Como voltar à tela antiga de escrever emails no Gmail

A nova tela “Escrever” do Gmail ganhou muitos inimigos, especialmente depois que se tornou a única opção para escrever novas mensagens. Mas, como era de se esperar, existe uma solução para voltar à interface antiga se você usa o Google Chrome ou o Opera: a extensão Old Compose.

O que é o Old Compose?

Old Compose é uma extensão para Google Chrome e Opera que abre o Gmail na antiga interface para escrever e-mails. Por ser uma extensão, só funciona no computador onde está instalada e não afeta os seus e-mails.

Como usar o Old Compose no Chrome

1. Baixe o arquivo CRX do Old Compose

Acesse a página do Old Compose e clique no botão “Download Old Compose Here” para baixar a extensão do formato CRX.

2. Abra a tela das extensões do Chrome
Clique no ícone de linhas Chrome (o menu, aquele abaixo do botão para fechar a janela do navegador) e vá em “Ferramentas » Extensões”.

3. Arraste o arquivo CRX para a janela do Chrome

Abra a pasta onde o arquivo CRX está e leve-o à tela de extensões do Chrome. O navegador irá pedir-lhe para confirmar a instalação. Um clique e pronto!

Para quem usa o Opera o procedimento é similar. Certifique-se antes de habilitar a instalação de extensões do Chrome.

4. Recarregue o Gmail no navegador

Para aplicar as alterações, recarregue o Gmail no seu browser. Agora, quando você clicar em Escrever, a interface para escrever será a mesma de antes. Aleluia!

Como funciona o Old Compose

Analisamos o código fonte do Old Compose e descobrimos que o quê a extensão faz é alterar a identidade do seu navegador para parecer o velho Gmail, forçando a mostrar a antiga tela “Escrever” do serviço de e-mails do Google.

Mais especificamente, a identidade do navegador simulada pelo Old Compose é a do Mozilla/4.0 (compatible; MSIE 8.0; Windows NT 6.0), a mesma que utiliza o antigo Internet Explorer 8. Você pode obter o mesmo efeito usando o User-Agent Switcher para o Chrome.

Uma extensão conveniente

Nós gostamos da nova tela “Escrever”, mas se você quiser voltar à anterior, a extensão Old Compose é perfeita. Pena que ainda não esteja na loja Chrome. Uma alternativa é o Fix Gmail Compose.

Se você quiser remover o Old Compose porque não funciona direito ou porque você não confia em uma extensão que ainda não foi aprovada pelo Google, vá novamente a “Ferramentas » Extensões” e clique no ícone da lixeira que aparece ao lado da extensão.

Qual você vai escolher: a tela velha ou a nova?

[Artigo original em espanhol]

Carregando comentários