Anúncio

Artigo

Amazing Alex: prove que você é bom de raciocínio lógico

Fernanda Guerra

Fernanda Guerra

  • Atualizado:

Não se engane. Apesar do visual infantil, Amazing Alex, o novo jogo da Rovio, pode exigir de você um alto nível de raciocínio lógico. Alex é um garoto que gosta de criar quebra-cabeças enquanto faz tarefas do dia a dia, como limpar o quarto e fazer a lição de casa.

Formato de jogo

Você se lembra da abertura do programa Rá Tim Bum, da TV Cultura? Aquela em que um ratinho aciona uma reação em cadeia e faz vários objetos se moverem para, no final, apagar a vela de um bolo?

Então! O Amazing Alex é igualzinho. O garoto usa vários itens do quarto dele, como livros, caixas, prateleiras e bexigas, e com eles idealiza circuitos irados que, claro, você terá que fazer acontecer.

Por exemplo, é preciso posicionar bem as diversas peças do cenário para que a bola de futebol caia numa cesta, uma bexiga seja estourada a distância, etc. A análise completa do jogo no Softonic ajuda a ter uma visão mais clara de como tudo acontece. Para montar o cenário, é só arrastar as peças do canto inferior direito da tela até onde você quer colocá-las, girá-las se for preciso e pronto! Aperte o play para ver se sua estratégia funciona.

Amazing Alex x Angry Birds

O Amazing Alex criou grande expectativa justamente por estar nas mãos da produtora de games para celular de maior sucesso dos últimos tempos: a Rovio. A empresa é responsável por nada mais nada menos que a saga Angry Birds. Então, imagine a responsabilidade!

O acabamento perfeito, os bons gráficos e a trilha sonora envolvente do Amazing Alex mantêm o padrão de qualidade já consagrado no Angry Birds. No entanto, Amazing Alex deixa a desejar no quesito que faz a cabeça de quem ama joguinhos para smartphones: humor e carisma.

Como o foco principal do novo lançamento está no próprio jogador, que é quem resolve os puzzles, o personagem fica em segundo plano e dificilmente vai causar tanta empatia com o público como os divertidos porcos e pássaros de Angry Birds.

Tutorial embutido

O bom de Amazing Alex é que o tutorial vem diluído ao longo das primeiras fases. Ou seja, para superar as etapas iniciais, você precisa colocar em prática os movimentos básicos que o game ensina.

Por um lado isso é bom, porque você não tem que ler aquele tutorial enorme e chato, mas por outro é ruim. Na versão grátis para Android, por exemplo, existem apenas 16 fases disponíveis. E com essa estratégia, você aproveita muito pouco o Amazing Alex.

Solte a criatividade

Se tem algo que faz Amazing Alex valer a pena é o fato de que não há uma fórmula fixa para passar de fase. Para solucionar cada puzzle, você pode fazer o que quiser (sempre usando os recursos disponíveis, claro).

Depois, ainda dá para compartilhar sua ideia no Game Center do jogo, via internet, para que outros jogadores vejam como você resolveu o problema. Bacana, não? De repente você ficou horas jogando, tentando encontrar uma luz no fim do túnel, e aí vê que outra pessoa achou uma resposta super-rápido! (Esperamos que isso não aconteça com você.)

Por que jogar Amazing Alex?

O novo título da Rovio é um pouco sem graça ao princípio, até porque a expectativa de quem ama Angry Birds é alta. Porém, depois de superar os primeiros níveis, o jogo fica interessante e desafiador.

Amazing Alex vai fazer você pensar muito para solucionar os quebra-cabeças, e você se surpreenderá consigo mesmo ao comparar sua forma de resolver os problemas com o dos demais jogadores.

Fernanda Guerra

Fernanda Guerra

Os mais recentes de Fernanda Guerra

Diretrizes Editoriais