Porque você precisa aposentar o seu Windows XP

Mais de 400 milhões de licenças vendidas em todo o planeta e uma verdadeira revolução nos sistemas operacionais da Microsoft: esse foi é o legado do Windows XP. O ditado “o que é bom, dura pouco” não pode ser aplicado ao XP que, desde outubro de 2001, conquistou o coração de muita gente.

Entretanto, como já era de se esperar, a Microsoft vem tentando derrubar o reinado do XP. Sem contar o Vista – o sistema operacional mais odiado do sistema solar – já foram lançados o Windows 7 e o Windows 8, com o claro objetivo de dar um salto de qualidade.

Gradativamente, programas e aplicativos deixaram de ser desenvolvidos para o XP que, ao que tudo indica, está com os seus dias contados.

Se você tem um Windows XP e ainda não encontrou motivos para fazer o upgrade, continue a leitura e saiba algumas razões pelas quais já é hora de aposentá-lo.

IE 9 ou 10? Nem pensar

Exatamente. Se você quer usar o Internet Explorer 9 ou o Internet Explorer 10, precisa ter, pelo menos, o Windows 7 instalado na sua máquina. Essa mudança já era esperada, uma vez que os novos recursos do navegador requerem um sistema operacional mais parrudo.

Por mais que você ame o seu XP, não dá para lutar contra as novas tecnologias. Basta imaginar que você tem um Fusca 1970 e quer que o carro tenha GPS integrado… Impossível.

Então, se você tem um XP, esqueça as versões mais modernas do Internet Explorer.

Incompatibilidade de aplicativos

Não adianta chorar o leite derramado: existem muitos aplicativos que não rodam no XP. Afinal, era de se esperar, já que, tanto hardwares, como softwares mudaram consideravelmente ao longo dos últimos 12 anos – a idade do XP.

Além disso, a Microsoft tem priorizado claramente aplicativos em 64 bits, que têm melhores efeitos gráficos e não comprometem o desempenho do PC. Esta também é mais uma evidência de que o XP está com a corda no pescoço.

Nada mais normal do que ver alguns desenvolvedores abrirem mão de criar e atualizar programas para o Windows XP.

Visual ultrapassado

Por mais que o Sr. Chuck O’Rear – aí ao lado – tenha ficado milionário, que a foto seja uma das mais vistas da história e de ser um símbolo do XP, responda com sinceridade: você tem o mesmo papel de parede desde o dia em que ligou o PC pela primeira vez?

Pois é… Mas não é só o papel de parede – ainda mais porque no Softonic você pode personalizar o seu XP à vontade. A estética do XP já era, acabou. Ainda mais se comparamos com o Windows 7 ou o Windows 8.

E por mais que você turbine o visual do seu XP, a possibilidade de ter o PC mais lento por causa do alto consumo de recursos é enorme…

Fim do suporte oficial

O XP já não é vendido há alguns anos e, para piorar, o suporte ao sistema operacional também está por um fio. Isso porque a Microsoft colocou uma data limite: 2014. A partir deste ano, a empresa deixará oficialmente de dar suporte a quem tem Windows XP com Service Pack 3.

Quem tem o Service Pack 2 já sabe que o suporte desapareceu faz tempo…

Ah, mas não tem problema: o sistema continua funcionando normalmente. Sim, continua. Entretanto, se acontecer alguma coisa, a turma do Sr. Bill Gates não tem obrigação nenhuma em dar uma força

E aí, tem um XP? Então conte para a gente porque você não consegue abandoná-lo! 😉

Carregando comentários