Kit do gamer: melhore o desempenho do seu PC para rodar jogos pesados

Para jogar no computador você precisa, obrigatoriamente, de um PC com boa configuração . Dito isso, os aplicativos listados no artigo vão melhorar uma parte considerável da complexa combinação entre polígonos, matemática e pequenas placas metálicas de computador.

Seja se você está jogando Skyrim, Titanfall ou esperando pelo premiado GTA V para mergulhar no mundo criminoso virtual e não nem ouvir problemas de configuração ou desempenho, é preciso otimizar o seu PC.

Claro que não é preciso ser um gênio de programação, porque felizmente existem alguns programas que fazem o trabalho sujo e organizam os arquivos, atualizam drivers e interrompem outras atividades do computador para o jogo rodar mais rápido.

Centro de controle do jogador

Game Assistant

Imagine organizar todos os seus jogos instalados numa interface de fácil acesso. Isso é Game Assistant. O programa de IObit também libera memória RAM para os games rodarem rápido e controla a temperatura da CPU, GPU e placa-mãe para evitar o risco de superaquecimento e possíveis danos ao hardware. Uma mão na roda.

Baixar Game Assistant 2

Razer Game Booster

Criado para melhorar o desempenho do PC enquanto você joga, Razer Game Booster fecha os apps desnecessários para dedicar todos os recursos do computador nos jogos.

Além disso, inclui inicializador de games, utilitário para baixar drivers e desfragmentar o disco rígido, opção para guardar jogos na nuvem e gravador de vídeo/capturas de tela integrados.

Baixar Razer Game Booster

Drivers sempre atualizados

GeForce Experience

Utilitário indispensável para quem possui uma placa de vídeo Nvidia. A principal função dele é atualizar os drivers da placa, mas o programa consegue melhorar o desempenho do PC para cada jogo instalado. GeForce Experience também mostra a configuração do PC e grava as suas partidas em vídeo.

Baixar GeForce Experience

AMD Gaming Evolved Client

Se tiver uma placa de vídeo AMD, você precisa do AMD Gaming Evolved Client. É o equivalente de GeForce Experience para manter os drivers atualizados e otimizar os seus jogos de acordo com o hardware do computador. O programa também permite se conectar com outros jogadores durante uma partida.

Baixar AMD Gaming Evolved Client

Ferramentas de otimização

PC Decrapifier

Este pequeno programa com um nome pouco elegante serve para eliminar todos aqueles programas inúteis pré-instalados pelo fabricante do seu computador, além de excluir aqueles indesejados ou não utilizados. Não requer instalação e serve para deixar seu PC ainda mais rápido.

Baixar PC Decrapifier

Auslogics Disk Defrag

Existem muitos utilitários para desfragmentar o disco rígido, seja no próprio Windows ou naquele do Razor Game Booster. O certo é que um HD organizado melhora o desempenho do computador, e é por isso que você deve optar por um dos melhores e mais rápido da atualidade, o Auslogics Disk Defrag.

Baixar Auslogics Disk Defrag

Grave seus combos

Fraps

O Game Assistant e o Razor Game Booster integram ferramentas para gravar as suas partidas em vídeo ou imagens. Mas se você prefere usar um software independente, a melhor escolha é o Fraps. Ele captura telas, grava vídeos e mostra o desempenho visual do seu computador em tempo real.

Baixar Fraps

Se o hardware não conseguir, tente com o software

Cada jogador experiente deve ter pelo menos três ou quatro destes programas instalados. Eu apostaria que você também já instalou algum programa da lista para rodar aquele jogo pesado e devorador de recursos.

Todas sugestões juntas (ou quase) podem deixar o computador mais eficiente para iniciar um jogo ou podem servir para melhorar o desempenho do Windows depois de horas intermináveis de uso. Se você não tiver um PC de última geração, as dicas acima podem ajudar a, pelo menos parcialmente, compensar as limitações de hardware.

Qual é a sua dica para melhorar o desempenho do PC para jogos pesados?

[Artigo original em italiano]

Leia também:

Carregando comentários

Últimos artigos