O que são VPN’s e porque você deve usar

Se você usa muito a internet, você provavelmente já tenha ouvido sobre VPNs. Em um curto período, VPNs deixaram de ser programas obscuros para serem ferramentas extremamente úteis que podem dar a qualquer um liberdade para navegar na internet com completa liberdade e segurança sem uma necessidade de grande expertise técnica.

Você quer saber em mais detalhes o que exatamente é uma VPN e como você pode usar uma? Bom, então continue lento, vamos ver o que são VPNs e porque você deve começar a usar uma a partir de hoje.

O que é VPN?

Normalmente, quando nós acessamos um site de um computador ou celular, nosso dispositivo envia diversas instruções via roteador, procurando acessar o site em questão. Essas instruções vão para o provedor do serviço de internet, o qual então envia esses dados antes de enviar os resultados (do site) de volta para seu dispositivo. O que aconteceria caso nós adicionássemos um intermediário entre ambos os passos? Isso é onde a VPN, conhecida como sua própria Rede Privada Virtual (Virtual Private Network), entra em jogo.

O que uma rede privada virtual faz é adicionar um passo a mais em sua conexão, atuando como um túnel entre todas as ordens que você envia ao seu roteador ou modem e seu navegador. Esse passo intermediário feito pela VPN criptografa toda a sua informação, tornando-a muito mais segura.

Desse jeito, usando uma VPN previne qualquer um de alterar os dados que você envia e recebe, garantindo uma conexão mais segura e a prova de intrusos.

Outra grande vantagem da VPN é que ela pode simular uma conexão em países diferentes ao redor do mundo. Por exemplo, imagine que você esteja na Espanha e que você está conectando-se a uma VPN com um servidor nos Estados Unidos: isso significa que todos os sites que você estiver visitando irão pensar que você está nos Estados Unidos.

Usar uma VPN é tão simples como baixar uma e a instalar em seu computador ou celular. Depois de instalada, você simplesmente se registra e conecta. Depois disso, ela irá criptografar tudo o que você fizer na internet.

Porque eu preciso de uma VPN?

Dados criptografamos e conexões de países diferentes são bons, mas como essas vantagens se traduzem para o uso diário? Aqui nós iremos trazer para você quatro usos práticos das redes VPN:

1. Permanecer seguro em redes públicas

Cafeterias, hotéis, bibliotecas, salas de estudo…  Hoje existem diversos lugares onde você pode navegar de graça na internet, e sem precisar digitar nenhuma informação pessoal. Isso é ótimo, mas também abre as portas para cyber-ataques e ameaças. Em redes públicas, usar VPN é essencial.

Em lugares públicos, a VPN irá agir como uma camada extra de segurança para evitar que hackers acessem suas informações. Obviamente, você ainda deve continuar mantendo certas medidas de segurança quando você acessa a internet via redes públicas, mas adicionando uma VPN irá dar uma grande ajuda para sua segurança.

2. Trabalhar remotamente

Se você tem uma profissão que permite que você trabalhe de casa (ou de qualquer lugar que você quiser), instalar uma VPN é uma ótima ideia.  Mesmo que você possa acessar serviços de companhias da forma que eles são, adicionar uma VPN ao processo é um bom jeito de proteger tudo que você faz. Com uma VPN você irá evitar que dados sensíveis sejam comprometidos ou que transações sigilosas sejam alteradas ou afetadas.

3. Compras online e home-banking

Se você regularmente compra coisas online ou faz transações bancárias via internet, atticar uma VPN é uma grande ideia. Todos esses processos movem dados muito importantes, como números de contas ou outras informações pessoais. Uma VPN minimiza os riscos de um hacker capturar essas informações.

Outro benefício de usar uma VPN é usar para comprar em lojas que não são disponíveis em seu país. Talvez você ache algum item que você esteja procurando por um preço menor inclusive.

4. Ultrapasse restrições geográficas

Usar uma VPN permite que você visite sites que são restritos em seu país. Em alguns países, especialmente a China, a censura é algo comum. Então, com uma VPN, você poderá visitar sites censurados sem limites.

Além disso, graças a VPN você pode ter a vantagem de usar serviços e acessar conteúdos que podem ser disponíveis apenas em algumas partes do mundo. Por exemplo, a Netflix e a HBO da Europa possuem bibliotecas diferentes da dos Estados Unidos. Usando uma VPN com um IP de países diferentes darão a você acesso a conteúdos que anteriormente estariam indisponíveis.

Onde baixar uma VPN confiável

Existem muitas VPNs diferentes, disponíveis de graça ou com alguns bonus premium com algum custo. Nossa recomendação é da Panda VPN, a qual foi recentemente lançada pela renomada empresa desenvolvedora de antivirus Panda.

Usar a Panda VPN é muito simples: você apenas deve instalar usando o link abaixo e seguir as instruções. Crie uma conta Panda (se você ainda não tem uma), entre nela, ative sua VPN e aproveite todas as vantagens de navegar sem limites em com um nível a mais de segurança.

A versão de graça, Panda VPN FREE, oferece a você acesso via um dispositivo, franquia de dados de 150mb diários e uma única localização padrão.

Se você quiser acesso a mais opções VPN, você deve optar pela Panda VPN Pro. A Panda VPN Pro permite a você que acesse a internet de diferentes localidades, possui dados ilimitados e pode ser usada por até 5 dispositivos diferentes.

Além disso, Panda VPN Pro também inclui um antivirus que vem com a garantia Panda.

Por enquanto, a Panda VPN está disponível para Windows e Android, tanto na versão grátis como na versão Premium. Em breve, ela também estará disponível para Mac e iOS, garantindo, assim, que todos os dispositivos possam se beneficiar dos recursos e vantagens desta VPN.

Carregando comentários