6 truques para usar o Google como um ninja

O Google ocupa mais ou menos o papel que tinha a enciclopédia Barsa há alguns anos. É a primeira fonte de consulta quando temos dúvidas ou precisamos de mais dados sobre algum tema. Mas, desde que o Google nasceu, há 13 anos, o buscador melhorou bastante e vem incorporando novas funções.

Atualmente, além de buscas, é possível acionar via campo de pesquisa algumas ferramentas e serviços próprios da companhia de Mountain View. Se você só usa o Google para pesquisas tradicionais com palavra-chave, confira 6 funções que ajudam a economizar tempo e evitar a navegação sem rumo na internet. Pronto para se tornar um Google ninja?



Calculadora

Se a página do Google está aberta no computador e surge a necessidade de fazer alguma conta, esqueça isso de clicar no botão de início do Windows e abrir a calculadora. Você pode, na própria caixa de pesquisa, escrever o cálculo desejado. O resultado aparecerá num golpe de mágica no topo da página de resultados.


Meteorologia

Quer saber a temperatura de hoje e dos próximos dias? Simplesmente escreva a palavra “tempo” acompanhada do nome da cidade do seu interesse. Você verá os dados do dia atual e a previsão para os três seguintes. Além da temperatura, o serviço informa o nível de umidade e a direção e a velocidade do vento.

Conversão de moeda

Não é difícil encontrar sites de conversão de moedas. Mas se você pode fazer esta operação direto na caixa de pesquisa do Google, por que alargar o processo? Digite o valor, o nome da moeda original, a preposição “em”, o nome da moeda final e aperte “enter”.

Conversão de unidades

Não se sinta mal por não saber quanto são 3000 milhas em quilômetros, ou 67 graus Fahrenheit em Celsius. Peça essa informação ao Google na própria caixa de pesquisa seguindo a estrutura da conversão de moedas, ou seja, utilizando a preposição “em”.

Situação do seu time

Em alguns momentos, especialmente no trabalho, é complicado visitar sites de esporte para ver notícias do time do coração. Alguém pode achar que você não está fazendo o que deveria. Se a curiosidade bater forte, faça o seguinte: escreva o nome completo do clube no Google e clique na lupa de pesquisa. Você ao menos ficará por dentro do placar do último encontro e do próximo jogo (com o nome do oponente, o dia e a hora). A ferramenta não funciona 100%, mas já está disponível para clubes grandes.

Horário de voos

O Google oferece ainda um serviço de consulta a horários de voos. Por exemplo, para obter os dados de voos entre Rio de Janeiro e São Paulo, escreva “voos de Rio de Janeiro para São Paulo”. Além de informações resumidas sobre quantos aviões e quais companhias aéreas percorrem a rota diariamente, você verá uma lista completa de voos tanto do dia da consulta como dos cinco próximos.

Carregando comentários