Anúncio

Notícias

Um telescópio da NASA que busca asteroides no espaço vai colidir com a Terra por causa do Sol

Até sempre e obrigado, NEOWISE

Um telescópio da NASA que busca asteroides no espaço vai colidir com a Terra por causa do Sol
Chema Carvajal Sarabia

Chema Carvajal Sarabia

  • Atualizado:

O telescópio espacial NEOWISE está tristemente se aproximando ao seu desaparecimento ardente devido às explosões do Sol, que estão fazendo com que o telescópio infravermelho saia gradualmente de sua órbita antes de queimar na atmosfera terrestre.

Aplicativo da NASA Download

O NEOWISE (Near-Earth Object Wide-field Infrared Survey Explorer) da NASA ficará inutilizado no início de 2025 devido ao aumento da atividade solar, segundo anunciou a agência espacial.

Espera-se que a órbita do telescópio diminua gradualmente ao longo do tempo. Isto ocorre devido ao aquecimento da atmosfera terrestre pelo Sol, o que causa sua expansão. Como resultado, os satélites em órbita experimentam um aumento da resistência atmosférica, o que leva a uma diminuição de sua altitude.

E a culpa é da atividade solar

O Sol está se aproximando ao seu máximo solar, um período em que as erupções solares e as explosivas ejeções de massa coronal se intensificam. Durante este período do ciclo de 11 anos do Sol, os gases atmosféricos irão desacelerar o NEOWISE, arrastando-o para baixo na atmosfera terrestre. Como resultado, o telescópio não será capaz de manter sua órbita ao redor de nosso planeta.

‘Depois de vários anos de calma, o Sol está despertando novamente’, declarou Joseph Masiero, pesquisador principal adjunto da missão NEOWISE. ‘Estamos à mercê da atividade solar e, sem meios para nos mantermos em órbita, o NEOWISE está agora retrocedendo lentamente em espiral em direção à Terra’.

NEOWISE tinha evitado até agora a ira do Sol durante os últimos 10 anos de sua missão reativada. O telescópio espacial foi lançado em 2009 com o objetivo de realizar um levantamento do céu em luz infravermelha, capturando galáxias distantes, estrelas frias e estrelas anãs brancas em explosão com muito mais sensibilidade do que outros levantamentos.

Naquele momento, era conhecido simplesmente como WISE (Wide-field Infrared Survey Explorer). O telescópio mapeou o céu duas vezes antes de ficar sem refrigeração criogênica, o que permitiu observar comprimentos de onda infravermelhos sem que o calor da própria nave interferisse em suas observações. Posteriormente, o WISE entrou em hibernação em fevereiro de 2011.

Depois de quase três anos flutuando sem nenhum propósito, o telescópio recebeu uma segunda chance. Em dezembro de 2013, a NASA realocou a missão para observar objetos próximos à Terra, ajudando assim a proteger nosso planeta de possíveis ameaças.

Ao longo dos últimos 10 anos de serviço, NEOWISE escaneou o céu inteiro mais de 20 vezes e realizou 1,45 milhões de medições infravermelhas de mais de 44.000 objetos do sistema solar, de acordo com a NASA. O telescópio observou mais de 3.000 objetos próximos à Terra, 215 deles descobertos por ele, incluindo um cometa de longo período com o mesmo nome.

Aplicativo da NASA Download

Mesmo após o seu desaparecimento, os pesquisadores continuarão contando com os valiosos dados coletados pelo NEOWISE para continuar fazendo novas descobertas.

Chema Carvajal Sarabia

Chema Carvajal Sarabia

Jornalista especializado em tecnologia, entretenimento e videogames. Escrever sobre o que me apaixona (gadgets, jogos e filmes) me permite manter a sanidade e acordar com um sorriso no rosto quando o despertador toca. PS: isso não é verdade 100% do tempo.

Os mais recentes de Chema Carvajal Sarabia

Diretrizes Editoriais