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Este é o percentual de jogos para celulares que travam após o lançamento

O setor móvel parece estar em má situação

Este é o percentual de jogos para celulares que travam após o lançamento
Chema Carvajal Sarabia

Chema Carvajal Sarabia

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Muitas equipes de desenvolvimento de jogos estão indo na direção dos dispositivos móveis devido ao potencial de um mercado composto por bilhões de pessoas. A realidade é que muitos desses jogos falham muito cedo.

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Uma pesquisa realizada com centenas de desenvolvedores oferece uma visão pouco esperançosa do negócio de jogos para dispositivos móveis.

O modelo de ‘jogo como serviço’ não parece funcionar muito bem em smartphones e tablets, e o fracasso é o resultado provável da maioria dos esforços de desenvolvimento.

Uma amostra de 500 estudos e um futuro sombrio

A empresa de pesquisa de mercado Atomik Research entrevistou 500 desenvolvedores dos Estados Unidos e do Reino Unido e revelou uma tendência pouco promissora no setor de jogos para dispositivos móveis.

O relatório “Good Games Don’t Die” (Bons Jogos Não Morrem) afirma que 83% dos jogos lançados em plataformas móveis falham dentro de três anos, enquanto 43% nem mesmo sobrevivem à fase de desenvolvimento e são cancelados antes do lançamento.

O relatório aponta que 76% dos jogos para dispositivos móveis atingiram seu pico de receita no primeiro ano, mas apenas 4% conseguem o mesmo resultado no segundo ano.

Os volúveis usuários ocasionais que jogam em dispositivos móveis não são a única razão para essa tendência, já que apenas uma minoria de desenvolvedores parece disposta a adotar uma abordagem adequada de ‘jogo ao vivo’ como serviço.

De acordo com a Atomik Research, mais da metade dos desenvolvedores de jogos para dispositivos móveis oferecem serviços ao vivo em seus jogos, mas 38% não publicam conteúdo ou atualizações regularmente.

Menos da metade dos desenvolvedores lançam atualizações mensais para seus jogos, e apenas 5% dos jogos recebem suporte estendido sete anos após o lançamento.

A taxa de fracasso de novas empresas de jogos é surpreendente e, no entanto, 78% dos desenvolvedores ainda preferem trabalhar em novos projetos.

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Mais de um terço dos desenvolvedores entrevistados afirma que a ‘incerteza do setor’ os impede de criar novas experiências de jogo para dispositivos móveis, enquanto 30% consideram que o mercado atual é muito difícil para oferecer uma oportunidade razoável de sucesso.

O relatório “Good Games Don’t Die” (Bons Jogos Não Morrem) deve servir como um alerta para o setor, acrescentou Trancik, uma fonte de inspiração com dados acionáveis para que tanto desenvolvedores quanto editores maximizem suas receitas com jogos ‘tanto novos quanto antigos’.

Chema Carvajal Sarabia

Chema Carvajal Sarabia

Jornalista especializado em tecnologia, entretenimento e videogames. Escrever sobre o que me apaixona (gadgets, jogos e filmes) me permite manter a sanidade e acordar com um sorriso no rosto quando o despertador toca. PS: isso não é verdade 100% do tempo.

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