WhatsApp: como excluir contatos duplicados no iOS

WhatsApp: como excluir contatos duplicados no iOS

A sua lista de contatos do WhatsApp está cheia de contatos duplicados? Nós vamos explicar para você como (provavelmente) isso aconteceu e como eliminar.

As causas destas misteriosas duplicações podem ser várias. Um dos motivos mais comuns é trocar a sincronização do telefone pelo iTunes para o iCloud. Outra é a sincronização do iPhone com serviços como o Gmail ou Exchange.

O recurso Grupos do iPhone também é apontado como um dos vilões: uma vez que os contatos estejam organizados em grupos, eles podem aparecer duplicados no WhatsApp porque estão na pasta na agenda telefônica e na subpasta do grupo.

Seja qual for o motivo, é assim que você vai resolver o problema.

Eliminando os contatos duplicados

Como os contatos duplicados podem estar apenas no WhatsApp ou na lista de contatos do iPhone, nós vamos ensinar como eliminar nos dois lugares.

Para apagar os contatos duplicados no WhatsApp

Exemplo de contatos duplicados na lista do iPhone

Se este for o seu caso, você pode tentar de duas maneiras:

1. Consolidar todos os seus contatos da agenda em um único grupo – como explicado no FAQ do site do WhatsApp, o aplicativo “[…] ainda não é capaz de usar o sistema de contatos “conectado” ou “unificado”, e por esta razão são exibidos os contatos duplicados, ou mesmo triplicados.” Removendo os grupos, em particular No telefone, e mantendo somente um, o problema poderia ser resolvido.

2. Reinstalar o app – às vezes desinstalar e reinstalar o WhatsApp resolve o problema de duplicações na agenda. Antes de prosseguir, no entanto, é melhor fazer o backup das conversas. É fácil: abra o WhatsApp e vá para Opções > Opções de Conversa > Backup de conversas e clique em Fazer Backup Agora.

Cópia de segurança do WhatsApp

A cópia será feita diretamente na sua conta iCloud e você poderá recuperá-la depois de reinstalar o app. Serão guardados também todos os anexos trocados por chat.

Agora desinstale o WhatsApp. Para fazer isso, toque no ícone do app por alguns segundos, e quando ele começa a tremer toque a X e escolha Apagar.

Entre na App Store, procure e reinstale o aplicativo, siga o assistente de configuração e, finalmente, verifique se o problema com os duplicados é resolvido.

Para apagar os contatos duplicados no iPhone

Neste caso, existem outras quatro soluções possíveis, dependendo da situação.

1. Se você usa o iCloud para fazer backups, a primeira coisa a fazer é acessar www.icloud.com, efetuar o login e verificar se contatos duplicados também estão online. Se for o caso, o problema deve ser resolvido entrando em contato com o suporte iCloud da Apple.

2. Se a lista online está ok e os contatos duplicados não são muitos, você pode simplesmente remover os que sobram. Para fazer isso basta selecionar um por um, depois toque em Editar no canto superior direito e depois em Apagar Contato.

Apagando contatos duplicados no iCloud

3. Como alternativa, no caso de contatos duplicados, mas onde cada um contêm dados diferentes (por exemplo, um o telefone e endereço, outro o contato do Facebook), você pode tentar a fusão manual. Faça o seguinte:

  • Vá para a lista de contatos do iOS 7 e selecione um de seus contatos repetidos. Clique em Editar.
  • Vá até o final da ficha e toque em combinar contatos…, depois selecione na lista o duplicado do contato que você está editando. Ao final toque em OK.

Unificando contatos no iPhone

  • Se tiver algum campo duplo, toque novamente em Editar e elimine o desnecessário tocando no botão vermelho.

4. Se você não quiser se aventurar em operações manuais, ou se os duplicados forem muitos, pode usar um aplicativo que resolve o problema para você. Existem vários. Nós recomendamos o Contacts Duster, gratuito e fácil de usar.

Um problema com muitas causas e muitas soluções

Como você pode ver, as causas de contatos duplicados no WhatsApp, e na agenda do iPhone, em geral, podem ser várias, assim como as possíveis soluções.

Além disso, o uso extensivo da tecnologia e serviços online, e em particular a sincronização desses dados, traz muitos benefícios, mas também alguns pequenos problemas.

Você não precisa se preocupar: com nossas dicas, você vai ser capaz de tornar sua lista de contatos limpa e eficiente sem problemas. E se não conseguir fazer isso, deixe um comentário e explique o problema: vamos ajudá-lo a resolvê-lo.

Qual sua maior dor de cabeça com o WhatsApp?

[Artigo original em italiano]

Para saber tudo sobre o WhatsApp, consulte o nosso guia:

  • Link Copiado!
Carregando comentários