Anúncio

Notícias

Já temos o prêmio para o pior app da década

História de um desastre

Já temos o prêmio para o pior app da década
Chema Carvajal Sarabia

Chema Carvajal Sarabia

  • Atualizado:

A última semana foi um turbilhão para a Nothing. Em apenas cinco dias, a empresa anunciou, lançou e depois removeu o acesso a um aplicativo de chat chamado Nothing Chats. Esse aplicativo, desenvolvido em parceria com uma empresa chamada Sunbird, prometia trazer suporte para o iMessage no Nothing Phone 2.

Nothing Launcher APK Download

Assim que a Nothing anunciou o lançamento do aplicativo, vários meios de comunicação destacaram os riscos de segurança óbvios e assustadores presentes no aplicativo.

Eles também apontaram que a tecnologia por trás da Sunbird não é suficientemente segura. Imperturbável, a Nothing emitiu várias declarações defendendo a qualidade do aplicativo antes de finalmente lançá-lo.

Menos de 36 horas depois, o aplicativo foi parcialmente desativado por ser um pesadelo para a segurança e privacidade.

Seja você um fã da Nothing, possua ou não um produto da marca, ou mesmo respeite a empresa, uma coisa é muito clara: podemos perdoar a empresa por este erro, mas não devemos esquecê-lo.

História de um desastre

8 de novembro de 2023: Um relatório no Twitter apontou ainda mais problemas de segurança com o Nothing Chats. O relatório mostrava evidências de que a Sunbird tinha acesso não criptografado a todas as mensagens enviadas através do Nothing Chats; todos as mensagens enviadas pela aplicação eram facilmente acessíveis ao público em um banco de dados não criptografado.

O Nothing Chats não está nem perto de ser um aplicativo com criptografia de ponta a ponta, apesar das afirmações contrárias. Duas horas depois, a Nothing anunciou no Twitter que desativaria a possibilidade de instalar o Nothing Chats da Play Store e que ‘adiaria o lançamento até novo aviso para trabalhar com a Sunbird na correção de vários bugs’.

No início da tarde, a Sunbird enviou uma notificação a todos os usuários ativos do Nothing Chats para informá-los de que a transferência de arquivos multimídia através do aplicativo seria temporariamente desativada. Ao todo, o Nothing Chats esteve ativo por menos de 36 horas.

Por que o Nothing não o desativou antes?

Desde que a Nothing retirou o acesso ao Chats, a companhia tem estado notavelmente em silêncio. A única atividade que vimos na conta oficial X da empresa – seu meio de comunicação mais ativo – é uma nova publicação sobre a presença de Carl Pei no GP de Las Vegas.

Antes do lançamento do Chats em 17 de novembro, a Nothing teve múltiplas oportunidades de abandonar o aplicativo e sua parceria com a Sunbird. A Sunbird enfrentou problemas inegáveis desde o momento em que chegou, incluindo a organização de eventos duvidosos, falsas alegações sobre seu produto, não cumprimento de prazos, e muito mais.

Mesmo depois que a Nothing anunciou o Chats e viu a reação negativa de meios de comunicação como o Android Authority e pesquisadores independentes, não parou, nem mesmo desacelerou. Nem mesmo o anúncio da Apple sobre a compatibilidade com RCS desencorajou Carl Pei de desistir do projeto.

É confuso e preocupante que a Nothing tenha pensado que Chats era uma boa ideia. Os riscos de segurança eram evidentes e perigosos.

Nothing, a gente não vai esquecer

Não se pode deixar de se perguntar: se a Nothing não conseguiu ver (ou escolheu ignorar) todos os problemas presentes com o Nothing Chats, o que mais a empresa poderia irresponsavelmente impulsionar para lançar? O Nothing OS receberá no futuro um recurso que prometa grandes ganhos, mas que seja inseguro de usar? O que acontecerá com os proprietários do Nothing Phone nessa situação?

Nothing Chats é apenas um aplicativo, e seus problemas estão fazendo as pessoas terem que mudar as credenciais do ID Apple e esperar que suas informações privadas não caiam em mãos erradas durante o tempo que estiveram acessíveis ao público.

Uma atualização do sistema operacional não é tão fácil de corrigir. Se a Nothing impulsionasse algo diretamente para o Nothing OS com um perigo similar ao do Nothing Chats, os usuários teriam que parar de usar seus telefones até que uma nova atualização chegasse, o que é incrivelmente problemático.

Nothing Launcher APK Download

A única resposta adequada a este fiasco é que Carl Pei peça desculpas formalmente pelo erro. Ele deve encerrar completamente o programa Nothing Chats e cortar seus laços com a Sunbird. Além disso, tem que prometer que futuros desenvolvimentos e parcerias serão muito mais escrutinados para garantir que não coloquem os usuários em risco.

Qualquer resposta diferente dessa colocaria a empresa em uma situação terrível. A base de usuários da Nothing não é composta por consumidores ‘normais’: são jovens, conhecedores de tecnologia e estão cientes do que acontece dentro da empresa graças à transparência única de Pei com essa informação.

Chema Carvajal Sarabia

Chema Carvajal Sarabia

Os mais recentes de Chema Carvajal Sarabia