Anúncio

Dicas e truques

Migrar do Orkut para o Facebook não é tão complicado como parece

Marcel Perossi

Marcel Perossi

  • Atualizado:

Depois de 10 anos online, e alguns outros tantos como líder em rede social no Brasil, o Orkut será desativado dia 30 de setembro pelo Google. Então, chegou a hora de migrar.

A execução do Orkut em praça pública está marcada para final de setembro. A rede social foi uma pessoa simpática, amiga de muita gente estranha, mas que acabou sendo trocada impiedosamente por outra pessoa, mais jovem, moderna e… mais bisbilhoteira.

Migrar do Orkut para o Facebook não é tão complicado como parece

Hoje, nós vamos mostrar como migrar seus amigos e imagens para o Facebok.

Importando seus amigos

A importação de amigos de uma rede para outra sempre foi polêmica. É o principal ativo destas empresas. A lógica, à grosso modo, é simples de entender:

  • Nossas informações são valiosas para criar publicidade direcionada.
  • As redes sociais usam nossos dados como ativo e repassam para agencias em troca de alguns milhares de trocados.
  • As agências de publicidade nos bombardeiam de propagandas e outros incentivos para clicarmos em retângulos que piscam a cada meio segundo.

Segundo este raciocínio, todos saem ganhando. O usuário não precisa por a mão na carteira e pagar uma assinatura, já que o dinheiro, neste caso, são as preferências pessoais. A empresa consegue um meio de sobreviver sem cobrar assinatura e as agências criam publicidades de acordo com aquilo que nós gostamos e seguimos.

Portanto, nenhuma rede facilitará a migração.

Dito isto, você ainda tem uma chance, e ela se chama CSV. Você pode exportar os seus contatos do Gmail para o Facebook. Mas não esqueça: é possível que a ferramenta de reconhecimento não acerte com 100% de precisão. Estamos fazendo uma gambiarra com o sistema.

Antes de começar o processo, associe a sua conta do Orkut com o Google+, caso ainda não tenha feito. É fundamental para exportar.

1. Clique no logo do Gmail e, depois, em Contatos.

Selecione o item Contatos no Gmail

2. Clique em Círculos, no menu lateral.

Entre em Círculos do Google+


3. Agora no botão Mais, clique nele e escolha Exportar.

Selecione exportar para preparar o download

4. Selecione o grupo Círculos, mantenha o formato e exporte.

Exporte os contatos
5. Vá em Encontrar Amigos do Facebook e clique em Browse…

Acesse o recurso Encontrar Amigos do Facebook

6. Carregue o arquivo CSV.

Na próxima tela, o Facebook mostrará quais amigos estão cadastrados na rede social e quais não foram encontrados. Para quem não foi achado, ele mandará um e-mail convidando a pessoa para participar da rede social. Assim, você terá avisado que mudou do Orkut e está presente no maior site de relacionamentos da atualidade.

Importando fotos e coisas pessoais

Talvez você tenha escutado algo sobre o Google Takeout junto com o encerramento do Orkut. Não foi aleatório: Takeout faz uma cópia de segurança dos seus dados. Ativo desde 2011, o serviço é compatível com o Orkut e faz o trabalho sujo de reunir todas as imagens numa pasta zipada – comprimida em .ZIP, aquele velho formato de compressão.

1. Acesse o Google Takeout

Entre no Google Takeout

2. Desmarque todos produtos e selecione apenas o Orkut.

Selecione apenas o Orkut

3. Clique em Criar Arquivo, e depois em Fazer download.

Faça o download do arquivo

As imagens serão baixadas imediatamente. A única regra de ouro é não ficar irritado com a possível lentidão. Quanto mais fotos armazenadas no Orkut, mais demorado será para as imagens chegarem ao seu desktop. Vá beber um café ou jogar videogame para o tempo passar mais rápido. Após chegarem, suba as imagens na sua página.

Nós já mostramos com mais detalhes como usar o Takeout.

Valeu, Orkut

A rede social que simbolizou uma parte importante da cultura brasileira na internet – se é que isso existe mesmo – está indo para o espaço. É o momento ideal para relembrar as dezenas de comunidades com trocadilhos geniais, os scraps brilhantes de gatos, estrelas, igrejas e mapas-múndi na mesma imagem e os emocionantes depoimentos. Quem nunca quis um depoimento, né? Ninguém? Bom, se a nostalgia dos bons (e maus) momentos do Orkut o atingiu, veja nossa matéria com os melhores momentos do Orkut.

Leia também:

Marcel Perossi

Marcel Perossi

Os mais recentes de Marcel Perossi

Diretrizes Editoriais