Anúncio

Notícias

Há anos o Google nos engana sobre o Modo Anônimo

Nem mesmo o Modo Anônimo vai te ajudar a manter a privacidade

Há anos o Google nos engana sobre o Modo Anônimo
María López

María López

  • Atualizado:

Após vários anos, o Google finalmente encerrou na última quinta-feira uma ação coletiva em que foram acusados de rastrear os dados dos usuários enquanto estavam no Modo Anônimo.

Google Chrome Download

Em princípio, um juiz da Califórnia marcou o julgamento para o próximo ano, 2024. No entanto, esse acordo fez com que o referido julgamento fosse suspenso enquanto todos os detalhes legais são finalizados.

Na demanda original, estavam incluídas indenizações entre 100 e 1.000 dólares por usuário, dos quais existem milhões. Para o Google, isso teria significado pagar bilhões de dólares caso perdessem o caso (a cifra chegava a 5.000 milhões).

O Modo Incógnito, sob escrutínio

Quem nunca usou o Modo de Navegação Privada do Google Chrome? Essa era (e ainda é) uma das funcionalidades do navegador, pois prometia não guardar informações sobre as páginas da web que você visitou. Pelo menos, essa era a teoria. No entanto, vários e-mails internos da empresa mostraram que o Google rastreava seus usuários no Modo de Navegação Privada.

Naquele momento, o Google tentou desestimar a ação, mas a juíza do caso o rejeitou. Segundo o executivo, o consentimento do usuário não era suficiente para que a empresa coletasse tantas informações sobre sua atividade na rede.

Os demandantes alegavam que o Google utilizava ferramentas como o Google Analytics e outros aplicativos para controlar os usuários. Também foi apontado que, ao rastrear os usuários no Modo de Navegação Anônima, a empresa gerava uma falsa sensação de controle sobre os dados que os usuários acreditavam estar decidindo compartilhar.

Infelizmente, o Google não é a única empresa de tecnologia acusada de violar a privacidade dos usuários. Outros gigantes, como Amazon ou Meta, têm enfrentado várias ações judiciais movidas por reguladores federais por não cumprir diversas leis de proteção de dados.

Google Chrome Download
María López

María López

Os mais recentes de María López

Diretrizes Editoriais