Como detectar apps vampiros que chupam a bateria do seu Android

Como detectar apps vampiros que chupam a bateria do seu Android

Enquanto seu Android perde bateria, apps vampiros ganham dinheiro à sua custa. São um novo tipo de malware que, por sorte, você pode detectar com este método.

Você instala um app que promete o download de papéis de parede e tudo parece normal. Mas, de repente, nota que sua bateria se esgota em muito pouco tempo e que o tráfego de dados subiu de forma espetacular. É como se houvesse um vampiro chupando os recursos do celular ou tablet de forma invisível.

Os apps vampiros existem e tentam se passar por apps normais. Com qual objetivo? Aproveitar o seu celular para criar bitcoins, moedas virtuais que requerem longos e custosos cálculos para serem criadas. O Android nem sempre é capaz de identificar estas ameaças porque são mais perigosas do que incômodas.

Há uma ferramenta que ajuda a identificar esses ladrões de recursos. Chama-se OS Monitor. Abaixo mostramos, com um exemplo, como utilizá-lo para detectar “apps vampiros”.

1. Instale o OS Monitor a partir do Google Play

OS Monitor é o app mais parecido com o Administrador de tarefas de Windows que existe  para Android. Indica o consumo de CPU de cada app visível e invisível, assim como as conexões ativas e outras estatísticas do sistema.

Instale o OS Monitor a partir do Google Play Store

2. Ative o ícone de notificação do OS Monitor

Abra o OS Monitor, toque em opções (segundo ícone da direita) e marque a que diz Show CPU Usage. Isso fará com que seja mostrado o consumo de CPU na área de notificação.

Opção para ativar consumo da CPU na área de notificação do Android

3. Observe o consumo de CPU

Fique atento ao consumo de CPU. Se notar que está verde por longos períodos de tempo sem que você esteja fazendo nada, algo estranho está acontecendo. Abrir o menu de notificações confirmará o fato.

Aplicativo disparou consumo de CPU no Android

Neste exemplo, o consumo de CPU é inusualmente alto devido a um app chamado Pi…

4. Feche e desinstale os apps vampiros

Logo após detectar o problema – o alto consumo de recursos -, abra o OS Monitor. Você verá uma lista de aplicativos ordenados pelo consumo de CPU. No exemplo, está o Pi. Esse app está usando 80% da CPU.

Aba processo no OS Monitor mostra porcentagem de uso da CPU por aplicativo

Clicar sobre a lista de apps mostra mais detalhes, como a memória consumida e o estado.

Outros detalhes são exibidos quando você clica em qualquer aplicativo da lista

Mantenha sua escolha da lista pressionada para ver o menu de opções. Escolha Kill process para fechar o aplicativo. Em seguida, desinstale o app em questão a partir do menu Ajustes > Apps.

Desinstalação do aplicativo sanguessuga de bateria

Observação: o aplicativo deste exemplo, Pi, é totalmente inofensivo

Conselho para o futuro

Cuidado com o que você instala, inclusive se estiver no Google Play. Os apps que prometem muito em troca de pouco ou nada são os primeiras que devem deixá-lo desconfiado. “Quando a esmola é demais, o Santo desconfia”, é um ditado válido para situações assim.

Se você notar que a bateria se esgota mais rápido que o normal ou que o celular ficou mais lento ou não responde, siga os passos indicado para detectar o app falso.

E você, já foi “mordido” por um app vampiro de bateria ou CPU?

[Artigo original em espanhol]

Leia também

  • Link Copiado!
Carregando comentários