Confira as principais novidades do Mobile World Congress 2013

Confira as principais novidades do Mobile World Congress 2013

As empresas protagonistas do mercado de celulares ficaram de fora do Mobile World Congress 2013, maior congresso de tecnologia móvel do mundo que acontece ao longo desta semana em Barcelona.

Não houve anúncios de peso por parte de nomes como Microsoft, Google ou Apple, mas isso não quer dizer que o evento não tenha tido lançamentos importantes.

A novidade, desta vez, surgiu de novos competidores que prometem abalar a hegemonia das plataformas Android e iOS.

Firefox OS

A Mozilla lançou no domingo o seu Firefox OS, novo sistema operacional de código aberto para celulares. A novidade também é compatível com HTML5, o que significa que qualquer desenvolvedor familiarizado com esta linguagem poderá desenvolver apps para celulares Firefox sem nenhuma dificuldade.

O Brasil será um dos primeiros países a vender dispositivos com o Firefox OS, que serão muito mais baratos quando comparados a aparelhos Android e ao iPhone.

Ubuntu Touch OS

A Mozilla não foi a única a apresentar um novo sistema operacional móvel. A Canoninal, grande nome do mundo do software livre, também aproveitou a ocasião para mostrar sua versão do Ubuntu para celulares. Em dois minutos, os técnicos da companhia instalaram o Ubuntu Touch OS em um dos nossos telefones Samsung Nexus, demonstrando como é fácil usar a plataforma.

Abaixo, você confere um vídeo que mostra como o Ubuntu OS funciona (em inglês):

União dos serviços de mapas Here, da Nokia

A Microsoft e a Nokia entraram para valer na guerra dos serviços de localização para celular ao lançar os mapas Here (antigo Nokia Maps). A principal vantagem do Here é a navegação completa offline, recurso ainda não disponível no Google Maps para Android ou iPhone.

Para tornar seus mapas ainda mais competitivos, a Noka anunciou que os diferentes serviços Here estarão integrados entre si. Infelizmente, o Here Maps, Here Drive (navegação regional), Here Drive+ (navegação global), Here Transit (transporte público) e Here City Lens, app de realidade aumentada, ainda não estão disponíveis no Brasil.

Novo Opera para Android

Há poucas informações disponíveis sobre a nova versão do Opera Mobile, ainda em desenvolvimento. Tudo indica que será chamada apenas de Opera e terá um desenho completamente reformulado, uma interface mais moderna e, claro, uma melhor performance.

A aparência do browser é muito semelhante à do Google Chrome para Android. Existe um botão na barra de endereços para acessar todas as abas e outro para abrir as opções do navegador. Cada aba é exibida com uma imagem em miniatura do site aberto, o que facilita bastante a navegação.

Carregando comentários