Anúncio

Artigo

2013 em notícia: Redes Sociais

2013 em notícia: Redes Sociais
Equipe Softonic

Equipe Softonic

  • Atualizado:

O ano que está prestes a acabar foi um ano bastante movimentado nas redes sociais. 2013 viu o Facebook mudar e se tornar mais “maduro”, o Twitter alçar voos mais longos e o Google+ sonhar com o mundo… Ou ao menos tentar.

E para os usuários das redes sociais, como foi o ano de 2013? O que as pessoas estão buscando nesses meios? E o usuário mais retuitado do mundo, você sabe quem é?

Prepare-se! Aqui vai o 2013 das redes sociais!

Facebook: É tempo de mudar

O tempo passa para todos e, é claro, também para o Facebook. Recentemente, completou 10 anos da criação do Facemash, o primeiro experimento do Mark Zuckerberg e antecessor da rede social que conquistou o mundo. O Facebook nasceu logo depois, em 4 de fevereiro de 2004.

Às vésperas do seu décimo aniversário, a rede social de Zuckerberg ainda é a protagonista do mundo social. Entretanto, algumas alternativas mais jovens, como o Snapchat, estão prontos para roubar a cena, já tendo conquistado boa parte do público adolescente.

Renovar ou morrer parece ser o grito de guerra do Facebook, que em 2013 mudou (quase) tudo. Deu adeus à velha seção de notícias, substituída pelo novo News Feed, uma home page completamente renovada que, entre outras novidades, traz imagens maiores, múltiplos feeds e uma aparência uniforme na web e nos celulares. A mudança às vezes é lenta: o News Feed foi lançado em março deste ano, mas muitos usuários ainda esperam para vê-lo ativado no seu perfil.

Muita gente também espera pela Graph Search, a nova ferramenta de pesquisa do Facebook que promete encontrar tudo e todos, como “quais amigos são fãs de Harry Potter e Star Wars” ou as “amigas dos meus amigos que são solteiras e moram na minha cidade”, por exemplo. Apresentado em janeiro, a Graph Search – ou Busca Social, como foi batizada no Brasil – ainda não está disponível no Facebook em português, mas pode ser testada se você trocar o idioma do seu perfil na rede social para “English (US)”.

Facebook Graph Search

2013 também foi o ano do lançamento do Facebook Home, o ambicioso projeto de um launcher para Android com foco total na rede social, mas que até agora não caiu no gosto popular. Ainda, vimos melhorias substanciais no Facebook Messenger, que ganhou um novo visual, muitas funções adicionais, um bate-papo no melhor estilo WhatsApp e também os inevitáveis stickers.

Ao mesmo tempo, este ano foi bastante propício para menos gatinhos e mais notícias, como ficou evidente pela atualização do algoritmo do Facebook, que agora visa a favorecer as notícias e os conteúdos de qualidade.

O Facebook está se tornando um ambiente sério. Ou não? Esperemos 2014 para saber como continuará a evoluir a rede social mais popular do mundo.

Twitter: O passarinho cresceu

O passarinho azul dos 140 caracteres começou a se diversificar. Em janeiro de 2013, o Twitter lançou o Vine para iOS, seu serviço de compartilhamento de vídeos curtos. O app rapidamente virou notícia, não apenas por se converter logo após a estreia num meio de disseminação de vídeos pornográficos (logo combatida), mas também pela popularidade imediata, que levou o Twitter a criar versões também para Android e Windows Phone. Ainda, o Twitter tem melhorado constantemente a usabilidade da versão web do seu aplicativo, com a chegada da sincronização de mensagens diretas entre dispositivos, por exemplo. Além de mais cômodo, mais seguro, graças à introdução do novo sistema de validação de login.

Twitter log-in security

Alçando voos ainda mais altos, a rede social de microblogs também lançou em 2013 o seu próprio serviço de streaming de música, o Twitter #music, mas que até então não parece ter tido boa receptividade do público.

Com um número de usuários cada vez maior no mundo inteiro, o sol continua a brilhar no céu do Twitter. Mas há nuvens no horizonte, especialmente agora que o Facebook parece estar determinado a roubar alguns dos seus recursos, copiando introduzindo hashtags e trending topics na rede social.

Como será o 2014 do Twitter?

Google+: Mamãe mandou…

A rede social do Google quer se livrar da síndrome de Cinderela e conquistar os usuários que até agora têm se fartado alegremente com os feeds de notícias do Facebook e do Twitter. O Google começou 2013 pensando grande e apostou num grande chamariz, reinventando quase totalmente o Google+. A rede social que substituiu o Orkut traz praticamente tudo novo, com SMS integrado ao Google Hangouts, GIFs animados nas conversas, videochamadas em HD em qualquer dispositivo e muito mais. Sem dúvida, o Google+ está muito mais atrativo e ainda oferece ferramentas de edição de fotos interessantes.

Google+ Photo Editing

Mas a mamãe Google continua insistindo para que usemos sua rede social mesmo quando não estamos a fim, integrando o Google+ ao sistema de comentários do YouTube, por exemplo. Desde novembro deste ano, todos aqueles que quiserem escrever um comentário no YouTube devem obrigatoriamente usar seu perfil do Google+, sentenciando o fim do anonimato. Será o fim dos trolls? Talvez, mas o público tem protestado: o novo sistema de comentários do YouTube parece incentivar o spam.

O que 2014 guarda para o Google+? Nosso pedido é que continue a melhorar ainda mais, mas que deixe de tentar impor sua presença a qualquer custo…

Usuários: Livres para fazer escolhas

Enquanto isso, o que fizeram os usuários das redes sociais neste ano que passou? Continuaram fieis… mas nem sempre. Seguem usando constantemente o Facebook, o Twitter e o Google+, mas não também buscam alternativas. Snapchat, o app de foto-mensagens temporárias, conquista cada vez mais o público adolescente e, recentemente, lançou sua versão de timeline.

E por falar em fidelidade, os usuários neste ano demonstraram interesse especial por “aplicativos picantes”. Este foi o ano do Bang with Friends e do Lulu, dois aplicativos polêmicos baseados no Facebook que incentivam o relacionamento e a avaliação pessoais entre os próprios usuários. Tudo isso de forma anônima, mais ou menos…

Neste cenário um pouco desolador, é reconfortante saber que no Instagram, que recentemente comemorou três anos de vida, a hashtag mais usada é #amor. O amor sempre vence, mesmo entre os usuários de redes sociais… Uma tribo que nunca deixa de nos surpreender, mesmo quando se trata das suas imprevisíveis inspirações de espiritualidade. A pessoa mais retuitada no Twitter? O Papa!

Mistérios da fé…

#Feliz2014

[Artigo original em italiano, escrito por Laura Ceridono]

Equipe Softonic

Equipe Softonic

Os mais recentes de Equipe Softonic

Diretrizes Editoriais