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Uma nova matéria para detectar fake news chega às escolas

A Califórnia aposta em uma nova disciplina de 'alfabetização midiática'

María López

María López

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É provável que em mais de uma ocasião você tenha considerado verdadeira uma informação que, mais tarde, descobriu não ter nada a ver com a realidade. Hoje em dia, alcançar a verdade envolve saber navegar entre boatos e fake news, uma tarefa que não é tão simples quanto parece. Para enfrentar essa realidade, o estado da Califórnia vai incluir nas escolas uma nova matéria que ajudará os estudantes a distinguir uma notícia real de outra falsa.

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Foi no mês passado que o governador Gavin Newsom assinou este projeto de lei, que enfatiza a necessidade de uma ‘educação abrangente em mídia’. Marc Berman, outro deputado que apoiou a lei, destacou as consequências nefastas da desinformação. Como exemplos, citou o motim no Capitólio e as falsidades relacionadas à COVID-19.

Uma nova matéria para detectar fake news chega às escolas

Em outubro passado, Berman declarou que eles têm ‘a responsabilidade de ensinar a próxima geração a ser mais crítica em relação aos conteúdos online e estar mais alerta contra a desinformação, a propaganda e as teorias da conspiração‘. Ele também esclarece que este projeto ajudará os estudantes a serem ‘mais responsáveis sobre o conteúdo que publicam online e a compreender melhor a segurança e a privacidade‘.

Esta matéria é conhecida como ‘alfabetização midiática‘ e se posicionará ao lado de outras disciplinas importantes como matemática, história, inglês, etc. No entanto, a Califórnia não é o único estado que decidiu agir contra as notícias falsas desta maneira. Durante o mês de janeiro passado, Nova Jersey assinou uma lei que persegue um objetivo muito semelhante ao da Califórnia. E, no final, a chave para tudo sempre estará em receber uma boa educação.

Fonte: Complex.

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