Por que você não precisa esperar pelo Windows 10

Por que você não precisa esperar pelo Windows 10

Depois do fracasso do Windows 8, a Microsoft quer virar o jogo com o Windows 10. Mas muitos dos recursos anunciados para 2015 podem ser usados agora no 8.1.

Menu Iniciar à moda antiga e apps em modo janela; a Microsoft quer corrigir com o Windows 10 os maiores erros do Windows 8. Isso é bom, mas precisa esperar até o ano que vem. Programadores antenados preencheram o espaço deixado pela Microsoft e já oferecem os recursos prometidos. Com os aplicativos certos, você pode sentir o gostinho do Windows 10.

O Menu Iniciar do Windows 10

Já em abril de 2014, apareceram os primeiros sinais do Menu Iniciar do Windows 10. A princípio, é o velho Menu Iniciar do Windows 7, com suporte aos apps da Windows Store. Resumindo, não é difícil de ser reproduzido.

Menu Iniciar do Windows 10

Há muitos aplicativos para ressuscitar o Menu Iniciar no Windows 8.1. Embora o visual seja diferente, cumprem o mesmo papel do Menu Iniciar do Windows 10, com exceção dos blocos dinâmicos.

Apps trazem o Menu Iniciar de volta ao Windows 8

Aplicativos da Windows Store em modo janela

No Windows 10, todos os programas e aplicativos podem rodar dentro de janelas. A separação rigorosa entre as duas interfaces do Windows não ajudava o usuário.

Aplicativos rodando em janelas no Windows 10

O modo de janela para os apps da Windows Store você já pode ativar no Windows 8.1. Neste artigo apresentamos dois práticos aplicativos que cuidam disso.

Aplicativos já rodavam em janelas no Windows 8.1

Windows 10 – com ou sem a Charms Bar

Além disso, muitos usuários do Windows 8 não gostam da Charms Bar. Novamente a Microsoft promete melhoras, mas não dá maiores detalhes. Os rumores iniciais indicavam que a barra seria desativada em PCs sem tela sensível ao toque. Mas mesmo no Windows 8.1, você pode desativar a Charms Bar. Confira como fazer neste tutorial.

Como remover a Charms Bar do Windows 8

O Visualizador de Tarefas do Windows 10 no 8.1

Um dos poucos novos recursos não revelados pelos vazamentos do Windows 10 é a função para troca rápida de aplicativos. O Task View (ou visualizador de tarefas) é muito útil e facilita o uso de múltiplas janelas no Windows 10. O Task View lembra o Mission Control da Apple. E para esse recurso também encontramos apps no Windows 8.1.

Task View do Windows 8

O Emcee para Windows 8 é um dos melhores aplicativos para isso. Programas tradicionais e da Windows Store aparecem em uma visualização e podem ser usadas com telas sensíveis ao toque.

Emcee para Windows 8.1

Como você pode ver, a Microsoft não está exatamente revolucionando o mercado com o Windows 10. E isso não é um problema. O Windows 8.1 não deixa de ser uma boa base para desenvolver e testar ideias. Quando o Windows 10 chegar em 2015, teremos um sistema bem projetado.

Com as mudanças reveladas até agora, o Windows 10 não parece uma atualização indispensável. Mas talvez os rumores de que o Windows 10 será oferecido como uma atualização gratuita mude a história. Afinal de contas, cavalo dado não se olha os dentes.

[Artigo original em alemão]

Leia também

  • Link Copiado!
Carregando comentários