segurança da Cisco, 99% de todos os malwares em celulares e tablets em 2013 estavam direcionados à plataforma Android. Como o Softonic apresentou em diversas oportunidades, muitas dessas ameaças vinham embaladas em apps legítimos de lojas de aplicativos não oficiais.

A alto índice de malwares destinados a dispositivos Android assusta, mas não chega a ser uma surpresa. Com mais de 80% do mercado de smartphones, faz sentido que a maioria das invasões se concentrem na plataforma móvel do Google. A situação é similar à vivida pelo Windows em relação ao Mac.

Android sofre 99% de todas as ameaças em plataformas móveis

Outra razão que contribui para a popularidade do Android entre os hackers é a relativa abertura do sistema. Além disso, muitos usuários do Android instalam aplicativos disponíveis fora do Google Play, que por si só não está imune de malwares.

A boa notícia – se é que existe alguma quando se fala de malware e invasões de sistemas – é que a proporção de ameaças destinadas a plataformas móveis é ainda muito pequena. Apenas 1,2% de todos os malwares detectados no ano passado tinham como destino um sistema operacional móvel. Entretanto, sabendo que a cada dia mais e mais pessoas usam seus dispositivos móveis para acessar suas contas bancárias por exemplo, o crescimento dos malwares em celulares e tablets se torna preocupante.

O relatório da Cisco ainda destaca que 91% dos exploits na web têm o Java como alvo – também nada surpreendente -, e que 64% dos malwares são trojans, com os adwares alcançando 20%. No Android, o malware mais comum é algo chamado Android.Qdplugin, um trojan que rouba informações de qualquer dispositivo infectado.

[Fonte: Cisco]

Rafael Videiro

Rafael Videiro

Os mais recentes de Rafael Videiro

Diretrizes Editoriais