9 diferenças fundamentais entre o Slingshot e o Snapchat

Slingshot é a criação mais recente do Facebook. Apresentado como um concorrente forte para o Snapchat, a principal função do Slingshot é compartilhar fotos e vídeos curtos com seus amigos. No entanto, olhando um pouco mais de perto, o programinha do bilionário Mark Zuckerberg não é muito parecido com o app de mensagens efêmeras. Para ajudar você a compreender tudo isto, nós apresentamos nove diferenças entre os dois aplicativos.


Forçado a compartilhar

A pedra fundamental do Slingshot é o compartilhamento. Para ver as fotos ou vídeos enviados por seus amigos, você precisa mandar uma mensagem de volta. É impossível consumir o conteúdo do app sem enviar uma mensagem recíproca. Claro, a proposta por trás é transformar todos os usuários em meros criadores de conteúdo e encorajar a interatividade. O aplicativo também incentiva o envio de fotos e vídeos para todos os seus contatos em vez de uma pessoa apenas.

Sem contagem regressiva

No Slingshot, as fotos e os vídeos se autodestroem depois de serem recebidas ou se o receptor responder. Aqui, ao contrário do Snapchat, não tem contagem regressiva. Ao abrir o conteúdo compartilhado, as fotos e os vídeos são mostrados em loop indefinidamente. Se a mensagem não for aberta em 30 dias após o envio, o conteúdo será removido automaticamente.

Recurso de desenho para sobrinhos do Picasso

Igual ao Snapchat, você pode desenhar por cima das imagens no Slingshot. No entanto, o app da rede social vai além com uma paleta de cores completa. E não termina por aí. Você pode escolher a largura da linha, um luxo que o Snapchat ainda não apresenta. Por outro, o Slingshot não deixa desenhar nos vídeos e não tem filtros.

Recurso para desenhar no SlingshotO Slingshot permite que você escolha as cores com precisão

Backup automático

O Slingshot também se difere do Snapchat por oferecer backup automático do conteúdo enviado e salvar tudo na galeria de imagens do celular. Vale ressaltar que a opção existe no Snapchat, mas você precisa ativar manualmente a cada Snap.

Sem notificação

Esqueça as notificações. O Slingshot não avisa quando alguém abre suas mensagens enviadas. Pior ainda, o aplicativo não informa se a tela foi capturada…

Reações ao conteúdo enviado

É possível responder a um Sling com uma reação. A resposta surgirá por cima da mensagem original como uma montagem rápida. Se você conhece o Frontback, logo associará uma coisa a outra. Frontback é um aplicativo para compor imagens engraçadas usando a câmera frontal e traseira do celular.

Reação ao post recebidoAs reações no Slingshot ganham a forma de fotomontagem

Sem mensagem de texto ou vídeo

É possível responder a uma reação do Sling com outra reação – o Slingshot oferece outro pequeno pedacinho de texto como resposta. Mas não espere por um chat. Já o Snapchat, por outro lado, tem um messenger de texto e vídeo simples, mas funcional e divertido – por incrível que pareça.

Mais transparência sobre segurança

Embora seja muito – mas muito cedo – para falar sobre a qualidade de segurança do Slingshot, os testes básicos não encontraram qualquer rastro dos arquivos baixados depois da destruição deles. A grande diferença com o Snapchat reside na transparência da equipe sobre o assunto. O usuário pode encontrar dicas de ajuda para se proteger contra capturas de tela – o grande vilão destes aplicativos – e precauções a serem tomadas com os posts compartilhados. Digamos assim, é mais honesto.

Objetivos diferentes

O Slingshot não veio para substituir o Snapchat. Os dois aplicativos têm propostas diferentes. Diferente do Snapchat, o Slingshot não é voltado para mandar mensagens autodestrutivas e assegurar a privacidade do usuário. O aplicativo do Facebook visa um jeito rápido e eficiente para compartilhar fotos e vídeos com uma grande quantidade de pessoas. A autodestruição do conteúdo é mais um detalhe prático do que função principal.

Slingshot tem potencial para atrair os mais jovensO Slingshot não foi criado para enviar mensagens secretas ou privadas

É como se os dois aplicativos procurassem seduzir dois públicos diferentes usando suas particularidades evidentes. Diferente do Snapchat, o Slingshot não foi direcionado para compartilhar confissões íntimas ou sacanagens (conhecido também como sexting), uma diferença fundamental que pode aumentar a adesão do novo aplicativo numa audiência mais jovem.

[Artigo original em francês]

Leia também

Carregando comentários