Anúncio

Notícias

A IA já é capaz de escrever romances… e ganhar concursos

É o fim da escrita comercial tal como a conhecemos?

A IA já é capaz de escrever romances… e ganhar concursos
María López

María López

  • Atualizado:

Uma das metas de Shen Yang, professor da faculdade de Jornalismo da Universidade Tsinghua de Pequim, era escrever um romance de ficção científica centrado no metaverso e nos robôs humanoides. Para se inspirar, ele utilizou as capacidades da inteligência artificial. No entanto, ele fez muito mais do que isso: acabou gerando o romance por si só e, para completar, recebeu um prêmio nacional.

ChatGPT Download

Land of Memories (Terra de Memórias em português), título do romance, fez com que Shen Yang conquistasse o segundo lugar no Concurso Juvenil de Ficção Científica Popular de Jiangsu. Conforme explicado no South China Morning Post, para desenvolvê-lo, Yang introduziu 66 prompts em um modelo gerativo linguístico, uma tarefa que levou 3 horas.

O romance conta com Li Xiao como protagonista, um explorador do metaverso que no mundo real trabalhava como engenheiro neural. Após perder acidentalmente as memórias de sua família, ele espera poder reunir os fragmentos de sua memória espalhados pelo metaverso.

De acordo com Shen, a IA ‘gerou todo o conteúdo’, incluindo as imagens que acompanham o texto. Uma das solicitações de Shen à IA foi que o estilo literário imitasse o de Franz Kafka, reconhecido autor associado ao existencialismo. E é que, acima de tudo, estamos diante de um marco histórico: ‘esta é a primeira vez que a escrita realizada por IA conseguiu ganhar um prêmio literário‘. Shen quer usar esse fato para tornar público o processo de criação do romance e inspirar ‘todos aqueles que desejam aprender como criar boa ficção com IA’.

Ao emitir o veredicto, apenas um dos membros do júri sabia antecipadamente que Shen havia utilizado inteligência artificial em seu trabalho. No entanto, outro juiz reconheceu a influência da IA na escrita. Este último explicou que seu voto foi negativo e alegou que o romance ‘carecia de emoção‘.

ChatGPT Download
María López

María López

Os mais recentes de María López

Diretrizes Editoriais