Anúncio

Artigo

Por que você não precisa esperar pelo Windows 10

Por que você não precisa esperar pelo Windows 10
Markus Kasanmascheff

Markus Kasanmascheff

  • Atualizado:

Depois do fracasso do Windows 8, a Microsoft quer virar o jogo com o Windows 10. Mas muitos dos recursos anunciados para 2015 podem ser usados agora no 8.1.

Menu Iniciar à moda antiga e apps em modo janela; a Microsoft quer corrigir com o Windows 10 os maiores erros do Windows 8. Isso é bom, mas precisa esperar até o ano que vem. Programadores antenados preencheram o espaço deixado pela Microsoft e já oferecem os recursos prometidos. Com os aplicativos certos, você pode sentir o gostinho do Windows 10.

O Menu Iniciar do Windows 10

Já em abril de 2014, apareceram os primeiros sinais do Menu Iniciar do Windows 10. A princípio, é o velho Menu Iniciar do Windows 7, com suporte aos apps da Windows Store. Resumindo, não é difícil de ser reproduzido.

Menu Iniciar do Windows 10

Há muitos aplicativos para ressuscitar o Menu Iniciar no Windows 8.1. Embora o visual seja diferente, cumprem o mesmo papel do Menu Iniciar do Windows 10, com exceção dos blocos dinâmicos.

Apps trazem o Menu Iniciar de volta ao Windows 8

Aplicativos da Windows Store em modo janela

No Windows 10, todos os programas e aplicativos podem rodar dentro de janelas. A separação rigorosa entre as duas interfaces do Windows não ajudava o usuário.

O modo de janela para os apps da Windows Store você já pode ativar no Windows 8.1. Neste artigo apresentamos dois práticos aplicativos que cuidam disso.

Windows 10 – com ou sem a Charms Bar

Além disso, muitos usuários do Windows 8 não gostam da Charms Bar. Novamente a Microsoft promete melhoras, mas não dá maiores detalhes. Os rumores iniciais indicavam que a barra seria desativada em PCs sem tela sensível ao toque. Mas mesmo no Windows 8.1, você pode desativar a Charms Bar. Confira como fazer neste tutorial.

O Visualizador de Tarefas do Windows 10 no 8.1

Um dos poucos novos recursos não revelados pelos vazamentos do Windows 10 é a função para troca rápida de aplicativos. O Task View (ou visualizador de tarefas) é muito útil e facilita o uso de múltiplas janelas no Windows 10. O Task View lembra o Mission Control da Apple. E para esse recurso também encontramos apps no Windows 8.1.

O Emcee para Windows 8 é um dos melhores aplicativos para isso. Programas tradicionais e da Windows Store aparecem em uma visualização e podem ser usadas com telas sensíveis ao toque.

Como você pode ver, a Microsoft não está exatamente revolucionando o mercado com o Windows 10. E isso não é um problema. O Windows 8.1 não deixa de ser uma boa base para desenvolver e testar ideias. Quando o Windows 10 chegar em 2015, teremos um sistema bem projetado.

Com as mudanças reveladas até agora, o Windows 10 não parece uma atualização indispensável. Mas talvez os rumores de que o Windows 10 será oferecido como uma atualização gratuita mude a história. Afinal de contas, cavalo dado não se olha os dentes.

[Artigo original em alemão]

Leia também

Markus Kasanmascheff

Markus Kasanmascheff

Os mais recentes de Markus Kasanmascheff

Diretrizes Editoriais