Anúncio

Nota: nossa equipe está sempre procurando assuntos que acreditamos que serão de interesse de nossos leitores. Recebemos uma compensação pela publicação deste artigo.

Crie o currículo definitivo e a carta de apresentação com o Canva

Crie o currículo definitivo e a carta de apresentação com o Canva
Sponsored Content

Sponsored Content

  • Atualizado:

Tanto faz se você acabou de sair da escola ou tem vários anos de emprego, procurar um novo emprego pode ser assustador para a maioria das pessoas. Há o medo da rejeição, especialmente com tantos por aí se candidatando aos mesmos cargos. Se você quer se destacar da multidão, você precisa de um currículo que reflita suas habilidades da melhor maneira possível.

Quando se trata de primeiras impressões, nada funciona melhor do que um belo aplicativo que chama a atenção. Mostraremos como você pode criar um currículo no Canva com uma variedade de modelos e designs.

Crie seu currículo com o Canva EXPERIMENTE GRÁTIS
9

A importância de um excelente currículo

Existem dois objetivos principais de um currículo. O primeiro é mostrar ao seu empregador em potencial quem é você, enquanto o segundo mostra as habilidades que você possui que beneficiarão a empresa. Quando o entrevistador recebe mais de cem inscrições, você pode ter certeza de que ele gastará o mínimo de tempo possível em cada uma delas, examinando os pontos principais.

Em essência, o currículo é uma campanha de marketing para você e para o que você oferece. Se você tiver apenas um documento sem graça, sem um esboço adequado ou com gramática incorreta, o leitor irá bocejar rapidamente e seguir em frente. Você precisa encontrar uma maneira de destacar rapidamente seu conjunto de habilidades e como você pode ser um ativo.

Elementos de design para o seu currículo e carta de apresentação

Incluir suas informações pessoais e experiência são apenas alguns aspectos de um currículo excelente. O que você quer é um design que foque nos elementos que você quer que o entrevistador veja primeiro. Para isso, você pode pesquisar vários layouts de currículo no Canva que atenderão às suas necessidades:

  • Tradicional: design simples que é fácil de percorrer para obter as informações essenciais
  • Gráficos: ao se inscrever para áreas de marketing e criativas, você pode adicionar algumas cores e temas
  • Fotográfico: as imagens podem ser adicionadas se você quiser mostrar sua aparência ou alguns de seus trabalhos

Usando modelos do Canva para designs profissionais

Não importa para qual área você está se candidatando, você vai encontrar um design adequado para currículo e carta de apresentação no Canva. Há uma barra de pesquisa onde você pode ver quais modelos estão disponíveis, mostrando os melhores layouts para currículos profissionais. O único trabalho que você terá é acrescentar a informação que o entrevistador está procurando.

Você não precisa se contentar em usar os modelos do Canva como eles são. Há muitas funcionalidades no programa para editar rapidamente qualquer um dos estilos de esboço. É uma abordagem muito melhor do que criar um currículo do zero e passar horas se perguntando quais cores e elementos de design usar.

Escolhendo o formato do currículo

Depois de selecionar o design e o modelo, você ainda precisa trabalhar em um formato. Você pode pensar que o formato é o mesmo que um esboço, mas é um elemento completamente diferente. Aqui, você decidirá em que ordem apresentará suas informações que mostrarão por que a empresa deve contratá-lo.

Muitas pessoas gostam de um formato cronológico que mostra seu histórico de trabalho e como você progrediu desde seu primeiro emprego. Há também um currículo funcional onde você adapta elementos específicos para a entrevista e requisitos de trabalho. Você também pode combinar esses formatos em um novo design que usa o melhor dos dois tipos. Estes são apenas alguns exemplos.

Como criar um currículo no Canva

Existem duas maneiras de criar um currículo no Canva usando os elementos mencionados acima. A primeira é pesquisar modelos, selecionar um e alterar o formato para atender às suas necessidades. Recomendamos a segunda técnica, que usa o assistente de design de currículo.

Ao iniciar o assistente de design de currículo do Canva, você verá uma nova janela com uma página em branco. Você seguirá as etapas que aparecem na tela, mas aqui vão algumas dicas:

  1. Selecione um modelo no painel esquerdo
  2. Edite o texto para incluir suas informações
  3. Adicione combinações de fontes ou cores para atrair a atenção
  4. Insira elementos de mídia como vídeos ou fotos quando necessário
  5. Você também pode adicionar um quadro, se apropriado para a área
  6. Se você estiver enviando um currículo digital, pode adicionar áudio
  7. Dê um nome e salve seu currículo

Impressione os outros com suas habilidades excepcionais

Criar o currículo definitivo não precisa levar o dia todo se você tiver as ferramentas certas. Existem muitos aplicativos que permitem que você faça isso do zero, mas poucos têm os poderosos modelos de design e utilitários que o Canva oferece. Eles são fáceis de usar e você pode ver a impressão visual enquanto trabalha no documento.

A melhor parte de usar o Canva para o seu currículo é que você pode personalizar o formato, o layout e o design para a área da empresa. Isso mostra que você prestou atenção ao anúncio de emprego e o que poderá fazer quando se juntar a eles. É claro que o Canva serve para mais do que apenas criar currículos, por isso não deixe de conferir todos os outros recursos e modelos.

Sponsored Content

Sponsored Content

Os mais recentes de Sponsored Content

Diretrizes Editoriais