Anúncio

Artigo

Desligue o Windows mais rápido e sem travamentos

Fabrizio Ferri-Benedetti

Fabrizio Ferri-Benedetti

  • Atualizado:

Você aperta o botão do Windows e espera o sistema desligar. Mas, em vez disso, o sistema buga enquanto encerra os aplicativos ainda abertos. Quem nunca passou por isso? No entanto, nós temos a solução para você desligar o PC sem passar (muito) por isso.

Veja como desligar o computador mais rápido e sem os temíveis travamentos.

Desligue o Windows mais rápido e sem travamentos

Alguns programas insistem em ficar abertos

Para começar, não tire o PC da tomada, isso é desnecessário e perigoso: basta pressionar o botão de ligar e desligar durante alguns segundos (até o que o PC se desligue).

Sugiro duas soluções para que possa desligar o PC sem que fique travado.

Criar um atalho para o desligamento rápido

O Windows pode desligar o PC de maneira rápida e direta, sem fazer caso a programas que ainda estão abertos. Para fazer isso, basta acionar o comando shutdown.

Clique com o botão direito do mouse sobre a Área de Trabalho e escolha a opção Novo > Atalho. No campo que aparece, escreva o seguinte: shutdown.exe -s -t 00 -f.

Depois, clique em Seguinte, nomeie o atalho e aceite a mudança.

Cada vez que quiser desligar o PC, você terá que clicar duas vezes sobre o atalho de desligamento rápido recém-criado (coloque-o na Área de Trabalho ou no menu Iniciar para maior comodidade).

Se utilizar este método, lembre-se de fechar todos os programas antes de desligar a máquina, pois o Windows não fará isso por você.

Diga ao Windows que sempre se desligue mais rápido

De forma padrão, o Windows espera uns 20 segundos antes de fechar todos os programas e serviços ao ser desligado ou reiniciado. Você pode diminuir esse tempo para que o desligamento seja mais rápido com a edição do Registro do Windows, que é o arquivo no qual a configuração de todo o sistema operaticional é salva. Faça isso apenas se tem um certo domínio do PC.

  • Pressione as teclas Windows + R para abrir a janela Executar
  • Escreva regedit e pressione Intro. O Editor de Registro será aberto

  • Navegue pelas pastas até HKEY_CURRENT_USER\Control Panel\Desktop
  • Clique duas vezes sobre o valor WaitToKillAppTimeout e substitua-o por 2000 (milissegundos)

  • Clique em Aceitar e feche o Editor de Registro

Esta pequena alteração fará com que o Windows reduza o tempo de espera antes de “matar” os aplicativos pela via rápida. Isso, além de diminuir o tempo de desligamento, deveria evitar esse travamento inesperado nos seus programas. De todas as formas, não é exagero investigar qual desses programas é o culpado.

Agora o Windows desliga sem travar?

[Artigo original em espanhol]

Leia também:

Fabrizio Ferri-Benedetti

Fabrizio Ferri-Benedetti

Diretrizes Editoriais