Anúncio

Notícias

Os melhores filmes de 2023 que, com certeza, você perdeu

2023 foi ainda melhor do que você imaginava

Os melhores filmes de 2023 que, com certeza, você perdeu
Chema Carvajal Sarabia

Chema Carvajal Sarabia

  • Atualizado:

Este 2023 tem sido realmente bom do ponto de vista do setor de jogos, assim como do setor audiovisual. Grandes filmes e séries foram lançados de janeiro a dezembro, graças -em parte- à guerra dos serviços de streaming.

HBO Max Download

HBO, Disney, Netflix ou Paramount lutam para financiar e apoiar criações poderosas, diferentes, interessantes e cativantes.

Para todos aqueles que desejam revisar 2023 com filmes desconhecidos, mas bons, este é o seu artigo, ideal para ler enquanto se despede do ano. Obrigado por tudo, 2023, espero que 2024 seja igualmente bom.

Os melhores filmes deste 2023 que você não viu

Emily

Tenho certeza de que você conhece Frances O’Connor, um rosto familiar para os fãs de dramas britânicos de época, tendo interpretado Fanny Price em Mansfield Park (1999) e a personagem principal de Madame Bovary (2000).

Então parece apropriado que ela estreie como roteirista e diretora com este biopic de Emily Brontë, que toma muitas e divertidas liberdades criativas para retratar a famosa autora como uma rebelde marginalizada que desafia as convenções e restrições impostas às mulheres da época para seguir sua paixão e escrever o sucesso internacional que foi O Morro dos Ventos Uivantes.

Ear for Eye

Em 2018, no auge do movimento Black Lives Matter, a dramaturga britânica Debbie Tucker Green estreou Ear for Eye no Royal Court Theatre de Londres.

Este filme, o segundo trabalho de Green, é essencialmente uma versão filmada dessa produção encenada, mas com um estilo experimental que transmite eficazmente o que se sente ao viver a experiência negra no mundo atual, tanto na Inglaterra como nos Estados Unidos, em todas as gerações.

Também serve como um lembrete importante de que a ‘ira’ – um sentimento que com tanta frequência, e erroneamente, se torna uma arma – pode ser exatamente o que é necessário para impulsionar a mudança.

Netflix Download

Godland

Algo misterioso acontece além do enquadramento em Godland, de Hlynur Pálmason, mas quanto menos se souber antes de entrar no filme, melhor. Um padre dinamarquês viaja para uma área remota da Islândia para ajudar a construir uma nova igreja e conhecer – e fotografar – as pessoas que habitam essa vasta e brutal paisagem.

Mas quanto mais ele aprende sobre o lugar, mais se afasta de sua missão e seus costumes. É um filme sombrio, sem dúvida, mas também tem momentos de humor, o que o torna uma experiência cinematográfica surpreendente.

AppleTV+ Download

Memory

A premissa de Memory, de Michel Franco, parece um pouco absurda: Sylvia (Jessica Chastain) é uma assistente social e mãe solteira cujos traumas passados a levaram a construir cuidadosamente um mundo para poder seguir em frente, cuidar de seu filho e manter suas lutas com o álcool no retrovisor.

Em uma de suas raras saídas noturnas, ela participa de uma reunião da sua escola e é seguida até em casa por um antigo colega, Saul (Peter Sarsgaard). Quando na manhã seguinte ela encontra Saul na porta de sua casa, fica evidente que ele não está bem mentalmente e não se lembra de onde está nem como chegou lá.

Nas mãos de atores de menor categoria, a montagem poderia resultar piegas, mas Chastain e Sarsgaard, que estão gerando rumores de Oscar por suas interpretações, elevam o filme a níveis emocionais inesperados.

Past Lives

O primeiro longa-metragem da escritora e diretora Celine Song é um comovente drama romântico sobre Nora (Greta Lee) e Hae Sung (Teo Yoo), dois amigos de infância na Coreia do Sul que perdem o contato quando a família de Nora se muda para os Estados Unidos.

Ao longo das duas décadas seguintes, eles se reencontram em algumas ocasiões, primeiro através das redes sociais e videochamadas, e finalmente pessoalmente em Nova York, onde Nora mora (agora casada). Apesar dos anos passados, sua conexão parece se fortalecer à medida que falam sinceramente sobre suas vidas, as decisões que tomaram e como as coisas poderiam ter sido diferentes para ambas.

Past Lives é linda em sua simplicidade, com um leque de emoções que são trocadas a cada olhar e cada pequeno gesto. O filme recebeu cinco indicações ao Globo de Ouro, incluindo melhor filme dramático, melhor diretor, melhor roteiro e melhor atriz para Lee.

HBO Max Download

A Thousand And One

Este filme atraiu muitas manchetes quando estreou no Festival de Sundance 2023, onde ganhou o Grande Prêmio do Júri. No final de março, teve uma pequena estreia nos cinemas, mas voltou definitivamente à ribalta agora que o mundo do cinema fala sobre possíveis concorrentes aos prêmios.

O drama, que abrange uma década, segue a vida de Inez de la Paz (Teyana Taylor), uma ladra condenada que, ao sair da prisão em 1994, vê seu filho Terry, que agora vive em um lar adotivo. Quando Terry acaba no hospital, Inez pode visitá-lo tranquilamente e conversar com ele, onde compartilha sua vívida lembrança de tê-lo abandonado aos 2 anos de idade.

Impulsivamente, Inez pergunta se ele gostaria de voltar para casa com ela e, quando ele diz que sim, os dois precisam se reinventar um pouco para continuarem juntos. A Thousand and One é uma história sobre a resistência da família e o amor incondicional que existe entre pais e filhos, mas também é uma crítica a uma cidade de Nova York em rápida transformação e gentrificação.

Chema Carvajal Sarabia

Chema Carvajal Sarabia

Jornalista especializado em tecnologia, entretenimento e videogames. Escrever sobre o que me apaixona (gadgets, jogos e filmes) me permite manter a sanidade e acordar com um sorriso no rosto quando o despertador toca. PS: isso não é verdade 100% do tempo.

Os mais recentes de Chema Carvajal Sarabia

Diretrizes Editoriais