Android em celulares Nokia ganha força em boatos pré-MWC

Android em celulares Nokia ganha força em boatos pré-MWC

Poucas semanas antes do Mobile World Congress, fotos de aparelhos Nokia rodando o sistema operacional Android começaram a circular em sites especializados, com destaque para o Evleaks, especializado em divulgar e mostrar fotos de celulares antes mesmo do lançamento.

Rumores sobre aparelhos da Nokia com Android povoam os sites de tecnologia há muito tempo. Nem mesmo a estratégia de adotar o Windows Phone como plataforma principal acabou com as especulações. Agora, faltando pouco mais de um mês para a maior feira de telefonia do mundo – e depois da compra da divisão de celulares da empresa finlandesa pela Microsoft – surgem novas revelações e um nome: Nokia Normandy.

Normandy seria o nome dado à versão personalizada pela Nokia do Android para seus aparelhos. Segundo as imagens vazadas na internet, o sistema personalizado inclui um visual que mistura elementos do Windows Phone – os quadrados da tela principal – e da linha Asha. As alterações na interface são mais relevantes do que as feitas por fabricantes como Samsung, LG e Sony, chegando perto do nível de personalização feito pela Amazon para sua linha de tablets Kindle Fire.

Um detalhe importante é que as fotos indicam um aparelho dual-chip – recurso ainda não disponível no Windows Phone – e nenhum aplicativo Google. O ícone da loja de apps é genérico, o programa de mapas é o Here (antigo Ovi Mapas, que não foi comprado pela Microsoft), o app de música, o MixRadio (disponível atualmente apenas para Windows e Asha). Ainda inclui os aplicativos Opera e BBM, que não estão disponíveis no Windows Phone.

Além de abrir espaço para smartphones dual-chip, o sistema teria compatibilidade com osmilhares de aplicativos criados para o sistema operacional móvel do Google e poderia preencher o espaço ocupado antigamente pelo Symbian, cuja loja de apps não terá mais atualizações a partir deste mês.

Vale lembrar que tudo não passa de boato. Uma hipótese é que pode se tratar de um sistema que teve o seu desenvolvimento interrompido após a compra da divisão de celulares da Nokia pela Microsoft. Se ainda existir, provavelmente saberemos mais na Mobile World Congress 2014, que começa no dia 24 de fevereiro.

[Fonte: Evleaks]

  • Link Copiado!
Carregando comentários