Anúncio

Artigo

Só existe vírus para Windows. Verdade ou mentira?

Só existe vírus para Windows. Verdade ou mentira?
Fabrizio Ferri-Benedetti

Fabrizio Ferri-Benedetti

  • Atualizado:

Inauguramos esta seção dedicada a investigar mitos e rumores com duas perguntas que escutamos com frequência: é verdade que os vírus infectam apenas o Windows? Mac e Linux estão livres de vírus?

Muita gente acredita que os vírus são apenas um problema do Windows, mas só o sistema operacional da Microsoft está cheio de malwares, e outros sistemas, como o Mac ou Linux, não têm este inconveniente. É habitual escutar afirmações como:

  • Não há vírus para Mac e Linux
  • Apenas no Windows há vírus
  • Ninguém cria vírus para outros sistemas

É isso mesmo? Vejamos o que há de verdade e de mentira nessas afirmações.

É verdade que a maioria dos vírus afetam o Windows

É difícil encontrar dados confiáveis sobre a proporção de vírus por sistema operacional porque os desenvolvedores de antivírus dificilmente tornam esse dado público. De acordo com informações da GData publicadas em 2010, 99,4% dos vírus afetam o Windows.

Isso porque o Windows foi e continua sendo o sistema operacional mais usado em PCs. De acordo com dados do StatCounter89% dos computadores executam o Windows. Esta popularidade explica, parcialmente, porque existem tantos vírus para Windows.

Estatísticas de segurança no StatCounter

89% dos computadores usam o Windows, o que explica, em parte, a quantidade de vírus para este sistema (fonte)

As taxas de infecção mais altas são vistas no Windows XP, situação que vai piorando devido ao fim do suporte ao sistema ou o XPocalipse, que deixa o XP sem atualizações críticas de segurança.

Taxas de infecção e detecção de malware

Taxas de infecção e detecção de malware (fonte: Relatório SIR Vol. 15)

Taxas tão elevadas devem-se também ao fato de que, no passado, o Windows era muito ruim no combate a malwares. Mas a situação vem melhorando muito nos últimos anos, e alguns já falam até da crise dos antivírus.

Mas também há vírus para outros sistemas operacionais

Mesmo que seja certo que a grande maioria dos vírus afetam o Windows, existe malware também no Mac e no Linux, e pode ser igualmente perigoso. Um estudo da Sophos de 2012, por exemplo, encontrou malware em 2,7% dos computadores Mac.

Estes são os vírus mais frequentes que a Sophos achou no Mac (fonte)

Os dados variam de antivírus para antivírus e mudam segundo a definição de “vírus” ou “malware” em uso. Porém, sabemos que:

  • Os vírus para Mac existem há anos, mesmo que a quantidade seja baixa
  • Há vírus também no Linux (muito escassos, isso sim)
  • Há cada vez mais vírus universais, que afetam todos os sistemas

Cabe destacar que, mesmo que os vírus para Windows não afetem o Mac e o Linux, podem transitar livremente se não houver um antivírus que os detecte (20% dos Mac hospedam vírus do Windows, segundo a Sophos).

Conclusão: é falso que os vírus infectam apenas o Windows

As evidências disponíveis mostram que o malware não apenas é um problema do Windows, como também está se transformando em algo universal, e falar de “vírus para…” está deixando de fazer sentido.

É cada vez mais comum ver vírus multiplataforma que atacam igualmente Windows, Mac ou Linux por meio de tecnologias como Java, ou que atacam os sistemas por meio do navegador, sem importar a plataforma em uso.

[Artigo original em espanhol]

Leia também:

Fabrizio Ferri-Benedetti

Fabrizio Ferri-Benedetti

Diretrizes Editoriais