Backup no Android: Como conservar TODOS os seus dados (SMS, contatos, aplicativos, configurações…)

Quer fazer uma cópia de segurança de SMS, contatos e aplicativos no Android de um dispositivo a outro? Hoje, nós vamos explicar como fazer backup e restaurar todos os seus dados (SMS, contatos, aplicativos, configurações, documentos, música, fotos, etc.) sem ter que acessar o root do celular ou tablet.

Configurar as opções de cópia de segurança e de redefinição no Android

O Android faz cópia de segurança automaticamente de alguns parâmetros e dados associados a uma conta do Google, como senhas do wi-fi, favoritos de navegação, aplicativos instalados a partir do Google Play, termos adicionados no dicionário e a maioria das configurações do dispositivo e dos apps que utilizam a opção de backup.

1. Para ter certeza de que as opções de backup estão bem configuradas, vá em “Configurações”.

Acesse as configurações do Android

2. Dentro de seção Pessoal, toque em “Fazer o backup e redefinir”.
Acesse a opção fazer o backup e redefinir

3. Selecione a opção “Fazer backup”.
Marque a opção fazer backup

4. Configure a conta do Google que será utilizada para backup, clicando em “Conta de backup”.
Configure a conta de backup

5. Selecione uma conta Google existente ou adicione uma nova, clicando em “Adicionar conta”.
Selecione ou crie uma conta Google

Pronto! Agora os dados associados à sua conta Google serão armazenados de forma segura. Em caso de perda dos dados, você deve se identificar com a conta Google do seu dispositivo para recuperar todas as suas configurações e dados associados.

Note que os aplicativos comprados na loja Google Play estarão automaticamente disponíveis para baixar sem nenhum custo adicional.

Fazer uma cópia de segurança dos seus SMS, contatos, fotos, etc.

Existem várias soluções para fazer uma cópia de segurança no Android, porém o aplicativo G Cloud Backup chamou nossa atenção por causa de sua flexibilidade e facilidade de uso. O G Cloud Backup permite fazer o backup dos seus dados online gratuitamente: contatos, registros de chamadas, SMS, fotos, vídeos, música, documentos, configurações, histórico de navegação… Você têm 1 GB de armazenamento para guardar todo o conteúdo do seu celular ou tablet Android.

Atenção: A cópia de segurança dos dados dos aplicativos – o backup de jogos ou configurações de aplicativos, por exemplo – são reservadas ao dispositivo Android e não é suportado pelo G Cloud Backup.

1. Faça o download do aplicativo G Cloud Backup. Quando o aplicativo já estiver baixado e instalado no seu dispositivo Android, inicie a configuração em seguida.

2. Clique em “New User” para criar uma nova conta no G Cloud Backup. Introduza um endereço de e-mail válido, escolha uma senha e clique em “Sign up”. Na etapa seguinte, confirme o endereço de e-mail fornecido e clique em “Proceed”.

Tela inicial do GCloud Backup Tela de login do GCloud Backup Tela de verificação de registro do GCloud Backup

3. Selecione as categorias a serem guardadas marcando as caixas correspondentes e depois clique no botão “Done”. O G Cloud Backup se encarrega de copiar seus dados numa conta segura.

Selecione tudo o que deseja fazer backup no GCloud Backup Backup automático do GCloud Backup Tela de recuperação de dados do GCloud Backup

4. Por padrão, o G Cloud Backup, vai automatizar os backups. Se você quiser desativar para ter mais controle manual, vá até as opções do aplicativo, clicando no botão situado no topo à direita. Clique em “Backup Schedule” e depois desmarque a caixa de “Enable Auto Backup”.

Backup do GCloud Backup Agendamento de backup no GCloud Backup Seleção de backup automático no GCloud Backup

5. Para restaurar os dados guardados, reinstale o G Cloud Backup e inicie o aplicativo. Clique no botão “Existing user/Restore”, introduza seus dados de identificação (e-mail e senha) e depois vá à aba “Restore”.

Acesso à conta existente no GCloud Backup Tela de recuperação de dados do GCloud Backup

6. Marque as opções ao lado dos dados que você gostaria de copiar no seu dispositivo e, depois, clique no botão”Restore” para iniciar a restauração. Tenha paciência até o processo terminar e depois clique em “OK”. Pronto, todos os seus dados foram restaurados!

Seleção de itens para recuperação no GCloud Backup Recuperação completa no GCloud Backup

Qualquer dúvida sobre o Android, pergunte aos nossos especialistas usando os comentários!

[Artigo original em francês]

Leia também

Carregando comentários