A Microsoft revelou que o Games for Windows Live será encerrado em 2014. Isso poderia afetar os modos multiplayer, o conteúdo para download e o conteúdo guardado de muitos títulos. Alguns jogos, como o Age of Empires Online, dependem consideravelmente desse serviço para funcionar, enquanto outros são menos dependentes. Já que falta pouco para o encerramento, é bom destacar o que essa mudança significa e algumas maneiras para contornar o problema.
Responsabilidade do Estúdio
Existem atualmente mais de 70 jogos que usam o Games for Windows Live (GFWL), sendo 15 deles lançados pela Microsoft Studios. Entre os títulos mais populares estão o Fable III, Gears of War e Halo 2. Todos esses jogos têm algum tipo de modo de cooperação ou multiplayer, que parece importante ser preservado depois do fim de GFWL. Espera-se que a Microsoft ofereça patches para manter as funções do GFWL, e transferi-los possivelmente para um novo serviço (talvez integrá-los diretamente ao Xbox Live).
É importante lembrar que a Microsoft não tem que cuidar da preservação de jogos de terceiros que precisam do GFWL. A Capcom tem dez games que usam o serviço, muitos dos quais possuem recursos online e multiplataforma. A Sega e a Codemasters também têm, no mínimo, cinco títulos que usam o GFWL para o multiplayer e o match-making. É responsabilidade dos próprios estúdios corrigirem a dependência do GFWL e consertarem seus jogos. As perguntas sobre quando as correções serão feitas continuam, e também se as atualizações vão simular tudo o que o GFWL oferecia.
Multiplayer
Cooperação online e modos competitivos estão entre as principais características de muitos dos jogos GFWL. Para alguns jogos, isso inclui tanto o match-making e as próprias sessões de multiplayer, enquanto outros usam métodos diretos P2P para encontrar outros jogadores.
Entre os títulos mais populares que podem ser danificados pelo fim do GFWL estão: Grand Theft Auto IV, da Rockstar; Dark Souls, da Namco Bandai; Warhammmer 40,000: Dawn of War II, da THQ; e Street Fighter IV, da Capcom.
Conteúdo para baixar
O GFWL não apenas cuida dos jogos e dos seus modos online, como também de qualquer conteúdo para baixar ou extensões (DLC) para os títulos. Entre os maiores estão os cinco cenários DLC para o Fallout, começando com Operation: Anchorage e terminando com Mothership Zeta.
A campanha opcional Minerva’s Den, do Bioshock 2, também era dependente do GFWL, mas um patch da 2K Games trocou o uso do serviço da Microsoft pelo Steamworks. Quem possui o game, com ou sem a extensão, pode transferir a licença de uso para o Steam seguindo as instruções deste guia (em inglês).
Acessando conteúdos salvos e outros aspectos do jogo
Para acessar o conteúdo salvo para muitos títulos, é necessário fazer a identificação na sua conta Games para o Windows Live, mesmo que queira jogar no modo singleplayer. Alguns títulos como Batman Arkham City, por exemplo, fazem o contrário: salvam o conteúdo na nuvem e permitem salvar e carregar o jogo de qualquer lugar, mesmo que o GFWL não esteja funcionando.
O GFWL também pode cuidar de outros aspectos do jogo, como o bate-papo com voz, organização da lista de amigos, rankings e conquistas. Muitas conquistas precisam ser alcançadas antes do fechamento do GFWL para dar o empurrão no seu Gamerscore por meio das suas contas Microsoft.
Alívio no Steam
Algumas das questões relacionadas ao fechamento do GFWL estão sendo cuidadas graças a patches e a implementação no Steam. Batman Arkham Asylum, Batman Arkham City e Bioshock 2 já receberam “Conquistas Steam”, com achievements idênticos àqueles encontrados no GFWL.
Esse é um grande começo, já que o Steam é uma plataforma online estabelecida e mais estável que o Games for Windows Live. Uma das formas mais fáceis que os estúdios podem escolher para se preparar para o encerramento do GFWL é transferir os conteúdos para a API do Steamworks. Essa ferramenta permite que os jogos se integrem totalmente com o cliente Steam. Ela também dá acesso aos recursos de rede, autenticação de jogador, match-making e bate-papo com voz. O Steamworks ainda oferece integração com a Comunidade Steam e seus grupos de amigos e, como mencionado acima, fácil migração das listas de conquistas. Como bônus final, os jogos podem usar o Steam Cloud para ajudar a gerenciar o conteúdo salvo, além de ter opções anti-trapaça.
No geral, o Steamworks parece um maneira ótima de preservar a funcionalidade de muitos jogos. Muitos títulos do GFWL também estão disponíveis no Steam. A grande questão é se e quando os estúdios irão se adaptar, se eles irão optar por algum outro sistema, ou se simplesmente deixarão seus jogos perderem recursos ou deixarem de funcionar. A Microsoft parece não se importar que o Age of Empires Online morra completamente quando o GFWL se encerrar. Mas, o que farão os outros estúdios?
E qual é a sua opinião sobre o fim do Games for Windows Live?