Anúncio

Notícias

Seu celular foi roubado no Carnaval? Siga estas etapas para recuperá-lo

Como posso recuperar meu celular se ele foi perdido ou roubado?

Seu celular foi roubado no Carnaval? Siga estas etapas para recuperá-lo
Juan Carlos Saloz

Juan Carlos Saloz

  • Atualizado:

O Carnaval é uma festa de felicidade, diversão e alegria. No entanto, as multidões de pessoas, as fantasias (que às vezes fazem com que você não se movimente de forma ergonômica) e a falta de controle da festa podem levar a acidentes. E um dos mais comuns é perder o celular… ou tê-lo roubado.

Nesse caso, tendo em conta que a maioria de nós tem seus dispositivos vinculados a cartões de crédito e contas bancárias dentro do celular, os criminosos podem roubar muito dinheiro e tornar a solução muito complexa.

Mas se este for o seu caso, pode ficar tranquilo. Quando seu celular é roubado, você pode seguir uma série de etapas para recuperá-lo. Há muitas maneiras de localizá-lo e saber onde está, então preste atenção nas seguintes dicas.

Te han robado el teléfono? Te contamos cómo actuar | Blog oficial de  Kaspersky

O que pode acontecer se seu celular for roubado?

Antes de mais nada, é importante saber que você deve se preparar para o pior. Como dissemos, não se trata apenas do roubo do dispositivo em si, que já é um problema por si só, mas através dele os criminosos podem ter acesso a muito mais. Se o seu celular for roubado, tudo isso pode acontecer:

  • Compras não autorizadas usando cartões de crédito vinculados ao Apple Pay o Google Pay.
  • Acesso às suas senhas e informações de login em várias contas. 99% da população reutiliza suas senhas. Portanto, se o ladrão ganhar acesso ao seu telefone, é possível que ele acesse todas as suas contas.
  • Eles podem hackear seu e-mail e bloquear seu acesso a ele.
  • Acesso a contas bancárias ou aplicativos de investimento, transferindo suas economias.
  • Extração de dados pessoais suficientes para roubar sua identidade.
  • Hacking de seu ID do Google ou Apple para ignorar a autenticação de dois fatores.
  • Execução de golpes de phishing direcionados a amigos e familiares.
  • Usar fotos pessoais para chantageá-lo (sextorsão).
  • Descobrir quais lugares você visita para assaltá-lo ou agredi-lo.
  • Abrir cartões de crédito e empréstimos em seu nome.

A lista continua. Então é melhor ter certeza de que você pode recuperar tudo.

Google Pay: método de pago sin contacto de la legendaria compañía -  Promdevelop

O que fazer se você perdeu seu celular? A primeira coisa a descobrir é se seu celular foi roubado ou apenas perdido. No segundo caso, a chave é descobrir onde você o deixou, para que possa recuperá-lo facilmente se ninguém tiver pego antes.

Você pode seguir os passos abaixo para encontrá-lo:

  1. Ligue ou envie uma mensagem para ver se alguém responde. Faz sentido, mas às vezes esquecemos que existem pessoas boas no mundo e que se alguém encontrou um telefone que não é deles, eles podem ajudar.
  2. Localize seu telefone com a função “Encontrar meu dispositivo“. Tanto telefones da Apple quanto Android têm recursos para encontrar um telefone perdido, como Encontrar meu dispositivo (Android) ou Encontrar meu iPhone (iOS).
  3. Bloqueie seu telefone. Com a função “Encontrar meu dispositivo” você também pode definir seu telefone como “perdido”, o que o bloqueará e criará uma mensagem personalizada com seus detalhes de contato.
  4. Relate a perda para sua operadora. Muitas vezes, ladrões podem tentar transferir o cartão SIM para outro dispositivo, portanto, entre em contato com sua operadora para ficar atento a sinais de fraude.
  5. Informe à polícia. Eles estão acostumados com esses casos e têm métodos para ajudá-lo.
Find My Device BAIXE AQUI
Globally, Smartphone Theft Is On The Increase - How Can We Turn The Tide?  Trustonic

O que fazer se o seu celular foi roubado?

