Anúncio

Notícias

Elon Musk confessou a razão da explosão em pleno voo da Starship

O CEO da SpaceX deu a resposta a uma pergunta que nos deixava ansiosos

Elon Musk confessou a razão da explosão em pleno voo da Starship
Chema Carvajal Sarabia

Chema Carvajal Sarabia

  • Atualizado:

O dia em que pisarmos em Marte será, em parte, graças à nave Starship de Elon Musk e SpaceX. Esta nave é a mais impressionante já construída e é a escolhida para dar o pontapé inicial na exploração espacial com humanos.

Twitter Download

O segundo voo de teste integrado do maior foguete espacial já construído pela humanidade, o Starship da SpaceX, foi um grande sucesso.

No meio de novembro, decolou de Boca Chica (Texas), passou pela torre de lançamento sem problemas (ao contrário do primeiro voo), se separou em alta temperatura do primeiro estágio Super Heavy e cruzou a linha Kármán para chegar ao espaço pela primeira vez.

No entanto, apesar do sucesso e da emoção geral, o foguete enfrentou alguns contratempos durante o voo. Pouco depois da separação das fases, o foguete Super Heavy se desintegrou no caminho de volta. E o mesmo aconteceu com a própria Starship aos oito minutos de voo.

Por que o foguete de Elon Musk explodiu?

Muito se especulou nas redes sociais sobre a causa e o papel do sistema de terminação de voo, que supostamente desintegra o foguete caso as coisas não saiam como planejado.

Agora, dois meses depois, Elon Musk finalmente revelou o que aconteceu em uma apresentação de atualização da empresa SpaceX em Starbase.

Resumindo, o foguete mais pesado do mundo era muito leve: ‘O segundo voo quase chegou à órbita. Na verdade, ironicamente, se tivesse uma carga útil, teria alcançado a órbita. A razão pela qual não alcançou a órbita foi porque ventamos o oxigênio, e o oxigênio líquido acabou causando um incêndio e uma explosão. Então, ironicamente, se tivesse carga útil, teria alcançado a órbita’.

As dúvidas que temos sobre a Starship

O que ainda não sabemos é a causa exata que levou o Super Heavy a falhar durante a queima de reforço.

De qualquer forma, Elon Musk continua totalmente de acordo em destruir alguns foguetes a mais se isso significar que a Starship estará operacional antes do esperado.

‘Sempre é melhor sacrificar hardware do que sacrificar tempo. O tempo é a única moeda de troca’, disse o CEO da SpaceX.

Os novos marcos importantes para o terceiro voo de teste integrado incluem a execução da combustão do motor no espaço a partir de um tanque de cabeça e a desorbitação segura da nave espacial.

Twitter Download

A SpaceX também quer realizar os primeiros testes da tecnologia de transferência de propelente e testar sua porta de carga útil e o mecanismo de implantação de seus satélites Starlink. O voo está programado atualmente para fevereiro.

Chema Carvajal Sarabia

Chema Carvajal Sarabia

Jornalista especializado em tecnologia, entretenimento e videogames. Escrever sobre o que me apaixona (gadgets, jogos e filmes) me permite manter a sanidade e acordar com um sorriso no rosto quando o despertador toca. PS: isso não é verdade 100% do tempo.

Os mais recentes de Chema Carvajal Sarabia

Diretrizes Editoriais