Anúncio

Artigo

Quase 80% dos clones de Flappy Bird trazem algum tipo de vírus para smartphones e tablets

Quase 80% dos clones de Flappy Bird trazem algum tipo de vírus para smartphones e tablets
Rui Maciel

Rui Maciel

  • Atualizado:

Quase 80% dos clones do jogo Flappy Bird trazem algum tipo de vírus que ataca os smartphones ou tablets para roubo de dados ou a realização não-autorizada de chamadas. A informação foi dada pela empresa de segurança digital McAfee, a partir de um relatório de ameaças virtuais.

O jogo “Flappy Bird” original foi lançado em meados de 2013 para iOS (iPhone e iPad) e Android. O jogo foi  um enorme sucesso devido ao seu alto grau de dificuldade, teve mais de 50 milhões de downloads mundo afora, e rendeu bastante notoriedade ao seu desenvolvedor, Dong Nguyen, até que o mesmo retirou o aplicativo do mercado em fevereiro.

Para aproveitar o sucesso do título, muitos desenvolvedores lançaram clones do game, o que serviu de isca para que muitas dessas cópias servissem de isca para infectar os dispositivos móveis com códigos maliciosos. A McAfee fez uma amostragem com 300 clones de Flappy Bird e verificou que 238 (79,3% do total) traziam algum tipo de vírus.

Uma vez no celular do usuário, esses códigos maliciosos conseguem executar diversas funções do aparelho de forma não-autorizada, além de interceptar e roubar informações. A McAfee usou como exemplo o clone “com.touch18.flappybird.app”  e verificou algumas das suas ações:

  • Faz chamadas sem permissão do usuário
  • Instala aplicativos adicionais sem permissão do usuário
  • Permite que um aplicativo monitore mensagens de SMS recebidas, além de registrá-las ou processá-las (permissão não declarada)
  • Envia mensagens de SMS sem permissão do usuário
  • Extrai mensagens de SMS
  • Envia dados para um número de celular através de SMS
  • Permite que um aplicativo leia dados de contatos do usuário (permissão não declarada)
  • Extrai a localização via GPS (latitude e longitude)
  • Envia dados de atividade do usuário para sites de terceiros

Para evitar esse tipo de problema, é recomendável que o usuário tenha uma solução de segurança em seu dispositivo móvel e a mantenha atualizada. Além disso, antes de baixar um jogo, leia os comentários feitos por outros usuários, que podem dar uma boa pista do que está para ser baixado. E, claro, baixe jogos de desenvolvedoras confiáveis.

Veja também

Acompanhe o Softonic nas redes sociais: curta a fanpage do Softonic no Facebook e siga @softonic_br no Twitter.

Rui Maciel

Rui Maciel

Os mais recentes de Rui Maciel

Diretrizes Editoriais