Muito pior do que perder o seu celular é tê-lo roubado. Por isso, deixamos aqui uma série de instruções sobre como agir nesses casos.

Bloqueie o seu celular remotamente

Apesar de ter um PIN e um código de bloqueio, é muito provável que ladrões consigam acessar o seu celular. Você deve, portanto, certificar-se de bloqueá-lo remotamente para que não possam ter acesso.

Para bloquear um iPhone, acesse sua conta iCloud através de um dispositivo diferente do seu celular (como um iPad ou um Mac), com o seu Apple ID. Em seguida, você precisará habilitar o recurso “Buscar iPhone”. Esta localização nem sempre funciona corretamente, mas habilitando-a automaticamente iniciará o bloqueio de ativação da Apple, impedindo que acessem o seu telefone.

Para bloquear um Android, faça login em sua conta Google através de um dispositivo diferente do seu celular e habilite o recurso “Encontrar meu dispositivo”. Uma vez logado, selecione um “dispositivo confiável” e defina uma nova senha de bloqueio de tela. Você também pode usar o recurso “Encontrar meu telefone” para ver a última localização do seu celular.

Altere as senhas e habilite a autenticação de dois fatores

Outro ponto muito importante é, através de outro dispositivo, alterar todas as senhas que você tem para que não acessem suas contas e ativar a autenticação de dois fatores. As mais importantes são as senhas dos seus aplicativos bancários, mas também as das suas redes sociais, serviços de streaming como Netflix ou serviços de compras como a Amazon.

3. Reporte o roubo do serviço do seu celular

O próximo passo a tomar, e é muito importante, é ligar para o serviço do seu celular, seja qual for, e reportar o roubo. Com isso, você poderá bloquear o seu cartão SIM, para que os ladrões não tenham acesso a ele.

4. Cancele qualquer cartão de crédito que esteja vinculado ao Apple Pay ou Google Pay

Ladrões podem usar o Apple Pay ou o Google Pay para fazer compras fáceis pelo seu celular. Portanto, é importante falar com o seu banco e pedir para cancelar quaisquer cartões de crédito vinculados ao seu celular. Você também pode solicitar falar com o departamento de fraudes para cancelar qualquer atividade fraudulenta.

5. Avisar seus contatos sobre a possibilidade de serem alvo de phishing

Uma técnica comum usada por ladrões é usar o seu celular para enganar familiares ou amigos se passando por você. Portanto, é importante avisar todos os seus contatos o mais rápido possível para que não caiam na armadilha.

Qué es el spear phishing? | Definición y riesgos
Reporte o roubo à polícia

Por mais insignificante que possa parecer para você, é importante relatar o roubo à polícia. Eles possuem técnicas avançadas de rastreamento que podem ajudá-lo a encontrar seu telefone e também podem compensá-lo por danos caso encontrem o ladrão.

Apague remotamente os dados do seu celular

Algo muito interessante que você pode fazer é apagar os dados do seu celular remotamente, para que não possam acessar arquivos ou imagens confidenciais. No Android e no iOS, você pode apagá-los por meio dos aplicativos “Localizar meu dispositivo” ou “Buscar meu iPhone”.

Find My iPhone BAIXE AQUI
Remova o dispositivo de suas contas

Suas contas, como Apple, Google ou Netflix, estão vinculadas aos dispositivos específicos que você usa para acessá-las. Remova seus dispositivos de todos os centros de contas para que eles não estejam mais vinculados, e o acesso a partir desse dispositivo seja bloqueado, e você só poderá fazer login novamente com seu nome de usuário e senha (e possível autenticação em duas etapas).

Você pode tomar algumas medidas extras, como falar com seu seguro de telefone (caso tenha), mas o mais importante aqui é prevenir o drama e tomar todas as precauções possíveis para que não cheguemos a esses pontos.

Juan Carlos Saloz

Juan Carlos Saloz

Os mais recentes de Juan Carlos Saloz

Diretrizes Editoriais